Inserindo Nietzsche na música: RM celebra o amor próprio em “Champion”

Anúncio

Inserindo Nietzsche na música: RM celebra o amor próprio em “Champion”

Do nada, o Fall Out Boy lançou um remix de sua música “Champion” surpreendentemente apresentando o rapper sul-coreano RM, popularmente conhecido como líder do grupo BTS, que vem dominando o mundo. A música serve como um hino para aqueles que atualmente estão lutando contra as dificuldades da vida, um tema que o Fall Out Boy abordou incontestavelmente em toda sua discografia. Esta não é a primeira vez que a banda de pop-punk faz uma colaboração com um rapper, tendo trabalhado anteriormente com 2 Chainz e Juicy J.

Mas o que é inovador, na verdade, é ter um gênio lírico que incorpora os trabalhos de um dos filósofos mais incompreendidos de todos os tempos em seus versos. Em uma entrevista à Dazed Magazine, RM mencionou que ele incorpora muito de Friedrich Nietzsche em seu trabalho e no trabalho do BTS. Em “Champion”, RM versa sobre esperança e amor-próprio em uma época de tormentas através dos seus versos ferozes.

Imediatamente no início da música, pode-se observer o paralelismo entre os dois. RM começa fortemente com:

“Eu deveria ser uma estrela? Baby, eu acho que já sou / não um santo, não tão bom.”

RM pode não estar se referindo à imagem do sucesso, mas ao que Nietzsche chama de “Estrela da Dança”. Uma das citações famosas do filósofo é:

“É preciso ter um caos dentro de si para poder dar luz à uma estrela dançante.”

Uma estrela dançante é como Nietzsche descreve o conceito do Ubermensch ou “o overman”, um grande ideal que ele possui para a humanidade. Nietzsche é frequentemente associado ao niilismo, possivelmente devido à sua controversa citação “Deus está morto”. No entanto, o Ubermensch é, na verdade, sua solução para o niilismo. RM também ecoa isso claramente, se opondo ao suicídio, que é o resultado do extremo niilismo. Ele avisa:

“Não tem que ser alguém, seja qualquer um / prefiro ser qualquer um do que viver em um corpo morto.”

O Ubermensch é a estrutura de Nietzsche para viver uma vida plena. A sociedade colocou certos valores acima de outros, como riqueza e sucesso, a fim de nos distrair da realidade do nosso próprio sofrimento. RM diz em seu rap:

“Lembre-se, o homem me disse que esta vida é uma festa / Sim, toda a glória é tão curta que você deve por todo o lixo lá fora”.

Ele até diz: “O normal não é normal, comum é um luxo”, o que significa que a aceitação social é recompensada apenas aos que se conformam. O resultado é que uma pessoa seja desencaminhada de seu caminho para a auto-realização. Mas com o Ubermensch, seu sistema de valores naturalmente resultará em auto-realização, porque ele escolhe ficar sem tais padrões e criar seu próprio sistema de valores. Mas, como RM versa:

“Se você quer entender, permaneça abaixo.”

Este deve ser um dos paralelismos mais claros com o Ubermensch. Nietzsche mencionou várias vezes que para uma pessoa se tornar um Ubermensch, ele deve primeiro “ir abaixo” ou comprometer-se a sua busca, apesar das dificuldades e confusões que ele irá encontrar quando for na direção contrária a sociedade.

Na referida entrevista, RM menciona “amor fati”, que é o latim para “amor ao destino”. Para o Ubermensch, ele aceita que o mundo está quebrado e que há algumas coisas que ele não pode mudar. Portanto, ele começa consigo mesmo e, ao fazê-lo, diz sim para viver e encontrar significado neste mundo. RM continua seu rap dizendo como ele escolhe continuar vivendo em um mundo cheio de males, e termina sua parte na música poeticamente e poderosamente:

“Vou casar com esse maldito mundo por conta própria / E me colocar um maldito anel.”

Fall Out Boy e BTS são bandas definitivamente populares entre os jovens. Em tempos como o que estamos vivendo, onde o estresse crônico e a ansiedade são epidemias entre os jovens, “Champion” é definitivamente uma música que eles precisam ouvir. Em vez de tentar consolar uma geração quebrada, que muitas vezes parece vazia, RM os ensina como aceitar e até abraçar a vida por suas dificuldades e lutas. No entanto, ele empondera o ouvinte ao dizer que a solução não está no suicídio ou em qualquer outro lugar, mas reside em si mesmo.

 

Fonte: Anna Cayco via Medium
Trans eng-ptbr; Caroline Piazza @ btsbr

 

Artigos | por em 25/09/2018
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio