Como o BTS movimentou mais de meio milhão de fãs com o ARMYPEDIA

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Como o BTS movimentou mais de meio milhão de fãs com o ARMYPEDIA

O BTS é um dos maiores artistas da indústria musical atualmente, e sem dúvidas é em parte graças ao suporte de sua dedicada base de fãs, o ARMY. Como já notado por seguidores do grupo sul-coreano por anos, mesmo quando os meninos não podem se encontrar com seus fãs pessoalmente em shows e fansigns, eles sempre acham um meio de se comunicar, seja através das redes sociais ou com lançamentos inesperados de músicas e covers. Mas esse relacionamento tão especial alcançou uma proporção ainda maior este ano com o lançamento do ARMYPEDIA.

Idealizado como uma campanha que permite o BTS e seus fãs revisitarem suas memórias desde o debut em antecipação para os novos trabalhos do grupo, o ARMYPEDIA foi lançado como uma plataforma de memórias digitais para arquivar os dois mil e oitenta dias do BTS e de seus ARMYs. Com início em 22 de fevereiro e conclusão em 24 de março, a campanha do ARMYPEDIA e seu respectivo website foram criados não apenas como uma celebração para o grupo e seu fandom – o BTS é hoje a maior boyband do mundo e um dos artistas com maiores vendas globalmente – mas sim para celebrar também seus primeiros passos. A combinação das palavras ARMY, o nome oficial do fandom, e Wikipedia, popularizada como um sinônimo de arquivo digital, ARMYPEDIA é um arquivo de dados organizado por datas para os seguidores postarem suas memórias relativas ao grupo, suas músicas, mensagens e muito mais.

Ao final da campanha, que ocorreu durante um mês, foi contabilizado a participação de mais de 540 mil fãs no projeto, que incluía procurar e escanear QR codes pela internet e em certas localizações físicas para liberação de acesso de dias específicos para deixar suas memórias no arquivo digital – como por exemplo o dia 12 de novembro de 2017, em que SUGA realizou uma transmissão ao vivo e muitos usuários relataram suas memórias de participar da live assim como outras coisas. O ARMYPEDIA foi responsável também por grandes encontros de fãs na vida real, lembramos dos 10 mil ARMYs se encontrando em Seul, e conteúdos exclusivos dos integrantes, como o talk-show.

O primeiro encontro offline do ARMYPEDIA, ‘RUN ARMY IN ACTION’ aconteceu em Seul no dia 10 de março.

A empresa do grupo, Big Hit Entertainment, compartilhou alguns insights e reflexões sobre o projeto com a Forbes, “Desde lá do início, queríamos criar uma campanha que só é possível [de ser realizada] neste momento para o BTS assim como para todo os ARMYs ao redor do mundo,” explica a empresa.

Um dos pontos centrais do apelo internacional do BTS – e ponto chave do propósito do ARMYPEDIA, de acordo com a Big Hit – é a dedicação do grupo em se aprofundar em temáticas relevantes em suas músicas desde o primeiro dia. De discutir sobre bullying e as dificuldades da vida escolar em seu álbum de estreia 2 Cool 4 Skool a abordar tópicos como saúde mental, política e as dificuldades da geração mais jovem em seus trabalhos mais recentes, o BTS é constante em transmitir suas mensagens. Um projeto como o ARMYPEDIA vem para colocar em foco essa característica marcante do grupo para aqueles que são mais recentes no fandom.

Entretanto as reações inspiradoras dos ARMYs às mensagens do BTS atuaram como um outro fator importante no lançamento do ARMYPEDIA. Quando o grupo compareceu e discursou na Organização das Nações Unidas em setembro do ano passado, o líder RM enfatizou a mensagem do speak yourself (erga sua voz e faça ela ser ouvida), considerado por muitos o próximo passo em direção à mudança seguindo o tema love yourself presente nos últimos três trabalhos do grupo. Quando os fãs começaram a absorver esta mensagem e se pronunciar nas redes sociais sobre suas identidades, experiências e conexão dentro do fandom, a ideia para o ARMYPEDIA, um espaço para os fãs documentarem suas memórias, ficou mais claro que nunca.

“Nós não teríamos chegado tão longe sem o amor e apoio de nossos ARMYs,” são as palavras do BTS para a Forbes após a conclusão da campanha. “Através do ARMYPEDIA, nós conseguimos conhecer cada um de vocês um pouco melhor, e nós queremos conhecer nossos ARMYs cada vez mais.”

De uma visão econômica, a plataforma foi uma escolha inteligente para deixar a marca da Big Hit. Os participantes mais ativos do arquivo digital foram premiados com pontos para serem usados na loja online oficial da empresa, levando à oportunidade de movimentar mais produtos relacionados ao BTS, incluindo um suporte adicional para o próximo álbum do grupo ou a chance de apoiar os mais novos artistas da Big Hit, TXT. E ao assinar o ARMYPEDIA, os usuários tinham a opção de receber avisos e propagandas relacionadas aos trabalhos de patrocínio do grupo, maneira chave das marcas de continuarem presentes para a audiência.

E assim como os ARMYs em geral, grandes empresas ficaram felizes de se tornarem parte do projeto. Big Hit se juntou com a Hyundai, Yakult Korea, Spotify, LINE Friends e muitos outros para ajudarem a distribuir os códigos QR tanto virtualmente quanto na vida real. Os resultados se mostraram vantajosos para ambos os lados, com a parceria de grandes empresas o projeto atingiu proporções maiores – incluindo a inserção dos códigos em grandes pontos turísticos, escondidos em playlists populares…- enquanto as marcas foram capazes de expandir seu engajamento no meio dos ARMYs, que nada mais são do que os fãs mais ativos no meio online atualmente, mantendo o BTS em primeiro lugar no Billboard Social 50 por quase dois anos.

E o que acontece com o ARMYPEDIA agora? A Big Hit ainda não confirmou se lançará uma segunda parte do projeto para o BTS ou se criará serviços similares para seus outros artistas, como o grupo mais novo TXT. Ao invés de confirmação de planos futuros, a empresa diz ver o projeto como um ato legítimo, uma fonte de pesquisa que mergulha legitimamente no que significa ser um integrante do exército do BTS.

“Todos os dias, ARMYs estão se divertindo e fazendo boas memórias por serem parte do [fandom] ARMY,” reflete a empresa. “Acreditamos que é significativo que estejamos colocando isto em um arquivo para qualquer um que esteja pesquisando sobre o BTS ou alguma história em particular dos ARMYs com o BTS.”

Com o grupo embarcando em seu próximo passo capítulo da carreira com o tão aguardado novo álbum, um ponto chave desta nova história será, sem dúvidas, os ARMYs. O ARMYPEDIA é agora um diário completo e emocionante do que o BTS e milhares de fãs compartilharam juntos, assim como uma promessa de criação e compartilhamento de memórias futuras.

Fonte: Forbes

 

Artigos | por em 06/04/2019
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