BTS mostra o poder das mídias sociais na indústria musical contemporânea

Anúncio

BTS mostra o poder das mídias sociais na indústria musical contemporânea

Tudo bem, eu entendo. Você está cansado de ouvir sobre eles, vê-los o tempo todo na sua timeline do Twitter e agora na televisão. Eu entendo, tudo que é novo e estrangeiro é intimidante e o BTS tem assustado todos os fandoms ao redor do mundo esse ano, especialmente no domingo, 21 de maio, durante o Billboard Music Awards 2017. O grupo masculino de Pop Coreano, popularmente conhecido como K-Pop, tem sido assunto muito comentado desde que completaram a primeira parte da turnê esgotada, BTS Live Trilogy EP. III: The Wings Tour, como dito pela própria Billboard.

“Indicado contra, Justin Bieber, Ariana Grande, Selena Gomez e Shawn Mendes, para o prêmio de Top Social Artist, o grupo tirou o cantor Justin Bieber do trono depois de ganhar o prêmio pelos últimos seis anos, com um novo recorde de 300.000.000 de votos.”

BTS teve muitos “primeiros” naquela noite. O grupo de sete membros foi o primeiro artista de K-Pop a ser indicado ao Billboard Music Award, a caminhar pelo BBMA Magenta Carpet, sua primeira experiência em um tapete vermelho fora da Ásia, e finalmente ganhar um BBMA. Mas a maior vitória do grupo não foi durante a premiação, ela aconteceu online. Seu fandom, ARMY, já havia demonstrado o seu poder nas mídias sociais enquanto votaram para o seu grupo de K-Pop favorito pela hashtag oficial do Twitter, #BTSBBMAs. BTS já havia caído nas graças dos meios de comunicação musicais, mas o BBMAs fez com que eles dominassem os Estados Unidos… e isso foi GIGANTE!

V, membro do BTS. Imagem: Headline Planet

Os sete garotos foram os primeiros indicados a caminhar pelo Magenta Carpet, tendo a vantagem de aproveitar todas as oportunidades de imprensa, uma jogada muito bem feita pelo grupo. BTS foi entrevistado pela emissora E!, XFINITY, Good Morning America, além da cobertura oficial ao vivo do BBMA, e muitos outros. Desde então, eles participaram de artigos como o da Vogue, o membro V sendo indicado como o homem mais bem vestido da noite, E! Online, Buzzfeed, CNN, destacando a vitória do BTS contra o superstar Justin Bieber, ABS-CBN News, e Refinery29, além de outros. Estendendo sua visita pelo país, BTS também participou de entrevistas com a ClevverTV, iHeartRadio, e Yahoo Music, todas durante a terça seguinte à premiação. Os meninos até fizeram uma aparição no vlog do Logan Paul para o BBMA. Acompanhado pela Lindsey Stirling, foi o próprio Paul que entregou ao BTS o prêmio.

“Vivendo na era das mídias sociais, o poder que elas têm sob a música não pode mais ser ignorado. Sem elas, talvez não fosse possível para que o fandom do BTS crescesse a esse ponto.”

Sem elas, o BTS talvez não pudesse compartilhar seu talento com o mundo do jeito que fizeram. Nós somos os verdadeiros vencedores aqui, aqueles que são capazes de vivenciar tudo o que eles têm para oferecer. Assistir eles crescerem e prosperarem ao mesmo tempo em que podemos ajudá-los, mesmo que apenas por views no YouTube ou trends no Twitter, hoje parece ser o suficiente. Artistas e canais também registraram em suas contas nas mídias sociais seus parabéns ao BTS e comentaram sobre a importância de sua vitória.

“Encantada pelos garotos talentosos do #BTS no #billboards2017 de hoje! Parabéns pela vitória @bts_bighit @BTS_twt!”

 

“HISTÓRICO: BTS é o primeiro grupo asiático a ganhar um Billboard Music Award #BBMAsBTS”

 

“…e o prêmio do Billboard Music Award vai para o BTS! @BTS_twt

 

“Como um asiático, eu estou incrivelmente orgulhoso do BTS. Qual foi a última vez que uma BANDA ASIÁTICA conseguiu um espaço nas notícias INTERNACIONAIS?”

O poder do grupo nas mídias sociais foi comprovado muito antes do BBMAs, ocupando o Social 50 Chart por mais de 30 semanas, ultrapassando as legendárias Rihanna e MIley Cyrus.

 

BTS no Magenta Carpet. Imagem: Headline Planet

Se você não tinha certeza antes, agora você tem. O K-Pop não pode mais ser visto como um gênero que compete apenas entre si. O K-Pop já entrou, oficialmente, no mundo do negócio de música competitiva global e já era hora de artistas de K-Pop como o BTS pararem de ser ignorados. Ah, e um aviso amigo, Steve Aoki pode ter  anunciado uma colaboração MUITO importante. Fiquem atentos, pessoal!

Fonte: Affinity Magazine
Trans eng-ptbr: Vics @ BTSBR

Artigos | por em 01/06/2017
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio