Por que a mídia coreana se importa tanto com o que a mídia internacional tem a dizer sobre o K-Pop?

Anúncio

Por que a mídia coreana se importa tanto com o que a mídia internacional tem a dizer sobre o K-Pop?

BTS foi o assunto desta semana nos portais de notícias coreanos. Nenhuma surpresa até aí, mas o motivo pelo qual eles viraram notícia desta vez foi um tanto estranho, eles se tornaram assunto de capa por terem sido assunto de capa em outros países. Mais especificamente, por serem incluídos na lista da Rolling Stone de “10 Novos Artistas Que Você Precisa Conhecer”.

Sendo mencionados em uma das mais famosas e proeminentes revistas sobre música do mundo é um grande feito, mas mídia mainstream coreana é conhecida por ser influenciada pelo que as pessoas fora da Coreia do Sul pensam. Não estamos falando sobre notícias em apenas portais online e blogs do país, mas sim de grandes nomes como SBS, Yonhap, Chosun Ilbo que tem o costume de publicar essas matérias de “reação”.

Esta tendência  deriva principalmente pelas óbvias razões de que o público é muito interessado em tais matérias e histórias. A aparição do BTS na Rolling Stones foi uma das matérias mais lidas no último sábado, evidência pela frequência de buscas pela palavra chave “BTS” nas principais ferramentas de procura do Naver.

As agências de entretenimento estão cientes de tal tendência também. Apenas algumas horas após a publicação do artigo original da Rolling Stone, a Big Hit Entertainment liberou um comunicado oficial.

Os coreanos são tradicionalmente conhecidos como patriotas. Sempre que coreanos conquistam marcas e deixam impactos internacionalmente, como o PSY com “Gangnam Style” até a recente vitória histórica do BTS no Billboard Music Awards, há um foco particular no fato de que um coreano foi capaz de conquistar tal feito.

É claro que pessoas de todos os países ao redor do mundo demonstram um certo patriotismo, cada um a sua extensão, mas o fenômeno aparenta ser mais forte entre os coreanos.

Este sentimento fica aparente com a gíria coreana “guk-ppong”, uma combinação de duas palavras da língua, “guk” = país + “ppong” = drogas. O que basicamente significa que os coreanos ficam “chapados” com tais acontecimentos e conquistas de outros coreanos que eles tendem a desconsiderar qualquer outra coisa além deste fato.

Um clássico caso desta atitude nacionalista é que jornalistas quase sempre perguntam sobre PSY e “Gangnam Style” em contextos que não tem relação nenhuma com tais assuntos. Como esquecer uma das perguntas mais fora de contexto quando um repórter coreano numa conferência do Departamento de Estado dos EUA perguntou a palestrante norte-americana se ela conhecia “Gangnam Style”.  

O crítica cultural Jung Yunsu, professor na Universidade Hanshin, atribui a abordagem patriótica ao processo de modernização que tomou lugar no país após a libertação do Japão, após a Segunda Guerra.

O professor disse em uma entrevista com a mídia local que o processo de modernização no país tomou forma com o estado levando as pessoas a promover corpo e mente na direção que era conveniente para o governo. “O governo não forçou este processo; os indivíduos perceberam que concordando com as necessidades do Estado era uma forma de sobrevivência,” disse Yunsu para Hankuk Ilbo.

Como demonstrado com o termo “guk-ppong”, que indica certa vergonha e autocrítica em relação a essa tendência, uma sensação de nacionalismo excessivo parece perder espaço nos dias modernos, particularmente entre a geração mais nova.

O ridículo caso do repórter mencionado acima é um indicador que não se pode mais atrair facilmente os gostos do público com uma abordagem nacionalista na capa.

Os tempos estão definitivamente mudando, mas o caso recente com o BTS ainda indica que a tendência de “fazer matérias de capa por ter sido capa internacionalmente” ainda permeia a mídia coreana, pelo menos por hora.

 

Fonte; Kpop Herald
Trans eng-ptbr; Bia Rehm @ btsbr

Artigos | por em 02/08/2017
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio