BTS e a arte do Twitter

Anúncio

BTS e a arte do Twitter

O BTS é um dos artistas mais experientes em relação às redes sociais no momento. O grupo tem duas contas do twitter em seu nome, uma administrada pela empresa Big Hit Entertainment (@BTS_BigHit) e outra operada pelos próprios integrantes (@BTS_twt). A primeira, seguida por 12.8 milhões de usuários, possui um tom mais formal, majoritariamente usada para pronunciamentos, lançamentos e videoclipes. A última, com 16.9 milhões de seguidores, é mais pessoal, servindo principalmente como uma plataforma para comunicação com os fãs.

Nesta conta, os integrantes do BTS fazem tudo o que o resto das pessoas faz no Twitter — publicam mensagens com menos de 280 caracteres, postam selfies e vídeos curtinhos. Contudo, eles fazem tudo isso tão bem que levaram a Bloomberg a dizer que o uso das redes sociais por eles “provavelmente tem algo a ver com (o sucesso do BTS nos Estados Unidos)” em dezembro de 2017.

De acordo com a reportagem da Bloomberg, o BTS foi retweetado ou curtido no Twitter meio bilhão de vezes no ano passado, tendo um engajamento no Twitter que é, no total, “maior que o do Presidente americano Donald Trump e do Justin Bieber combinados”.

No período da publicação do artigo em 2017, o grupo possuía “apenas” 11.2 milhões de seguidores, muito menos do que os 44.9 milhões de Trump e os 104 milhões de Bieber. O fato de o BTS ter conseguido suscitar mais engajamento em seus posts do que figuras com um perfil tão importante quanto o Presidente dos Estados Unidos ou o ícone hollywoodiano Bieber, mostra que os rapazes devem estar fazendo alguma coisa certa.

O que nos faz questionar: O que faz o BTS se destacar tanto no universo do Twitter?

Algo notável é a sua considerável quantidade de tweets. O BTS entrou para o Twitter em julho de 2011, mas eles só publicam pela primeira vez em 18 de dezembro de 2012. Pulando para outubro de 2018, o grupo acumulou mais de 11.200 tweets. O que significa que nos últimos 5 anos e 10 meses, a banda tweetou uma média de 5 posts por dia, incluindo retweets e respostas. Se os números comprovam algo, é o comprometimento deles em permanecer conectados.

O BTS sabe como seguir as tendências. Talvez devido aos integrantes serem relativamente jovens, todos os sete estando na casa dos 20, eles são versados nas tendências atuais das redes. Eles colocam hashtags e hyperlinks em seus posts, jogam o emoji certo e colocam filtros nas fotos.

Outro feito incrível do grupo é seu histórico digital limpíssimo. O BTS nunca cometeu nenhum equívoco no Twitter como outras estrelas fizeram, como escrever um nome importante em uma cultura de forma errada, publicar fotos privadas por engano, ou usar linguagem vulgar.

Especialistas e críticos que tentam analisar o mecanismo por trás do sucesso que é o BTS geralmente apontam para o uso das redes sociais pelo grupo. Mas o que passa em branco pelos investigadores e teóricos é a chance de que esse “teatro do Twitter” poderia ser de fato genuíno: Não dá pra fingir por volta de 11 mil posts ao longo de cinco anos. Talvez não haja fórmula para ser calculada, a não ser espontaneidade autêntica.

O BTS está passando sua 97º semana consecutiva na Social 50 da Billboard, sendo os atuais detentores do recorde por mais semanas consecutivas no topo desse chart de popularidade nas redes sociais.   

Fonte: The Jakarta Post
Trans eng-ptbr; VenomQ @ btsbr

Artigos | por em 31/10/2018
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio