SITE: Bangtan Brasil - Fã Base
VERSÃO: 1.3 - WINGS BLUE
DESDE: 29.03.2013
VISITAS: ARMYs
Bulletproof Boy Scouts (em coreano: 방탄소년단) é um grupo masculino sul coreano de hip-hop formado pela Big Hit Entertainment. Geralmente conhecidos como BTS, são também chamados de Bangtan ou Bangtan Boys. Eles estrearam em 13 de junho de 2013 com sua.. LEIA MAIS
SEJA BEM VINDO AO BANGTAN BRASIL, A PRIMEIRA E MAIOR FÃ BASE BRASILEIRA DO BTS. FEITA DE FÃ PARA FÃ!
Publicado em 12.09.2018
Como Kim Namjoon me ensinou a importância da busca pelo amor-próprio
Coragem e um ídolo que me ofereceu suas mãos para juntos aprendermos a nos amar

I wish I could love myself” era o refrão entoado por RM no seu solo “Reflection” em 2016. Nesta época nem sabíamos que o próximo passo do BTS seria discutir a importância de amar a si mesmo.

Enquanto relembrava os ARMYs brasileiros entoando – em resposta ao desejo de Namjoon em descobrir o amor-próprio – o fanchant “We Love You”, me questionei se o mesmo nunca percebeu como sua busca inspirou tantas pessoas a ingressar nesta complexa jornada.

O caminho para a autoaceitação exige paciência e coragem, pois é através dela que ganhamos a consciência de todas as nossas qualidades e limitações. Estamos em uma busca não apenas por reconhecer nossos pontos positivos, como também, negativos, sendo o último o mais difícil de se aceitar.

Reconhecer a imperfeição é algo que nenhum ser humano está preparado para fazer. Nos despirmos de todas as nossas proteções e mostrarmos nosso verdadeiro eu é árduo, principalmente diante de todas as expectativas e códigos de conduta que a sociedade intrinsecamente dispõe sobre nossas costas.

Contudo, aceitar-se não é resignar-se, e Namjoon me mostrou isso. Seja por meio de sua constante desconstrução, por reconhecer seus erros, por expôr seus conflitos pessoais ou por seus ensinamentos e palavras de consolo. Momentos tão pessoais e dos quais ele teve a bravura de deixar transparecer, me inspiraram a perceber que eu também poderia embarcar nessa trajetória.

Com a chegada de “Love Yourself: Answer”,  muitos acharam que o BTS havia encontrado a famosa receita para o amor-próprio, mas parafraseando Namjoon: “Nós não estamos pregando que todos deveriam se amar pelo fato do título da era ser ‘Love Yourself’, mas sim de que também não sabemos amar a nós mesmos, então ouça nossa música e aproveite, e com isso vamos buscar o amor-próprio juntos, independente dessa jornada ser bem-sucedida ou não”.

Tal afirmação me trouxe dúvidas, pois se nem mesmo Namjoon havia encontrado as respostas para seus questionamentos diante de um crescimento pessoal tão grande, como eu poderia me amar? Foi então que percebi a principal mensagem que este queria passar: o ato de amar a si mesmo é mais um meio do que um fim.

O amor-próprio não é a resposta para alcançarmos a felicidade. Ele não irá trazer todas as respostas para nossas dúvidas, mas ajudará a aceitarmos quem realmente somos, admitindo nossas imperfeições e exaltando nossas qualidades. É um trabalho que devemos praticar diversas vezes ao longo de nossas vidas, possuindo pontos altos e baixos no meio disso.

Se René Descartes é o autor da célebre frase “Penso, logo existo”, Namjoon com “Trivia: Love” trouxe como complemento “Eu vivo, então eu amo”. Viver e amar, duas palavras essenciais para nossa existência e que Namjoon me fez refletir como o amor-próprio está presente em mim – mesmo que adormecido – só esperando que eu o cultive.

Kim Namjoon me fez perceber que o primeiro passo é aceitar que sou merecedora desse amor, se minha busca será bem sucedida ou não, não importa, mas espero que suas palavras e músicas estejam sempre presentes ao reiniciar esta caminhada, para que enfim eu possa gritar em alto e bom som, “Yes, I do love myself”.

Escrito por Fernanda Azevedo @ btsbr



Comentários: