SUGA: Vida, amores e trabalhos solo

Anúncio

SUGA: Vida, amores e trabalhos solo

Após o lançamento do seu muito esperado terceiro álbum, o melancólico e estilisticamente ambicioso Love Yourself: Tear, na semana passada, os gigantes do K-pop BTS fizeram outro comeback ao retornarem ao palco do Billboard Music Awards no último dia 20 de maio.

Na cerimônia, o grupo de sete membros levou para casa novamente o prêmio de Top Social Artist pelo seu enorme exército de seguidores — mais de 10,9 milhões no Twitter, e 10,4 milhões no Instagram — e se apresentaram com seu último single, “Fake Love”.

Com o grupo retornando na sua melhor forma, e com os ARMYs celebrando uma nova era na carreira da boy band, vamos dar uma olhada na vida do rapper do BTS, SUGA, até agora.

Vida

SUGA, nascido Min Yoon-gi, cresceu na terceira maior cidade da Coreia do Sul, Daegu. O amor do rapaz de 25 anos por todas as coisas relacionadas ao hip hop começou cedo, quando ele ouviu os rappers sul-coreanos do Epik High apresentando sua faixa “Fly”. Antes de se juntar ao BTS, SUGA foi membro de um grupo de rap underground, D-Town, ou Daegu-Town, e usava o nome Gloss. SUGA veio de uma família pobre e nunca esperou ser “grande”, falando sobre como aprecia o seu sucesso com o BTS.

Imagem

SUGA é conhecido como o membro com menos papas na língua do BTS. Com a propensão de falar o que vem em mente, SUGA já comentou sobre uma grande variedade de problemas, incluindo o estado político da sua nativa Coreia do Sul. Bang Si-hyuk, fundador da empresa que gerencia as atividades do BTS, Big Hit Entertainment, comentou que recrutou SUGA pela sua franqueza, de acordo com uma entrevista publicada pela Billboard no começo desse ano.

O confiante SUGA é uma das poucas estrelas do K-pop dispostas a abordar questões enfrentadas pelos jovens da Coreia do Sul, como as pressões da escola e o desafio de ir ao encontro das expectativas da sociedade. “Se não falarmos sobre essas coisas, quem vai? Nossos pais? Os adultos? Então, não é nosso papel? Esse é o tipo de conversa que temos [no grupo]: quem sabe melhor e quem deveria falar sobre as dificuldades que a nossa geração enfrenta? Somos nós,” ele diz.

Seu papel no BTS

Como lead rapper, SUGA teve um grande papel na produção de seis das 11 faixas originais do último álbum do BTS, Love Yourself: Tear. Em “Paradise”, uma faixa que, alegadamente, é muito importante para ele, SUGA diz: “Ter um sonho / Se agarrar em um sonho / Respirar / É demais, às vezes” — no passado, ele assegurou aos seus fãs que está tudo bem em não ter sonhos e viver a vida sem ansiedades.

 

Seu trabalho solo

SUGA é também um artista solo por si só. Em 2016, o rapper lançou sua própria mixtape sob o pseudônimo Agust D, sendo aclamado pela crítica. Logo em seguida, ele escreveu a faixa “Wine” para a cantora Suran, que venceu o prêmio de melhor música soul/R&B no Melon Music Awards de 2017.

Em suas palavras

“Todos nós nos sentimos sozinho e todos nós nos sentimos tristes. Se sabemos que todo mundo está sofrendo e solitário, eu acredito que podemos criar um ambiente onde possamos pedir ajuda, onde podemos dizer que as coisas estão difíceis quando estiverem difíceis, que sentimos falta de alguém quando sentirmos,” diz SUGA.

“Somos cuidadosos em nos chamarmos de baepsaes [desafortunados] hoje em dia,” diz SUGA. “Mas a realidade é que foi assim que começamos e é lá que estão as nossas raízes.”

“Eu não gosto muito de lugares barulhentos com muitas pessoas. Acredito que todo mundo precise de um tempo e lugar para se revigorar,” disse ele, em entrevista à revista Ize em 2014.


Fonte: Crystal Tai @ South China Morning Post
Trans eng-ptbr; nalu @ btsbr

Notícias | por em 31/05/2018
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio