Error: No connected account.
Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.
Anúncio
Anúncio
ARMYs durante o dia, detetives durante a noite!
A sensação global BTS recentemente lançou seu mais novo MV, para “IDOL”, uma música que celebra as conquistas do grupo de K-pop, o amor incondicional dos ARMYs, e o mais importante, sua identidade pessoal. Então, muitos fãs têm saboreado cada parte do vibrante vídeo que quebrou o recorde do YouTube para maior quantidade de visualizações em suas primeiras 24 horas.
O vídeo é cheio de referências à trabalhos anteriores, uma homenagem à jornada do grupo até aqui. “IDOL” começa com os sete integrantes sentados ao redor de uma mesa, o que lembra a cena do jantar do vídeo de Blood, Sweat & Tears, de 2016:
A segunda cena lembra muito a formação de MIC Drop:
Então, temos Dope:
DNA:
Fire:
Not Today:
E, finalmente, essa cena de Just One Day, de 2014:
RM começa com uma forte declaração: “Você pode me chamar de artista / Você pode me chamar de ídolo / Não importa do que você me chame / Eu não me importo”. Na Coreia do Sul, “ídolo” é usado para descrever os integrantes de grupos de K-pop, mas frequentemente tem um cunho depreciativo, já que muitas pessoas alegam que os ídolos não são “artistas de verdade”. Aqui, o BTS não apenas aceita o termo, mas está orgulhoso dele. Na verdade, você pode até mesmo ver SUGA e JungKook sentados em pedestais em algumas cenas.
Ao longo da música, há expressões em pansori, uma forma de narrativa tradicional coreana entre um cantor e um baterista. As expressões eulsoo e jihwaja foram usadas historicamente na Coreia para animar a multidão, e o “deong-gi-deok kung-deo-reo-reo” no refrão imita a batida padrão de bateria pansori. RM disse em uma recente conferência de imprensa que, “Não houve uma intenção em fazer “IDOL” um festival comemorativo, mas talvez por conta de ter aprendido pansori quando criança, [esses cantos] vieram a mim naturalmente”.
RM usa 3 filtros do Snapchat enquanto faz o rap, “Eu sei quem eu sou / Eu sei o que eu quero / Eu nunca vou mudar”. Os fãs acreditam que essa é uma referência à crítica que o rapper recebeu por usar filtros enquanto fazia uma transmissão ao vivo no aplicativo V Live. Na mesma situação, o vocalista V usa óculos no vídeo, algo que anteriormente, algumas pessoas apontaram que o faziam ficar “feio” durante uma outra transmissão no mesmo aplicativo.
Ao fundo, desenhos podem ser vistos, que possivelmente foram feitos por Jimin (um dragão), JungKook (outro dragão), SUGA (Shooky, seu personagem do BT21) e Jin (uma baleia, ou kore em coreano). As cenas onde os desenhos aparecem são compostas por mãos e câmeras de segurança, o que lembra as fotos dos conceitos do álbum. Note que o desenho do SUGA de Shooky inclui os números 13 e 18, o que poderia representar o crescimento do grupo de 2013 (o ano do debut) até hoje. Eles também poderiam ter uma ligação com os números mencionados na música da rap line, Ddaeng, que é uma das mãos mais poderosas do jogo coreano Seotda.
Em dois momentos distintos, o cenário mostra os caracteres para a palavra “amor” em coreano (사랑) e em chinês (爱).
O integrante mais novo, JungKook, olha descaradamente para a câmera e tosse, o que parece ser uma referência ao Yangban – historicamente, uma classe de elite na Coreia durante a dinastia Joseon. Os Yangban tossiam indiscretamente para anunciar sua presença, silenciando quem estava ao seu redor. O BTS, neste caso, está aqui para silenciar quem os odeia – com um sorriso.
Como V reconhece que “Estou enfrentando um novo eu hoje novamente / É tudo eu de qualquer forma”, ele contorna uma multidão parecida com a grande quantidade de fãs que o BTS junta em aeroportos. E essas pessoas ao redor dele têm tinta vermelha em seus rostos, assim como os guardas que vigiavam o grupo no vídeo de N.O., de 2013.
O tigre, que aparece em destaque no vídeo, é um animal sagrado na cultura coreana, simbolizando o país e seu povo. É visto também como um corajoso guardião contra os inimigos.
Um tubarão também aparece, tentando atacar os integrantes enquanto eles dançam dentro de uma caixa de vidro. Os fãs fizeram a ligação com um post antigo na página do grupo, quando o integrante mais velho, Jin, perguntou, “Tigres são ainda mais fortes na água. Então quem ganharia se um tigre lutasse contra os tubarões?”
Enquanto isso, a imagem do coelho na lua é uma referência a uma famosa história do folclore coreano, onde um deus honrou um coelho altruísta, colocando-o na lua. O coelho também simboliza a imortalidade. E, de acordo com o youtuber David Kim, há um ditado coreano que se traduz em “quanto mais você é amaldiçoado, mais você viverá”. Neste caso, o BTS poderia se ver como os coelhos, indiretamente se referindo às críticas que eles enfrentam desde o debut.
J-Hope confirmou que “essa apresentação mistura a dança africana com a coreana”. A coreografia principal do refrão é a gwara gwara, um movimento sul africano que tanto a Rihanna como Childish Gambino já incluíram em suas coreografias. Considerando que os integrantes (especialmente o V) são fãs do Gambino e sua música “This Is America” é de se esperar que eles foram inspirados pela coreografia ganhadora de prêmios.
Bonus: Você viu JungKook fazendo o twerk? Esse momento relembra um desafio do show do BTS de 2014, American Hustle Life, e um episódio do Run!BTS.
O tema central em Love Yourself: Her foi sobre olhar para fora para encontrar amor e aceitação. No visual igualmente brilhante e colorido de DNA, o BTS dança em uma casa inacabada, aberta em um ambiente caleidoscópico. No visual de Fake Love, do álbum Love Yourself: Tear, o mesmo cenário está agora fechado e enferrujado, simbolizando como o amor que eles encontraram foi corrosivo. Mas em IDOL, o grupo finalmente encontrou a resposta para construir uma base saudável: o amor próprio.
O destaque do cenário do vídeo é um impressionante gyeonghoeru, um pavilhão de estilo coreano usado para entreter convidados especiais. O símbolo chinês do topo da construção (囍) significa “felicidade dupla”, e acredita-se que traga boa sorte.
No grande dance break no estilo de Bollywood que ocorre ao final do vídeo, observe que os integrantes estão olhando para a multidão e dançando entre as vigas. Eles se juntam aos ARMYs para torcerem e se apoiarem.
Fonte; MTV
Trans eng-ptbr; Jojo Viola @ btsbr
Error: No connected account.
Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.
Anúncio