A imensidão de produtos do BTS está dominando o mercado global

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A imensidão de produtos do BTS está dominando o mercado global

À medida que a presença global do BTS cresce cada vez mais, o valor da marca BTS também, fazendo o grupo lançar, cada vez mais, uma variedade de produtos oficiais.

O início deste empreendimento está na BT21, com a associação do BTS com a Line Friends, com uma coleção de personagens (criados pelos integrantes do grupo) e produtos relacionados. O site oficial da BT21 diz que o BTS segue as mesmas palavras-chave da marca: global, millennials e tendências.

Os produtos da BT21 atraem mais do que fãs apaixonados. Enquanto alguns produtos relacionados à artistas do K-pop são modelados de acordo com a aparência do artista, os personagens da BT21 são criações originais, combinadas com uma história única e divertida, criados pelos integrantes do BTS.

“No começo eu não sabia dizer se eram produtos relacionados ao BTS”, disse Nam Eun-hye, uma estudante universitária que não conhecia a boyband tão bem. “Mas os personagens parecem únicos e não tem uma aparência óbvia de serem produtos de K-pop, então acho que qualquer um pode ser facilmente atraído pelos designs, mesmo não sendo um fã.”

Os produtos da marca BT21 incluem pelúcias, almofadas, porta-passaporte, canecas, roupas e acessórios de moda. Esses itens já são muito populares. No primeiro dia de lançamento, o estoque inicial de algumas lojas esgotou em menos de uma hora. Além dos produtos “tradicionais”, existem também as edições especiais ou limitadas, para datas comemorativas. A Line Friends havia anunciado o lançamento de uma coleção com tema de Halloween, intitulada “Spooky Halloween Collection” [“Coleção Assustadora de Halloween”].

A BT21 também colaborou com várias empresas, incluindo a Paris Baguette e a Converse, para expandir seu catálogo de produtos. Os pontos de venda também são abundantes. A mercadoria da BT21 está sendo vendida nas principais lojas da Line Friends em Itaewon, Hongdae, Myeong-dong e outros pontos turísticos em Seul, bem como em lojas no exterior, no Japão, Hong Kong e Los Angeles.

Os produtos relacionados ao BTS também estão na área de bebidas. A Korea Yakult vende café engarrafado em um pacote especial do BTS, com a marca Cold Brew. Existem sete versões da garrafa de café, uma para cada um dos integrantes em sua lateral.

“Como fã, eu tenho comprado produtos do BTS sempre que os encontrei”, disse Yun So-hyun, de 22 anos, que é fã do BTS, parte do fandom – os ARMYs – desde o ano passado.

Yun comprou duas das garrafas de café até agora, com Jimin e V. Ela alegou que colecionar todos os 7 integrantes é extremamente difícil, por conta de fãs que compram os produtos em maiores quantidades. No entanto, ela disse que é bom ter esses produtos acessíveis e relativamente baratos, especialmente para os fãs adolescentes. “A maioria dos fãs do BTS são estudantes, que podem achar financeiramente pesado comprar cada novo produto ou álbum oficial do BTS”, disse Yun.

Embora colecionar merchandise de um grupo inteiro de K-pop possa parecer algo que apenas fãs dedicados fariam, essas bebidas também são atrativas para aqueles que colecionam coisas do seu integrante favorito, ou como os fãs de K-pop chamam, seu “bias”.

Além de estampar bebidas como os cafés gelados, o BTS tem sido o modelo global de marcas gigantes, como a Cola-Cola, que lançou edições limitadas de latas e garrafas do BTS.

Uma fã, que está na faculdade, e conseguiu encontrar as garrafas de todos os 7 integrantes revelou que ela, na verdade, não gosta da bebida.

“Embora eu já soubesse que isso era apenas mais um jogo de marketing, eu acabei vendo uma das garrafas em uma loja de conveniência e não consegui deixar de comprá-la”, disse Kim Yun-jin, que prefere usar seu pseudônimo. Depois de comprar a bebida, ela transferiu a Coca-Cola para um outro recipiente, e lavou a garrafa para poder colocá-la junto de sua coleção. Ela fez isso com todas as garrafas que comprou.

“Eu também tenho um bias, mas não consegui deixar de pensar que todos os 7 integrantes são importantes para mim”, disse Kim. “É por isso que eu comecei a colecionar as embalagens de todos os integrantes. Eu sei que tudo isso é parte de uma forma de promover a marca, mas eu ainda amei fazer parte de algo que o BTS está fazendo. Além disso, como é muito difícil vê-los pessoalmente, comprar esses produtos me fez feliz e me motivou, sendo um lembrete da paixão e dos valores do BTS.”

Diversas grandes empresas estão aproveitando o boom do BTS. Um exemplo disso é a LG Electronics, que assinou com o grupo para serem seus mais novos modelos em abril passado. A empresa promoveu seu smartphone G7 ThinQ, com uma edição especial do BTS e ofereceu pacotes de acessórios com descontos.

A LG Electronics também lançou a edição do BTS para o modelo LG Q7 em setembro, incluindo o logo do grupo na parte de trás, um pacote de emojis escritos à mão pelo grupo, papéis de parede que mudam todos os dias, ligações de bom dia e boa noite gravadas pelos integrantes, um aplicativo do BTS e a galeria [de fotos].

A empresa recentemente reforçou seu marketing off-line, gerando certa comoção ao exibir os vídeos do grupo em um outdoor na Times Square, em Nova Iorque, por 24 horas logo após o BTS encerrar a parte norte-americana de sua turnê mundial no Citi Field, em 6 de outubro.

Fonte: The Jakarta Post
Trans eng-ptbr; Jojo Viola @ BTSBR

Artigos | por em 18/10/2018
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