A influência do BTS e do K-Pop no turismo da Coreia do Sul

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A influência do BTS e do K-Pop no turismo da Coreia do Sul

Em 16 de julho, a Organização de Turismo da Coreia disponibilizou os resultados de uma pesquisa sobre o turismo relacionado a Hallyu em 2019. Hallyu, que significa “onda coreana,” é o termo que se refere à disseminação do interesse pela cultura pop sul-coreana na Ásia e ao redor do mundo.

A pesquisa concluiu que o turista relacionado a Hallyu gasta uma média de R$ 5.42 mil (aproximadamente 1,210,000 won) na Coreia do Sul, sendo que a maior parte desse valor é utilizada em compras regulares (cerca de R$ 1.6 mil), além de acomodação (aproximadamente R$ 1,000), comida e bebida (R$ 830,00) e compras relacionadas a Hallyu (cerca de R$ 743,00).

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Além disso, cerca de 7,4% de toda a entrada de turistas na Coreia do Sul em 2019 está relacionada a Hallyu — o que representam 1.116.422 pessoas. A pesquisa também identificou que, se a definição de Hallyu fosse expandida para além dos artistas e o K-Pop em si, incluindo também a comida, iguarias coreanas e templos budistas, então esse número chegaria aos 55,3% — equivalente a 8.553.234 pessoas.

Estima-se que turistas relacionados ao Hallyu gastam um total superior à  R$ 6 trilhões (aproximadamente $1.35 trilhões de won) em 2019. A consequência disso na produção econômica foi estimado em R$ 13 trilhões (cerca de $ 2.47 trilhões de won), causando a contratação de mais de 13.518 pessoas.

Outro resultado obtido foi que o K-Pop é o maior influenciador no turismo relacionado a Hallyu. A Organização de Turismo da Coreia realizou uma pesquisa online com 12.663 fãs de artistas da Hallyu entre agosto e setembro de 2019, e o BTS foi o artista de K-Pop mais mencionado na mesma, em 36,1% dos casos.

A pesquisa diz que, “Muitos fãs disseram que o artista da Hallyu mais popular em seus países é o BTS. Suas apresentações, aparições públicas e mensagens para a juventude através de sua música foram julgados como aspectos positivos.”

Outros artistas como EXO, Super Junior, BIGBANG, Shinwa, IU, Girls Generation e TWICE também foram mencionados.

30.6% dos entrevistados responderam que o YouTube foi a primeira plataforma de contato com o K-Pop, e destes, 18.4% responderam que as coreografias sincronizadas foram o que mais chamaram sua atenção inicialmente. Para 86.8% dos entrevistados no geral, o K-Pop teve uma grande influência em sua decisão de ir para a Coreia do Sul.

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Dentre as experiências relacionadas ao K-Pop mencionadas pelos entrevistados, a compra de produtos dos artistas, visitas a pôsteres em estações de metrô, as lojas dentro das agências dos artistas, locais de gravações de MVs e cafés dos idols foram algumas das respostas.

A pesquisa também concluiu que, “Atualmente, a maior parte dos fãs de artistas da Hallyu estão na faixa dos 10 – 20 anos. Se eles continuarem gostando desses artistas estando em faixas de idade superiores, então devemos considerar um nível financeiro mais elevado e os efeitos econômicos disso na indústria do turismo.”

Fonte: Soompi

Notícias | por em 19/07/2020
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