A propaganda para BTS no SNL é divertida, mas pecou em um ponto muito importante

Anúncio

A propaganda para BTS no SNL é divertida, mas pecou em um ponto muito importante

É uma grande semana para o BTS. Seu mais novo álbum, Map of the Soul: Persona será lançado na sexta-feira, e os teaser promissores da faixa principal, “Boy With Luv,” deixaram os ARMYs muito animados. Mas o momento verdadeiramente histórico para a boyband é a apresentação deles no Saturday Night Live (a primeira vez que um artista coreano consegue esse fato), onde devem apresentar sua nova música pela primeira vez. Mas a propaganda para o episódio de sábado do programa, por mais que tivesse boas intenções, reforça estereótipos de fãs mulheres, e também erra na falta de diversidade dos fãs do BTS.

O clipe mostra a apresentadora do episódio, Emma Stone (conhecida por também ser fã de K-pop), tendo uma “noite do pijama” no palco com outras mulheres parte do elenco do SNL. Enquanto sentam em cobertores, usando blusas do BTS e rodeadas por posters do grupo, elas falam sobre seu amor ao BTS e o quão animadas estão para a apresentação. Mas, devido às vozes “de menininha” e a afirmação um tanto infantil de “Homens não são permitidos” ao seu colega de elenco Beck Bennett, o clipe parece apenas aumentar a percepção errada que muitas pessoas têm quando se trata dos fãs do BTS.

[TRAD] É uma noite do pijama de #BTSxSNL

Os ARMYs são diversificados em idade, identidade de gênero, raça e localização geográfica. Isso se dá por ter um fandom global e música com temas universais que conquistam diversos tipos de pessoas, incluindo muitos que nem sabem falar ou não compreendem o idioma. E diminuir a inteligência de fãs que arrecadaram milhões para caridade, analisaram letras de música que entram a fundo em temas como teorias da psicologia e mitologia, traduziram e traduzem conteúdo para dezenas de idiomas, e se organizaram ao redor do globo para promover o amor que tem pela música do grupo é, colocando em poucas palavras, o contrário de engraçado.

E não é sobre não saber levar uma piada como brincadeira — especialmente considerando que é quase um rito de passagem ser imitado pelo elenco do SNL — pois os fãs do BTS já estão acostumados com isso. O próprio grupo gosta de fazer graça com seus ARMYS — um exemplo é a música “Pied Piper,” do álbum Love Yourself: Her, que faz piada com o costume de muitos fãs de se dedicar completamente ao grupo e esquecer de suas outras responsabilidades. Mas os ARMYs tem provas que fundamentam seus argumentos, e irão deixar bem claro que o retrato do SNL não compreende por inteiro a diversidade do fandom do BTS.

[TRAD] Hahaha isso é muito engraçado. Não tenha medo de zoar, ARMYs sabem aguentar uma brincadeira. Nós nos zoamos e zoamos o BTS o tempo todo. Mas vocês abordaram um detalhe muito errado. Os ARMYs acolhem todos os gêneros. BTS tem muitos fãs homens.

Na imagem: Gráfico relatando que os fãs do BTS são compostos em 60% por mulheres, e 40% de homens. Abaixo desse, outro gráfico relatando as menções no Twitter, onde se segue a mesma média da composição demográfica do fandom.

[TRAD] Isso é muito fofo! Mas eu realmente espero que as pessoas enxerguem no BTS mais do que meninas adolescentes fofas que surtam por eles — a demografia dos ARMYs é bem diversa e possui um grande intervalo de idade e gênero!

[TRAD] Fã homem de 24 anos aqui esperando para ver @BTS_twt no palco do SNL no sábado! Eu já sou fã deles por quase um ano, e a música do grupo realmente abençoou meus ouvidos – e me ajudou em um nível pessoal. Mal posso esperar!

[TRAD] meninas, meninos, não-binários, pessoas não-cis, velhos, novos, meia idade… qualquer um e todos podemos ser fãs do @BTS_twt, porque música vai além de países, idiomas, idades e gêneros. música é o idioma universal do amor e @BTS_twt nos ensina isso todos os dias

Historicamente falando, quando se trata de boybands (desde a época dos Beatles), demorou um pouco para que críticos e a indústria reconhecesse a música desses grupos como séria, e que os fãs desses artistas não são apenas “meninas adolescentes eufóricas.” Mas até mesmo essas adolescentes merecem respeito. Nas palavras de Harry Styles: “Como você pode dizer que jovens meninas não entendem? Elas são nosso futuro. Nossas futuras médicas, advogadas, mães, presidentes… são elas que fazem o mundo girar.”

Essa propaganda nos mostra que ainda existe uma caminhada até que BTS seja realmente levado a sério. Mas, com uma indicação no BBMAs por sua música, e a apresentação no palco do SNL, conhecido como “Palco do mundo,” eles parecem estar chamando a atenção e mudando a opinião de cada vez mais pessoas. Agora só falta o SNL parar de diminuir a importância do BTS…

Fonte; Refinery29

Artigos | por em 11/04/2019
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio