Error: No connected account.
Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.
Anúncio
Anúncio
“Boudan Shounen Dan”, “The Most Beautiful Moment In Life sem vocês, não tem sentido” – Cobertura completa do show final do Japão, Asia Tour.
O que todos esperam de um show? A elação que é criada pela energia explosiva da audiência e das performances. Também, ficar surpreso pela performance agressiva, se embriagar pelo som, se libertar e balançar o seu corpo apenas com os instintos. Um momento em que você se sente “vivo”.
Uma das performances aonde você consegue experienciar isso, é o do grupo Boudan Shounen Dan.
Um grupo de hip-hop Sul-Coreano com 7 integrantes, “Boudan Shounen Dan”, deu o seu último show no Japão da Asia Tour: “2016 BTS LIVE <The Most Beautiful Moment In Life on stage : epilogue> ~Japan edition~” (3 cidades, 6 shows) no dia 14 de Agosto no Estádio Tokyo-Yoyogi Primeiro Ginásio.
“O momento no qual você mais brilha na vida” é o significado de “The Most Beautiful Moment In Life”. O tema do show foi “juventude” e desde Abril do ano passado, eles ficaram mais de 1 ano produzindo esta história de duas partes: “The Most Beautiful Moment in Life pt. 1”, “The Most Beautiful Moment in Life pt.2” + o álbum especial “The Most Beautiful Moment in Life Young Forever”, e a onstage tour, um show que finalizaria a história.
A visão do lindo e triste mundo da “juventude” que eles escreveram, se interliga á eles que vivem exatamente nesta época e provou sua popularidade. Tenho certeza de que foi uma tour que foi muito significativa para os A.R.M.Y (os fãs do Boudan Shounen Dan) que os sempre observou e para o Boudan Shounen Dan. Eu reporto o show que vai ser a fundação dos próximos trabalhos.
O estádio que está cheio da luz branca que emana do A.R.M.Y BOMB (o penlight que tem forma de bomba), está tremendo com o calor e a excitação dos A.R.M.Y que esperam pela entrada dos membros. Quando o MV de “FIRE” começa a tocar, é claro que as vozes se levantam. Eles começam a se “aquecer”, gritando os fanchants conforme o MV passa. Bem, já estamos na “posição de batalha”.
Assim como na tour “The Most Beautiful Moment in Life: On Stage”, eles tiveram a banda tocando ao vivo. Com a introdução de “NEVER MIND”, o logo retangular de “The Most Beautiful Moment in Life” aparece na tela. Quando o logo se partiu em duas partes, no meio aparece uma borboleta. O que retrata a fragilidade do tema tour que é “juventude” e assim puxando sua audiência para aquele mundo.
A primeira música que foi tocada que retrata o tema, foi a música que os deixou ainda mais popular, a versão japonesa de “RUN”. O som que dá a impressão de que estamos correndo, nos faz lembrar da juventude que se vai. A coreografia que usa a jaqueta arranca gritos da plateia como sempre.
Continuando, eles performaram “Danger-Japanese Ver.-” e o lugar vai á loucura. JIMIN manda um olhar provocante para a plateia, como se ele implorasse para os A.R.M.Y cantarem junto e é claro que os A.R.M.Y levantaram sua voz. Como está na letra da música: “Não posso mais aguentar, não posso mais conter essa vontade”.
V anima o lugar dizendo: “Tóquio, faça barulho!”. SUGA tira os monitores do ouvido e leva a mão á orelha dizendo que ainda não escutava a plateia. Todos começam a gritar quase apagando os cumprimentos dos meninos. “Se divirtam muito hoje, por favor!” (JIMIN), “Vamos correr?” (RAP MONSTER) e com essa pergunta, o show é iniciado.
A beleza da repetição entre o “silêncio” e o “movimento” e…
O começo, incluindo essas 2 músicas, o show foi desenrolando entre uma música animada que mostrava a coreografia e uma música que fazia a plateia prestar atenção. Por exemplo, “Dead Leaves” que teve uma imagem de um relógio de areia quebrado e folhas que caiam na tela. E com a letra daquela música que diz: “Porque a noite é mais escura quando o sol está para nascer”, eles dançam “TOMORROW” que retrata a juventude. Porém, o que devemos dar destaque é a coreografia de “Butterfly” que foi revelada pela primeira vez nesta “The Most Beautiful Moment in Life On Stage: Epilogue”.
Nesta mesma música com a telona refletindo uma floresta mágica com penas caindo do céu, a “borboleta” que é formada pelos membros estica suas asas. Em contraste com essa música frágil, os membros expressam uma forte borboleta prestes a levantar voo com elegância. Nós ficamos vidrados nesta linda coreografia. A marca registrada do “Boudan Shounen Dan” que é a sincronia nas coreografias não foi apenas mostrada em “Tomorrow”, mas também em “Butterfly”.
Quando achamos que eles nos impressionaram com essa beleza que tirar o fôlego, eles nos fazem rir nos intervalos. Este também é um dos charmes deles. Depois de agitar o lugar com a dança de “Tomorrow”, quando foi a vez de falar sobre SUGA que produziu “Dead Leaves”, disse todo confiante que a música era “brilhante” para os A.R.M.Ys. V também entra na competição de expressão. Este lado que é completamente diferente de quando eles performam, muitos A.R.M.Ys se apaixonam por isso.
E então, a canção que canta os sentimentos angustiados diante de um amor que está prestes á acabar, “Love is not over” enche o lugar de tristeza. Em seguida, JIN, V, JIMIN E JUNGKOOK performam “House of Cards (full length edition)”. Eles usam apoio de microfone, enchendo o lugar com uma atmosfera madura, eles cantaram uma relação frágil que vai se quebrando, enchendo o lugar mais uma vez de tristeza.
Mudando completamente de cenário, um sinal da escola começa a tocar mudando a atmosfera. RAP MONSTER se dirige ao centro do palco cantando “What am I to you”, expressando seus problemas com o primeiro amor. E então, os 6 se juntam para “BOY IN LUV-Japanese Ver.-“. As duas canções são da série “escolar”, gritando para a garota que eles querem ser seu “oppa”. os 7 garotos “problemáticos” agitam o lugar com sua dança poderosa.
Um destaque da noite:
As atividades de “The Most Beautiful Moment in Life” duraram mais de um ano. Na tela começa a aparecer os títulos das noticiários em que tiveram destaque, com isso o show prossegue para o meio.
“Save ME” e “FIRE” foram performadas com todas as forças. As duas foram lançadas em Maio deste ano no álbum especial “The Most Beautiful Moment in Life Young Forever”. Estas duas são dois tipos de músicas diferentes, mas igualmente populares por sua performance agitada de tirar o fôlego. Mostrando suas fraquezas: “Estique sua mão e me salve”, lançando um olhar perdido, performam de forma poderosa. Neste dia, na última linha do RAP MONSTER nesta música: “Obrigado por fazer parte de nós” é a vez dos A.R.M.Y. Quando todos cantaram juntos, ele mostra um grande sorriso.
Sem nem dar um tempo para respirarmos, “FIRE” é lançado. Seu beat baixo e seus sons elétricos viciante é sua marca registrada. Neste meio, a coreografia mais difícil na história do Boudan Shounen Dan é performada. Esta dança dinâmica e com movimentos rápidos, faz com que o sangue da audiência, que está assistindo, ferva. Especialmente, a performance que centra o JIMIN depois dos “3 minutos e 33 segundos”, é de tirar o fôlego. Fazendo jus ao nome da música, a performance pegou fogo e os gritos da audiência pareciam não conhecer o teto.
No intervalo, depois da performance cansativa, a conversa deles foi recheada de brincadeiras. JUNGKOOK canta um pouquinho da sua parte favorita de “Save ME”, RAP MONSTER pede para J-HOPE e JIMIN dançarem, daí todos começaram a dançar. SUGA repete sua linha em “FIRE”: “BULTAOREUNE” (Está pegando fogo) fazendo a plateia gritar novamente e sorri. Ainda por cima JIN diz “NIKKO NIKKO NI~” versão LoveLive! (anime) e V canta “Attakaindakara~”. (uma música feita por um comediante que é bastante popular)
A recompensa da dança e do HIPHOP, eles conseguem atingir o topo muitas vezes.
O final começa com “We are Bulletproof Pt.2”, logo após RAP MONSTER, SUGA e J-HOPE provocam a plateia com “BTS Cypher Pt.3: Killer”. Atrávez do uso do som oriental e sua coreografia cômica: “Baepsae”, eles soltam uma série de músicas animadas como: “DOPE”, “Boys with Fun (Japanese Ver.)” e “The Rise of Bangtan-Japanese Ver.-“. Eles chamam a audiência e recebem a resposta que querem.
Eles derramam água na plateia, verificam os sorrisos dos A.R.M.Y enquanto se divertem correndo pelo palco e os gritos da plateia não param. Em “Boys with Fun”, V começa a dançar algo aleatório e RAP MONSTER, JIN, e J-HOPE fazem o mesmo movimento. Podemos perceber que os A.R.M.Y e os membros estão se divertindo muito. Neste momento, o lugar virou uma loucura.
Durante o intervalo, J-HOPE sugeriu que a plateia fizesse uma “onda”. Essa onda começou ao sul do palco principal e foi em sentido anti-horário até o lugar inteiro vibrar. Os membros que ficaram de “parar” a onde, disseram que caíram por causa de tanto carinho que estava na onda. “Mune kyun!” (Que emoção), disse V. A plateia grita.
E então RAP MONSTER diz a plateia que ainda não se recuperou da febre: “Me perguntei aonde é o começo do momento mais lindo da vida (The Most Beautiful Moment in Life). Pode ser que não seja um momento nada especial, mas o momento em que nós, Boudan Shounen Dan encontramos vocês, A.R.M.Y pela primeira vez”.
O que nos leva á primeira vez em que nos encontramos? Exatamente, suas canções de debut: “2 Cool 4 Skool” e “No More Dream”. Na intro de “2 Cool 4 Skool”, JIMIN grita: Tokyo, make some noise!” e leva á “No More Dream”. Com a coreografia que corta o ar, eles provocam a audiência com o som pesado de hip-hop. No intervalo da dança, eles dançam junto com os dançarinos, formando um exército. Assim que todos ficam em uma linha só, está na hora do clímax da música. Todos gritam na “Dança do Matrix” em que JIMIN corre sobre as costas.
Um momento lindo em que todos compartilham do mesmo sentimento, “The Most Beautiful Moment in Life”.
Assim que o show acaba agressivamente, as vozes implorando por “encore” levantam. A chamada “BTS”. Depois de um tempo, essas vozes viram um canto. Essa pequena voz vira um coro. O lugar se enche com o refrão de “EPILOGUE : Young Forever”. É emocionante.
Então, as entrevistas dos membros perguntando á eles qual o momento mais lindo na vida deles, levando ao destaque desta tour: “EPILOGUE : Young Forever”. Parece que todos os problemas, inseguranças e dores que os jovens levam consigo, está sendo refletida nesta música. Eles colocam um holofote sobre a “sombra” da juventude, com “I NEED U” e “RUN”, nós sentimos que saímos deste túnel escuro para a luz.
Com o pôr-do-sol (talvez um nascer do sol) atrás deles, os membros gritam: “Eu quero ser jovem para sempre”, “Sonhos, esperanças, progresso, progresso”. Suas silhuetas nos lembram que eles são jovens vivendo agora mesmo sua juventude. Nós vivemos na mesma época que eles, compartilhamos o mesmo momento e então todos cantamos juntos. Uma emoção silenciosa toma conta do estádio inteiro. São palavras meio que vergonhosas quando ditas altamente, mas seus corações estão voltados para o futuro, esta cena é incrível aos nossos olhos.
A plateia canta junto com a canção que compara a baleia mais solitária do mundo com um(a) menino(a), “Whalien 52”. Nesta cena tão maravilhosa, JIMIN diz: “Eu estou feliz por cantar bastante com vocês”, com seu famoso eye smile. V: “Como esperado! Nós gostamos dos A.R.M.Y~ para sempre~♪” e leva a plateia para “MISS RIGHT-Japanese Ver.-“. Os membros correm pelo palco jogando bolinhas coloridas para a plateia, fazendo os sorrir e deixando o lugar mais feliz.
E então, eles performaram “FOR YOU”, um single original com o qual eles alcançaram o primeiro lugar no Oricon Chart como artistas de hip-hop internacional. Daí começa o “epílogo”.
Com a chamada de RAP MONSTER, todos começam a contar qual seu momento mais bonito na vida.
V: Por causa dos A.R.M.Y que eu mais gosto neste mundo, eu continuo a sorrir. A tour acaba hoje, mas eu volto logo. Portanto, não me traiam! Até mais, A.R.M.Y.
SUGA: Estou feliz pelo último “The Most Beautiful Moment in Life” ser com todos vocês. O nosso “The Most Beautiful Moment in Life” ainda não acabou. Eu vou continuar amando vocês.
JIMIN: Eu acho que tem muita gente triste com o fim do “The Most Beautiful Moment in Life” que foi bastante amado. Porém, eu estou bastante animado com o que está para vir. Eu conto com todos vocês para progressarmos juntos como Boudan Shounen Dan. Eu amo vocês.
JIN: *pisca* O concerto do epílogo foi bastante divertido. Todos os A.R.M.Y aqui presentes, são os meus tesouros.
JUNGKOOK: Estou honrado por ter realizado o “The Most Beautiful Moment in Life on stage tour” num estádio bem maior que antes. Eu fiquei muito feliz por estar com todos vocês hoje. Esta tour acaba aqui hoje. Nunca vou esquecer esse momento mais bonito da minha vida, “The Most Beautiful Moment in Life”. Obrigado. Esperem até a próxima!
J-HOPE: Meu amor, seu amor. Eu estou muito feliz por encerrar esta tour com todos de Tóquio. Nosso “The Most Beautiful Moment in Life” ainda não acabou. Dentro dos nossos corações… *risos*… este momento está gravado para sempre. “The Most Beautiful Moment in Life”, e Boudan Shounen Dan, e á todos os A.R.M.Y, muito! Muito obrigado! (canta musiquinha de agradecimento e a plateia grita)
RAP MONSTER: Eu me lembro de quando vim para Tóquio pela primeira vez. Eu encontrei com 300 fãs no O-WEST em Shibuya. Suas vozes de apoio naquele tempo, se tornaram A.R.M.Y BOMB que estão brilhando agora. Com o coração cheio de gratidão, quero proteger esta luz com todos vocês. Por favor, não se esqueçam. Um “The Most Beautiful Moment in Life” sem todos vocês, não tem sentido. Muito obrigado.
Depois de um silêncio, o que nos leva ao final é uma das músicas que os fizeram popular, a versão japonesa de “I NEED U”. Os membros se espalham pelos quatro cantos do palco e pedem para todos cantarem juntos. O coro toma conta do lugar. Os membros estão cobertos pelo mar de luz que emana dos A.R.M.Y BOMB. Esta cena que é formada pelos performantes e a audiência é algo bonito criado pelos sentimentos das duas partes. Depois que o estádio termina de cantar uma parte, eles terminam de forma artistíca.
Com confetes voando pelo ar, os A.R.M.Y dão adeus aos membros e eles fazem reverência. Até o último momento o estádio foi repleto de sorrisos e assim terminam a tour de forma gentil.
Como RAP MONSTER comentou, a história deles no Japão começou em Dezembro de 2013. Naquele showcase, com os fãs como testemunhas, JIN disse: “Vamos construir uma lenda com estes membros. Vamos todos criar uma lenda juntos”. Após 2 anos e meio (na Coreia quase 3 anos), eles realizaram isto. Agora, não só no Japão e na Coreia do Sul, eles estão criando movimentos pelo mundo inteiro e criando lendas.
O que testemunhamos neste show, não foi só este movimento, mas seus crescimentos desde o último show. Sua diversidade na música e na performance. Não é só porque eles ficaram mais velhos, foram seus esforços e experiências que moldaram sua confiança. É um dos charmes deles.
Boudan Shounen Dan tem falado pelos jovens de 10, 20 anos. Depois de dar um ponto final no “The Most Beautiful Moment in Life”, mal podemos esperar pela próxima turnê.
“2016 BTS LIVE <The Most Beautiful Moment in Life on stage : epilogue> ~Japan Edition~> Setlist. 14 de Agosto @ Yoyogi National Gimnasium.
1. RUN-Japanese Ver.-
2. Danger-Japanese Ver.-
3. Dead Leaves.
4. Tomorrow
5. Butterfly
6. Love is not over (full length edition)
7. House of Cards (full length edition) ※JIN、V、JIMIN、JUNGKOOK
8. What am I to you ※RAP MONSTER
9. BOY IN LUV-Japanese Ver.-
10. Save ME
11. FIRE
12. We are Bulletproof Pt.2
13. BTS Cypher Pt.3 : Killer
14. If I Ruled the World
15. Baepsae
16. DOPE
17. Boys with Fun(Japanese Ver.)
18. The Rise of Bangtan-Japanese Ver.-
19. 2 Cool 4 Skool
20. No More Dream
<ENCORE>
21. EPILOGUE : Young Forever
22. Whalien 52
23. MISS RIGHT-Japanese Ver.-
24. FOR YOU
25. I NEED U (Japanese Ver.)
Fonte: Ure Pia
Tradução por Sayu @ BTSBR
Error: No connected account.
Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.
Anúncio