Bangtan Face: o poder dos ARMYs em projetos sociais surpreende o mundo!

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Bangtan Face: o poder dos ARMYs em projetos sociais surpreende o mundo!

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▲ Com um estimado de 10 milhões ao redor do mundo, o fã-clube do BTS, os ARMYs, apoia e demonstra seu amor pelo grupo em vários eventos, do Mnet Asian Music Awards 2014 em Hong Kong (acima) ao Billboard Music Awards, nos Estados Unidos, que ocorreu em maio passado (abaixo).

■ MILAGRES DOS ARMYs


Começando por colocar o BTS no primeiro lugar da Billboard 200,
Iniciando os esforços para ajudar crianças e jovens por todo mundo,
Bem como doações de sangue que podem salvar 1,5 mil vidas,
Até o presidente Moon Jae-in torce por esse fã-clube socialmente consciente.

 

Os ARMYs são nossa vida, nosso tudo!” ARMYs são uma força poderosa que levou o BTS até o topo do mundo. Eles são o exército do BTS e os ARMYs e o BTS estão neste destino juntos. ARMY é acrônimo para “Adorable Representative M.C for Youth” (em português, algo como “adorável representante MC pela juventude”), significando que eles também são os porta-vozes da juventude em todo lugar. Onde quer que estejam, o BTS sempre lembra dos ARMYs, constantemente expressando sua gratidão. Até mesmo o presidente Moon Jae-in, quando emitiu um comunicado parabenizando o BTS pela conquista do primeiro lugar na Billboard 200, especificamente mencionou os ARMYs, notando que ele está “torcendo pelos ARMYs, que, junto ao BTS, estão fazendo suas vozes serem ouvidas no mundo”.

Ainda que números exatos sejam difíceis de tabular, é estimado que cerca de 10 milhões de ARMYs estejam espalhados pelo globo, baseado em dados regionais de visualizações no YouTube e uso de redes sociais. ARMYs de todos os grupos etários, desde adolescentes até a faixa dos 40, descrevem o relacionamento como “além de amizade”. Dos testemunhos de ARMYs de todas as idades, podemos ter uma ideia acerca do “mundo ARMY”.

Enquanto o BTS coloca seu “sangue, suor e lágrimas” em suas apresentações, os ARMYs vêm fazendo “milagres que não são milagres” (em referência à música Magic Shop) fora dos holofotes. Eles não só seguem as atividades dos seus ídolos, mas também operam de forma deliberadamente organizada para conquistar seus objetivos em manter uma reputação positiva.

O mundo vem observando o chamado “poder de fogo” dos ARMYs. A força propulsora por trás do prêmio de Top Social Artist do BTS no Billboard Music Awards desse ano, bem como o do ano passado, é os fãs internacionais, chamados de “i-Lovelies”, e os ARMYs coreanos, trabalhando juntos e concentrando seus esforços em votações online. Além disso, eles novamente demonstraram seu poder no processo de colocar o BTS no topo da Billboard 200. Para aumentar o tempo de rádio do BTS, que pode determinar a permanência do grupo nas paradas da Billboard, a conta @BTSx50states conduz projetos que incentivam pedidos pelas músicas do BTS em estações de rádio por todo os Estados Unidos.


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▲ BTS no lançamento da campanha global da UNICEF Coreia #ENDviolence, em novembro do ano passado.


O verdadeiro valor dos ARMYs se manifesta na maneira em que compartilham sua visão de mundo com o BTS, combinando o seu caminho com o do grupo. Isso é ilustrado perfeitamente pela campanha
Love Myself, trazida pelo BTS e sua agência Big Hit Entertainment.

Love Myself é uma campanha que teve início em novembro passado com a intenção de promover o amor próprio e a empatia pelo próximo, fazendo da sociedade, à longo prazo, mais gentil e madura. Todo rendimento dos produtos da campanha oficial e 3% do lucro das vendas dos álbuns da série Love Yourself serão doados para a causa.

Logo que o BTS faz o anúncio, ARMYs se movimentaram para promover a campanha globalmente. Como resultado, em seus meses, a campanha arrecadou um total de ₩ 1,154,600 bilhão (cerca de R$ 380 milhões) até maio de 2018, incluindo outros ₩ 500 milhões (cerca de R$ 1,7 milhões) doados pelo próprio BTS e sua agência.

A diretora executiva da UNICEF, Henrietta Fore, recentemente comentou por meio da conta oficial da UNICEF no Twitter que “a campanha Love Myself é prova que a juventude ao redor do mundo pode se juntar e fazer a diferença. Das suas músicas às suas mensagens e suas doações, vocês nos mostraram o poder da gentileza”.

A BTS Thailand e Candy Clover, organizações de ARMYs da Tailândia, recentemente realizaram doações de sangue para celebrar o quinto aniversário de debut do BTS, dizendo que foram “inspirados pelo BTS a espalhar amor para os outros”. Em resultado, foram coletados 20 litros de sangue para serem entregues ao UNICEF, o suficiente para salvar mais de 1500 vidas. Depois do evento, as organizações anunciaram nos outdoors digitais da praça central de Bangkok que estão “trabalhando para levar amor a todos, como o BTS transmite amor através de suas canções”.

E isso não é tudo. Em abril, logo depois da iniciativa Roar for Change ser lançada pela Star Wars para fornecer comida para crianças mal-nutridas, a Star Wars agradeceu os ARMYs por terem ajudado a chegar no objetivo de US$ 1 milhão, feito atingido com apenas dois dias de campanha. No Tweet, falaram: “graças aos fãs de todo o mundo e ao #BTSARMY, chegamos ao número máximo de doações de US$ 1 milhão”. A quantia foi entregue ao UNICEF.

O Bangtan Aunts (@BTS_fanlady), um grupo doméstico de fãs mulheres acima de 30 anos, estão ativamente ajudando crianças e adolescentes institucionalizados, que estão crescidas demais para ficarem em orfanatos, a conquistar uma vida independente. Elas também doaram sacos de arroz para o projeto Pinwheel Supporters, um grupo que ajuda crianças que não estão mais sob o cuidado de instituições de proteção da infância.

 

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▲ Anúncio do projeto Bangtan Face
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O projeto Bangtan Face (“rosto do Bangtan”) é outra maneira em que os ARMYs se diferenciam de outros fandoms. Às vezes, fãs colocam seus ídolos em posições precárias mas os fãs do BTS começaram uma campanha para promover uma cultura de fandom “limpa”, chamando-a de “Projeto BF”, onde o princípio que a guia é que “os ARMYs são o rosto do BTS”. Quando o BTS chegou no aeroporto dos Estados Unidos para comparecer ao Billboard Music Awards, em maio, os fãs iniciaram uma “campanha ARMY de segurança no aeroporto”. Os fãs americanos amarraram fitas roxas para formar uma barricada e proteger o grupo dentro do aeroporto e ao longo do caminho até a saída, ganhando considerável atenção local.

O movimento socialmente consciente dos ARMYs, como detalhado acima, é entendido como um caso exemplar de um fandom exercendo impacto positivo no mundo ao seu redor.


Fonte: Naver
Trans ko-ptbr; nalu @ btsbr

Artigos | por em 21/07/2018
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