BTS surpreende e lança o esplêndido MV para Black Swan: eles foram PERFEITOS!

Anúncio

BTS surpreende e lança o esplêndido MV para Black Swan: eles foram PERFEITOS!

Se segurem nos seus assentos, o BTS está de volta com mais um videoclipe impressionante para o seu novo álbum Map of the Soul: 7.

Em 4 de março ao meio-dia (horário de Brasília), sem nenhum aviso prévio, as estrelas pop globais lançaram o videoclipe oficial de “Black Swan”, primeiro single de divulgação do álbum recém lançado. Depois de assistirmos o filme de arte com a MN Dance Company e a primeira apresentação ao vivo no The Late Late Show with James Corden em janeiro, dessa vez o público finalmente foi presenteado com a representação teatral do septeto para a faixa – e ela foi tão sombria e dramática quanto a música sugere.

Dando sequência a todas as teorias, cenários espetaculares e animais ao vivo e em cores que foram mostrados no videoclipe de “ON”, é bom ver as super estrelas em um cenário mais sóbrio, permitindo que a música e sua própria presença no palco falem por si só. Enfim, vamos ao que interessa…

Você se acha um conhecedor de balé? Nomeie todos os integrantes do BTS, então. Em “Black Swan”, os garotos se tornaram basicamente Fantasmas da Ópera cercados por espetaculares tetos esculpidos em ornamentos dourados, apenas para provar que sim, eles são as obras de arte mais bonitas e admiráveis onde quer que estejam.

Filmado no Los Angeles Theatre, o grande e sofisticado interior do local correspondem à perfeição da música e do vídeo. Através do jogo de sombras nas cenas solo dos integrantes, o MV oferece uma representação visual da narrativa ruminativa da faixa e do conceito junguiano de persona, sombra e ego, uma metáfora recorrente nos álbuns mais recentes.

Com uma sucessão de cortes no vídeo, vemos as roupas do septeto mudarem de branco para preto, correspondendo ao primeiro e segundo conceitos revelados para MOTS: 7 (ou seja, o conceito de “cisne branco/negro”). Embora de maneiras diferentes, vemos os sete brincarem com suas sombras e reflexos, mas não podemos deixar de fazer uma menção honrosa a todas as cenas solo de Jimin, o bailarino contemporâneo do grupo, o cisne oficial do grupo encarnado em seu mais puro elemento.

Sim, existem espartilhos para homens, Jimin e JungKook nos deixaram boquiabertos com o uso do acessório. Sim, há uma cena em que Jin admira seu reflexo em uma sala de espelhos. Sim, a sombra de SUGA se liberta do seu corpo e faz uma dança no mural atrás dele enquanto o rapper nos hipnotiza com seu verso, como um lindo revival do Peter Pan. Sim, as sombras de RM nos remetem à sua persona, baseada na teoria Junguiana. Sim, o ego de J-Hope trava uma discussão intensa com a sombra de SUGA enquanto se envolvem na dança. E sim, definitivamente sim, V tem uma beleza tão estonteante que se torna o grande protagonista de qualquer cena.

Perdoe o trocadilho apenas para entusiastas do balé, mas o BTS nunca esteve mais on pointe. Depois de assistir ao MV por cinco vezes seguidas (como você provavelmente também já assistiu), podemos nos perguntar: Qual é o significado mais profundo aqui? Poderia o vazio do teatro representar a sensação estranha de produzir entretenimento que é disseminado on-line, onde você está alienado da reação e feedback imediatos do público? Será que as sombras desencarnadas e os reflexos no espelho retratam a dualidade dos integrantes, como ser humano privado e ícone público, dissociado e reproduzido em massa? Ou eles estão apenas interpretando? E isso importa? Não! Parafraseando Natalie Portman, premiada com um Oscar pela esplêndida atuação como protagonista de Black Swan (2010), “Eles foram perfeitos”.

Dizer que o lançamento do novo vídeo pegou os ARMYs de surpresa seria um eufemismo, com muitos levando a hashtag #BlackSwan ao topo dos assuntos mais comentados mundialmente no Twitter para compartilhar sua empolgação.

Por fim, basta dizer: espere o inesperado! Eu, por exemplo, manterei meus olhos abertos (e atentos) para qualquer possível movimentação do grupo nos próximos dias. E caso ainda não tenha feito (o que eu duvido), assista ao vídeo de “Black Swan” abaixo:

Fonte: Grammy, Metro UK, Teen Vogue & Vulture.

Notícias | por em 04/03/2020
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio