BTS venceu 3 categorias no MTV EMAs 2019 – e está mudando a visão da indústria musical

Anúncio

BTS venceu 3 categorias no MTV EMAs 2019 – e está mudando a visão da indústria musical

No verão do ano passado, o executivo de música Scott Cohen percebeu que a boyband coreana BTS tinha despertado uma paixão dos fãs diferente de tudo que a indústria da música já tinha visto antes. Cohen estava em uma reunião na sede da The Orchard — a empresa de distribuição digital que ele co-fundou em 1997. A atmosfera estava tensa, ele relembra, e cabeças estavam prestes a rolar.

“Eu cheguei no escritório, e todo mundo estava surfando porque havia esse outdoor em Londres anunciando o BTS. Nós não tínhamos a autorização de valores a serem gastos, então a pergunta foi feita: ‘Quem gastou todo esse dinheiro em propaganda?’ Mas ninguém queria admitir”.

Uma propaganda para o BTS, clientes da The Orchard, tinha sido postada usando diferentes fontes e trabalho de arte, que não vinham sendo usados em sua campanha até então, em uma localização privilegiada em Londres. A ficha caiu para Cohen apenas mais tarde naquele dia, “Foi mais ou menos na hora do almoço que descobrimos quem tinha feito a propaganda, e foram os fãs. Eles se reuniram e pensaram, ‘nós amamos tanto o BTS, então vamos mostrar isso ao mundo. Quanto custa um outdoor e quantos de nós precisaríamos dar esse dinheiro— porque há tantos nós? Então eles juntaram uma certa quantia cada um, e começaram a colocar outdoors do BTS por toda Londres”. Os ARMYs juntaram suas economias, designs e recursos, e colocaram as propagandas do BTS sozinhos.

Resultado de imagem para british army bts

Isso é uma prova da popularidade global do grupo, sendo confirmada novamente com os prêmios de “Melhor Turnê” e “Melhor Grupo” que o BTS recebeu nas duas categorias a que estava concorrendo no MTV Europe Music Awards (EMAs). Além do grupo, seus fãs também conquistaram um prêmio, levando o troféu de “Maiores Fãs”.

A turnê em questão é a BTS World Tour Love Yourself: Speak Yourself, com a incrível marca de mais de 2.06 milhões de espectadores em seus 62 shows. As apresentações no Japão — de Tokyo, Osaka, Nagoya, Fukuoka e Shizuoka — tiveram um público de 590 mil pessoas, distribuídas em 13 datas. Los Angeles, Oakland, Fort Worth, Newark, Chicago e Nova York, nos EUA, Hamilton, no Canadá, e Seul foram algumas das outras cidades visitadas pelo grupo. Além delas, Paris, Londres e Berlin foram as paradas do grupo em sua passagem pela Europa. A turnê mundial também contou com datas em São Paulo, Riade, Bangkok, Hong King, Singapura e Taoyuan.

Imagem

A BTS World Tour Love Yourself: Speak Yourself foi a turnê de maior arrecadação de maio de 2019, segundo a Boxscore da Billboard, que nomeou a turnê “a mais influente do mundo”, após o BTS arrecadar $51.66 milhões (aproximadamente R$ 207 milhões), e vender 384.498 ingressos em apenas oito apresentações. O grupo também ficou no topo do chart da Pollstar LIVE75, com uma média de venda de ingressos em julho de 51.106 para cada uma de suas apresentações.

O BTS agradeceu aos ARMYs no final da sua turnê, na semana passada, na capital da Coreia do Sul. “A turnê que nós começamos em Seul no ano passado, encontra seu fim também em Seul. Parece que foi ontem que nos apresentados no Estádio Olímpico de Seul, mas já faz um ano. Encontrar os ARMYs em todas essas cidades, e nos apresentarmos em todas essas cidades e grandes palcos como o do Estádio de Wembley, tudo isso só foi possível porque vocês esperaram por nós. Nós brilhamos mais e somos mais felizes no palco quando estamos com vocês. Obrigado, ARMYs, por fazer a nossa experiência no palco espetacular. Obrigado novamente por aproveitarem nossas apresentações em todos os lugares, a qualquer hora”.

O grupo também foi indicado na categoria de “Turnê do Ano” do American Music Awards (AMA) de 2019, e o resultado será divulgado em 24 de novembro, em uma cerimônia em Los Angeles. Além dessa, o BTS também foi indicado a “Artista Social Favorito” e “Duo/Grupo Favorito – pop/rock”.

O BTS vem constantemente quebrando as expectativas com suas apresentações ao vivo. Eles são os primeiros artistas coreanos a se apresentarem em um estádio nos EUA, com os shows do Citi Field, em Nova York, que ocorreram em outubro de 2018, o primeiro ato coreano a se apresentar no Estádio de Wembley, em Londres — apresentação de junho de 2019 —, e os primeiros artistas de língua não-inglesa a esgotarem 2 shows no local. O BTS também é o primeiro artista coreano a se apresentar em estádios em todas as suas paradas de sua turnê mundial, na América do Norte e do Sul, Europa, Japão, Coreia e Oriente Médio.

As conquistas dos prêmios do MTV EMA, em conjunto com as 3 nomeações no AMA são apenas mais uma prova do respeito e administração que o grupo conquistou após muitos anos de trabalho duro. Mas mais importante que tudo isso, é a relação do grupo com os ARMYs, e o empoderamento que ela gera.

Scott Cohen, hoje chefe de inovação no escrito da Warner Music Group, acredita que esse é o caminho na indústria da música, acrescentando, “Eu acredito muito não apenas no poder dos fãs, mas também na criação de um ambiente onde eles possam se organizar sozinhos, como os ARMYs já fazem”.

Alguns podem assumir que os vários fãs do BTS espalhadas pelo mundo, encantados com as vitórias e indicações de seus ídolos, concordariam com a análise de Cohen.

Fonte: Oisin Lunny @ Forbes

Notícias | por em 05/11/2019
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio