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Desde que o vídeo de “Gangnam Style” se tornou viral em 2012, a música pop coreana têm ascendido lentamente – até agora. Está rapidamente se tornando um fenômeno global. De comida a beleza a moda, a ‘onda coreana’ continua a se fortalecer – com suas estrelas da música reunindo fãs dedicados e acumulando milhões de seguidores nas mídias sociais.
Muitas marcas – das ligadas ao esporte como Nike, Adidas, Puma e Reebok até as luxuosas como Gucci e Fendi – estão entendendo mais a enorme influência que o K-pop traz.
“Consumidores jovens são expostos a uma infinidade de celebridades e entretenimento do que há anos atrás, e o K-pop chama atenção.” disse Beth Goldstein, designer de acessórios e calçados e também analista no NPD Group Inc. “É diferente, mas de fácil identificação. Para uma marca de moda, parcerias com artistas do gênero é uma forma única de alcançar demográficos positivos em uma escala global.”
“É parte do zeitgeist*. Seus vídeos e trabalhos artísticos.” falou Marc Beckman, CEO da empresa de marketing DMA United. “A música é expressiva, e isso se estende ao merchandise. K-pop é um espelho da cultura jovem, e continuará a crescer além da música.”
O BTS é um dos nomes mais fervorosos da música atual, e mesmo sem lançamentos em língua inglesa o grupo tem dominado o mundo e alcançado muito sucesso nos Estados Unidos.
O grupo, formado por V, SUGA, JungKook, RM, Jin, J-Hope e Jimin, vem quebrando barreiras culturais desde seu debut em 2013.
Em seu mais recente álbum Tear, por exemplo é o primeiro lançamento coreano a ficar no topo do Billboard 200 em maio deste ano. O single promocional do álbum, “Fake Love”, é a primeira música de um grupo K-pop a figurar no Top 10 da Billboard Hot 100.
Com quase 12 milhões de seguidores no Instagram, BTS tem uma base de fãs leal, chamada ARMY, e alguns os comparam com o fenômeno dos Beatles.
Em 2017, o grupo foi o que recebeu mais engajamentos no Twitter entre contas de celebridades – como Justin Bieber, Selena Gomez, Taylor Swift etc. – e com isso levaram para casa o prêmio Top Social Artist no Billboard Music Awards. Feito que se repetiu em maio deste ano. A Puma fechou parceria com o BTS na Coreia em 2015. Agora a marca especializada em artigos esportivos leva o contrato a outro nível com colaboração direta do grupo em produtos, como por exemplo o Puma Turin.
“Nós observamos que muitos de nossos consumidores, especialmente o público feminino, se conectam com o BTS e estamos felizes com a maneira que eles responderam aos produtos e campanhas de marketing que foram fechadas juntamente com a parceria,” disse Adam Petrick, diretor de marketing global da marca.
A coleção Puma x BTS estará disponível em todo mundo este mês. O septeto também pode ser visto nas campanhas deste ano da marca para o Puma Suede e os conjuntos de abrigos e moletons T-7.
“Neste momento, eles têm a presença mais forte no mercado coreano e são ótimos embaixadores locais para nós lá, mas pretendemos elevar essa parceria significantemente. A popularidade deles dentro e fora dos palcos tem crescido globalmente, e é interessante estar a bordo dessa jornada.” Adam Petrick.
Nota: Zeitgeist* é um termo alemão que significa o conjunto de fatores intelectuais e culturais do mundo em determinado período de tempo.
Fonte: Footwear News
Trans eng-ptbr; Bia Rehm @ BTSBR
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