[ENTREVISTA] Q&A: BTS revela como estreitaram o espaço entre o K-pop e as músicas tradicionais do Top 40

Anúncio

[ENTREVISTA] Q&A: BTS revela como estreitaram o espaço entre o K-pop e as músicas tradicionais do Top 40

 

Enquanto a imensa popularidade do pop coreano não é nada de novo, há apenas um grupo de K-pop que se infiltrou nas paradas dos Estados Unidos e conquistaram residência permanente em meio às músicas tipicamente consideradas “top 40”. BTS é um grupo de sete membros formado na Coreia do Sul pela gravadora BigHit Entertainment e o seu extraordinário sucesso mundial vem encabeçando o movimento de dissolver as linhas definitivas entre o K-pop e a música pop tradicional.

O BTS, formado em 2013, consiste de Rap Monster (Kim Namjoon/líder do time, rapper), JIN (Kim Seokjin/vocalista), SUGA (Min Yoongi/rapper), J-HOPE (Jung Hoseok/ coreógrafo e rapper), JIMIN (Park Jimin/coreógrafo e vocalista), V (Kim Taehyung/vocalista) e JUNG KOOK (Jeon Jungkook/vocalista, rapper, coreógrafo). Com cinco álbuns de estúdio, o mais recente sendo YOU NEVER WALK ALONE lançado em fevereiro de 2017, o BTS está atualmente terminando a última parte da sua esgotada WINGS Tour pela América do Sul e do Norte. Entre a lista interminável de conquistas, os garotos ficaram em primeiro lugar na Billboard dos artistas mais retweetados; “Spring Day” é a primeira música de um grupo de K-pop a atingir o top 10 da parada do iTunes americano e os clipes de “Not Today” e “Spring Day” acumularam mais de 100 milhões de visualizações.

Enquanto o BTS continua com a sua hegemonia, nós conferimos os seus pensamentos sobre como eles estreitaram o espaço entre gêneros díspares, como continuar humildes e qual é o próximo item na lista após a turnê. Leia mais sobre isso na nossa exclusiva sessão de perguntas e respostas abaixo.

OTW: Qual é a história por trás do seu nome, BangTan SoNyeonDan (BTS)?

BTS: O nome pode ser traduzido para “escoteiros à prova de balas” e a história por trás dele é que nós queríamos nos tornar pessoas que desafiam preconceitos e discriminações contra a geração mais jovem em geral quando fizemos nosso debut em 2013.

 

OTW: Quais são os três elementos que fazem com que as pessoas se relacionem com a sua música? Em outras palavras, o que vocês acham que permite que o BTS estreite o espaço existente entre o K-pop tradicional e o pop do top 40?
BTS: Um, nossa música possui um bom equilíbrio entre mensagem e performance.

Dois, nós adaptamos os gêneros pop da moda para que todos possam desfrutar independente de barreiras culturais ou de idioma.
Três, a química especial feita pelas sete personalidades na banda.

OTW: Deem um apelido para cada um dos sete integrantes no BTS que descreva a sua função na banda.

BTS:

Rap Monster: Líder (líder oficial do grupo)
Suga: Avô (cuidador por trás das câmeras)
J-Hope: Criador de esperança (sempre encorajando e torcendo pelos outros)
Jin: Tio (faz piada o tempo inteiro)
Jimin: Fofo e sexy (o papel dele no palco quando se apresenta)
V: Quatro dimensões (muito criativo e que pensa fora da caixa)
JungKook: O mais jovem de ouro (o todo-poderoso)

OTW: Parabéns pelo seu álbum mais recente, YOU NEVER WALK ALONE! Tem alguma mensagem ou tema que vocês querem passar com ele?

BTS: YOU NEVER WALK ALONE (YNWA) é uma história complementar do nosso último álbum, WINGS, e nós queríamos contar uma história diferente que não foi contada em WINGS. Esse é um dos motivos do porquê os integrantes do BTS parecem diferentes, talvez um pouco mais casuais e jovens, na arte para YNWA. A mesma ideia vai para o vídeo de “Spring Day”. A canção é baseada em memórias com velhos amigos que não vemos mais, e nós queríamos visualizar a história no vídeo combinada com metáforas adicionais. O álbum é como um tributo àqueles que anseiam por esperança e condolência, e queríamos dizer, “você nunca está sozinho, nós estamos aqui por você” com novas músicas.

https://open.spotify.com/embed/album/64WayBZ9Mrx8iGOpME5vpI

 

OTW: Como a sua música evoluiu desde o álbum 2 Cool 4 Skool, de 2013, para o mais recente (e todas as músicas entre eles)?

BTS: A música do BTS é baseada no hip-hop e pop em geral porque todos os integrantes cresceram ouvindo artistas de hip-hop famosos e também vocalistas pop, mesmo antes de fazermos o debut. Era definitivamente muito mais hip-hop em 2013, e o estilo meio que evoluiu à medida que crescemos ao ouvir e experimentar vários gêneros musicais diferentes nos últimos dois anos. Nós procuramos constantemente por novas batidas e lemos livros só para instigar nós mesmos a nos renovar como artistas, mesmo que isso signifique fracasso para alguns de nós. Rap Monster e SUGA lançaram mixtapes separadas para testar e mostrar suas características únicas como artistas individuais ao longo do caminho, e isso é parte do experimento da banda de evoluir juntos como uma entidade e fazer músicas melhores e novas. Portanto, nós não queremos rotular nossa música como um certo gênero ou limitá-la ao K-pop, mas gostaríamos de criar uma nova categoria para ela, se possível.
OTW: O clipe de “Not Today” é agora o vídeo com mais visualizações em um período de 24 horas que fez debut no Youtube Top 100 Chart em 2017. Nos contem sobre a produção do vídeo e como vocês se sentiram quando receberam a notícia?

BTS: Foi “Wow” no começo, quando ouvimos a notícia, e imediatamente começamos a falar sobre o episódio dos bastidores da gravação em janeiro. Estava frio e sombrio lá, com mais de cem dançarinos se movimentando em sincronia. Mas foi divertido. “Not Today” é definitivamente uma de nossas músicas mais poderosas até agora e a coreografia mais antenada de todas, e estamos muito orgulhosos de nós mesmo por termos completado essa missão novamente!

OTW: O efeito BTS não desacelerou – em 2016 vocês foram listados na Forbes como o artista mais retweetado no Twitter, vocês têm shows esgotados em arenas, acordos de publicidade e uma fan base devotada. Tudo isso traz pressão e expectativa – quais são algumas das maneiras que vocês lidam com isso e se mantêm humildes?

BTS: Nós estaríamos mentindo se disséssemos que não existe pressão sobre nós. Mas conseguimos passar por isso ao falarmos abertamente sobre o assunto uns com os outros o tempo todo. Como você deve saber, nós temos vivido juntos na mesma casa pelos últimos cinco anos, e dividimos literalmente tudo, mesmo stress e preocupações. O trabalho em grupo do BTS nos ajuda a lidar com a pressão e expectativa no dia a dia, e também nos permite permanecer humildes como pessoas comuns, como garotos da casa ao lado. Fazemos piadas casuais e damos conselhos para os outros membros para que continuemos com o pé no chão, como éramos antes do ‘BTS’.

OTW: O que será trabalhado depois da turnê? Qual é a sua definição de sucesso extremo?

Rap Monster: Nós estaremos ocupados durante todo o ano depois da turnê, com novos álbuns sendo lançados e acordos publicitários. Minha definição para sucesso extremo é continuar a fazer boa música e dar ótimas apresentações para que as pessoas escutem as minhas criações o máximo que puderem.

SUGA: Meu objetivo para esse ano é cultivar minha habilidade como produtor e escrever mais músicas. Essa é a minha definição de sucesso.

J-Hope: Nós sempre temos planos novos para as turnês, mesmo após esta. Minha definição de sucesso extremo é me tornar um artista icônico que sempre entrega o melhor show como um verdadeiro artista. Eu quero criar um show que seja “obrigação ver” para todos.



OTW: Que artistas estão na sua lista Ones To Watch*?

BTS: J. Cole, Drake, dvsn, THEY., Frank Ocean, Mac Miller

 

OTW: Alguma mensagem que querem mandar para os seus fãs agora?

BTS: Gostaríamos de agradecer aos A.R.M.Ys de todo mundo do fundo de nossos corações.

Nós não conseguiríamos fazer o que conquistamos sem o seu amor e apoio. Sabemos que requer tempo e esforço para votar, ouvir as músicas e assistir aos vídeos, e isso significa muito para nós.
Nós somos as asas um do outro. Vamos voar alto juntos.

N/T: *Artistas para se prestar atenção.

 

Fonte; ONESTOWATCH
Trans eng-ptbr; nalu @ btsbr

Entrevistas | por em 23/03/2017
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio