Música, conquistas, fãs: o BTS no Museu do Grammy!

Anúncio

Música, conquistas, fãs: o BTS no Museu do Grammy!

O boygroup mais querido do momento participou do evento “Uma conversa com o BTS”, promovido pelo Museu do Grammy no dia 11 de setembro. Os integrantes do grupo são os primeiros artistas coreanos a receberem tal convite. O Museu comemorou esse momento compartilhando uma saudação do grupo em sua conta no Twitter.

Vídeo: Olá, Somos o BTS e estamos no Museu do Grammy.
Tweet: Estamos felizes em receber o BTS no Museu do Grammy.

Com uma audiência de aproximadamente 200 pessoas, o grupo conversou honestamente com o diretor artístico do Museu, Scott Goldman, sobre variados assuntos, incluindo sua direção musical, processo de criação de seus álbuns, relacionamento entre os integrantes e a importância de seus fãs. Scott Goldman apresentou o BTS como “o grupo de K-pop de maior sucesso nas paradas americanas”, e ressaltou as conquistas dos álbuns Love Yourself: Tear e Love Yourself: Answer, que conquistaram o primeiro lugar na Billboard 200.

Para começar, o grupo foi questionado sobre a diferença de seu show no Staples Center em Los Angeles em comparação com sua última turnê americana. J-Hope respondeu dizendo “Eu acho que a maior diferença foi encontrar nossos fãs durante quatro noites com canções de nossos últimos lançamentos.” Ele também afirmou que “Muitos fãs responderam apaixonadamente pela nossa música e torceram pela gente, o que tornou a apresentação muito mais simbólica.”

SUGA falou sobre o sucesso e o processo de criação musical do BTS: “Eu acredito que o fato de expormos nossos próprios pensamentos e sentimentos em nossas músicas é o forte que nos trouxe onde estamos hoje”, e “Acho que tivemos a oportunidade de criar boa música em uma variedade de gêneros diferentes porque trabalhamos realmente em conjunto com nossa agência.”

O CEO da Big Hit Entertainment e produtor do grupo, Bang Sihyuk, trabalha com os integrantes desde o começo de sua carreira e sempre os incentivou a expressar seus sentimentos. SUGA também falou sobre a filosofia da agência de “Música e Artistas Para Cura”, o mantra que precede todos os vídeos do BTS. Suas músicas são pessoais, vindas da dor e do otimismo, incentivando os fãs a também praticarem o amor-próprio e o cuidado pessoal que os ajudaram a enfrentar os caminhos difíceis de sua jornada. SUGA falou também sobre como as músicas que ele cresceu ouvindo serviram como escapismo e como quer criar experiências musicais saudáveis para seus fãs.

Ao falar sobre a inspiração para os conceitos de seus álbuns e mensagens de histórias e pensamentos dos integrantes, RM acrescentou “Desde nossa estreia, criamos álbuns dentro dos tema de escola, juventude e amor-próprio. Nossos álbuns também nos deram a chance de olhar para trás e pensar mais uma vez sobre o significado do amor.”

Da trilogia escolar do início de suas carreiras até a série Love Yourself, o BTS entrega grandes conceitos, criando arcos de histórias através de múltiplos álbuns. As storylines se complementam e misturam através de seus projetos e os significados de suas músicas individuais podem somente ser totalmente compreendidos quando ouvidas no contexto de um álbum completo. Jin comentou também que a faixa-título e vídeo de cada projeto geralmente refletem a ambientação e mensagens do álbum.

RM também acrescentou que é um risco artístico embarcar em projetos tão grandiosos, porque se os fãs não conseguissem se conectar com os conceitos, eles poderiam ficar presos em uma série fracassada e definitivamente insatisfatória. A indústria musical pode ser instável, e passar dois anos e meio em uma ideia com a qual os fãs não se identificam poderia acabar totalmente com o momentum do grupo.

Sobre K-pop como um gênero musical, SUGA apontou que ele hesita em categorizar o K-pop dessa maneira, mas que se inspira na integração de tantos estilos musicais diferentes na música coreana. O próprio BTS combina elementos de pop, rap, eletrônica e R&B e transforma orgulhosamente o seu trabalho em um pacote audiovisual que atrai fãs de diferentes gêneros e culturas. JungKook acrescentou que, assim como os outros integrantes, ele escuta uma variedade enorme de músicas em sua língua-nativa e também vários tipos de música popular americana. A diferente abordagem de letras e estilos inspira o BTS a criar essa mistura que os levou ao super estrelato.

Jimin comentou sobre a ligação entre eles ao dizer que “os integrantes sempre criam ótimas letras e melodias. Quando nós chegamos em um momento durante o processo de gravação em que temos opiniões distintas, fazemos uma reunião e temos longas conversas. Nós fazemos o esforço para resolver os problemas da melhor maneira possível.”

V e Jin falaram do carinho pelos seus fãs, ARMYs. V disse “Nossos fãs deram asas ao BTS. Eles nos ajudaram a chegar até aqui e por causa disso temos uma ligação tão próxima deles.” Jin complementou “Nossas conquistas só foram possíveis por causa dos nossos fãs. A turnê ‘Love Yourself’ não é apenas uma apresentação do BTS, mas um espaço para compartilhar nossas experiências com nossos fãs.” RM também falou de sua relação com os fãs internacionais, mostrando-se impressionado com o fato de que eles sabem cantar todas as músicas majoritariamente coreanas do grupo.

Por fim, o BTS foi questionado sobre o sentimento de ter conseguido alcançar o primeiro lugar da Billboard 200 duas vezes, e JungKook respondeu com “Nós temos um sentimento de responsabilidade e pressão por todas as nossas conquistas. Mas nos esforçaremos para continuar com o nosso atual trabalho duro, tanto na música quanto nas nossas ações.” Um comentário do apresentador dizendo que “O BTS pode estar no palco do Grammy mais cedo ou mais tarde”, arrancou aplausos fervorosos do público.

O BTS está atualmente em turnê mundial após o lançamento do álbum Love Yourself: Answer e do single “IDOL”.

Fonte: Soompi, Billboard
Trans eng-ptbr: maureen h. @ btsbr

Artigos | por em 12/09/2018
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio