Músicas que definiram a década: “I NEED U”

Anúncio

Músicas que definiram a década: “I NEED U”

“Apesar de muitos grupos de K-Pop criarem álbuns conceituais e universos paralelos, nenhum conseguiu atingir o mesmo nível de eficiência.”

Quando olhamos para a década de 2010, muitas das discussões obviamente serão sobre a popularidade de artistas internacionais no mercado estadunidense e, claro, o BTS estará no centro dessas discussões.

Quando consideramos o legado do grupo sul-coreano, “I Need U,” lançada em 2015 como o primeiro single do inovador The Most Beautiful Moment in Life, Pt.1, pode ser considerada não apenas mais uma música, e sim uma revolução. Ela construiu a fundação do futuro do grupo e de sua fama internacional.

Como single, “I Need U” é uma música perfeita para a coreografia emotiva que a acompanha e que dispara com os vocais melancólicos e riffs inspirados em R&B, criando uma sensação de nostalgia melódica. Essa música significou um grande salto em comparação aos singles anteriores, em sua grande parte inspirados no hip-hop estadunidense, para um ambiente eletrônico-pop.

“O que mais me impressionou, pessoalmente, foi quando o presidente da Big Hit Entertainment, Bang Si-Hyuk, me contou sobre as emoções que ele esperava sentir ouvindo as músicas [do BTS]. Ele me apresentou diversos trabalhos de arte e filmes e disse, ‘Queremos as emoções que representem esse tipo de arte’,” o compositor Brother Su conta. “Isso nos ajudou a criar uma atmosfera única para ‘I Need U.’”

Brother Su ainda acrescentou que o processo criativo, dividido entre o BTS e seus colaboradores, ajudou a criar o impacto da música. “O processo de criação das melodias que o Sr. Bang, o BTS, e eu criamos foi dividido igualmente. Combinamos partes diferentes e criamos uma melodia única para providenciar uma experiência nova.”

Entretanto, “I Need U,” quando vista no contexto da carreira do BTS, é mais do que uma inovação musical. O single representou uma mudança extrema na musicalidade do grupo e trouxe a tona o BTS Universe, ou “BU,” em seu MV.

“Como uma experiência audiovisual, ‘I Need U’ inaugurou o Bangtan Universe, a história sobre juventude integrada na trilogia Most Beautiful Moment in Life, nos MVs lançados até os dias de hoje, nos mini-filmes lançados como teasers, e na narrativa contínua das Notes lançadas em cada cópia física dos álbuns mais recentes,” diz Michelle Cho, professora assistente de Cultura Popular do Leste Asiático na Universidade de Toronto. “Apesar de muitos grupos de K-Pop criarem álbuns conceituais e universos paralelos, nenhum conseguiu atingir o mesmo nível de eficiência. E, apesar de muitos artistas dos Estados Unidos e da Europa também terem dezenas de milhões de seguidores, nenhum consegue atingir o nível de engajamento social do BTS.”

De acordo com Cho, a maneira com a qual BTS integra uma única história em grande parte de seus lançamentos ajuda a fortalecer a conexão com as pessoas que estão assistindo de um modo que nenhum outro artista já fez. “Esse nível de engajamento para qualquer artista, seja este uma celebridade ou uma franquia, é totalmente sem precedentes.”

O vídeo de “I Need U” se tornou apenas o primeiro passo no BTS Universe, que agora desfruta de livros, comics, mini-filmes e itens extras em álbuns se conectando em um grande quebra-cabeça que conta a história de The Most Beautiful Moment in Life. Apesar do grupo não estar disponível para comentar sobre o assunto, a Big Hit Entertainment contou a Billboard que eles definem The Most Beautiful Moment in Life como, “o começo da vida adulta, preenchido de incertezas e focado num futuro incerto, em contraste a imagem glamourosa que temos da juventude”.

Um tema constante na discografia do BTS, essa visão do conceito da juventude como uma mistura de ansiedades, dificuldades, e pequenos momentos memoráveis sempre esteve no centro das atenções do grupo. Entretanto, “I Need U” serviu como uma representação da maturidade dos integrantes, e a mudança para uma história contada visualmente enfatizou a intenção do BTS de passar sua mensagem para todos, independente das barreiras linguísticas.

Essa combinação foi um sucesso estrondoso e, apesar do BTS possuir uma boa quantidade de ARMYs na época, ajudou a colocar os meninos no mapa musical não só da Coreia, mas como do mundo todo.

“Eu acho que a competência, paixão, e habilidade musical do BTS cresceram muito na época de The Most Beautiful Moment in Life, e isso explodiu da melhor maneira possível,” conta Brother Su. “Eu lembro que a energia do BTS e dos produtores ficou mais intensa depois deles receberem seu primeiro troféu em um programa musical com ‘I Need U.’”

O primeiro grande sucesso do BTS, “I Need U,” construiu a fundação do que veio depois, ambos criativa e musicalmente, e serviu como uma porta para o crescimento internacional do grupo. “Essa música mostrou a todos que eles estavam focados nos estilos que eram populares fora da Coreia,” conta Cho, “e isso reforçou a ideia que o BTS estava pisando onde nenhum outro grupo de K-Pop havia pisado antes.”

Fonte: Billboard

Artigos | por em 29/11/2019
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio