[NEWS] A improvável e meteórica ascendência de BTS, o maior nome do K-Pop atual

Anúncio

[NEWS] A improvável e meteórica ascendência de BTS, o maior nome do K-Pop atual

K-Pop conquistou mais um feito no último domingo, 19 de novembro, quando a boyband BTS se apresentou para milhões de pessoas no American Music Awards, se tornando o primeiro grupo do gênero a ganhar espaço na premiação.

Na cerimônia que aconteceu em Los Angeles, o septeto que é o maior nome do K-Pop atual apresentou seu single “DNA”, que quebrou recordes como a mais bem colocada música por um grupo coreano no Billboard Hot 100, ultrapassando o recorde anterior que pertencia ao grupo feminino Wonder Girls.

BTS desbravou as barreiras da indústria musical norte-americana este ano quando levaram para casa o prêmio Top Social Artist no Billboard Music Awards em maio, se tornando o primeiro grupo do gênero a ganhar um prêmio na cerimônia. Tal feito reflete o formidável fandom online – conhecido como ARMY. No tapete vermelho do AMAs, o integrante rapper e dançarino J-Hope atribuiu o sucesso do grupo ao ARMY. Para dimensionar, o Twitter oficial do BTS alcançou 10 milhões de seguidores em outubro.

Chelsea Proctor, editora chefe da “Seoulbeats”, website dedicado à K-Pop, diz que a aparição do BTS no AMAs é um reconhecimento da enorme massa de fãs que o grupo conquistou ao redor do mundo. “Essencialmente, a mídia ocidental está usando o BTS para aumentar seu alcance doméstico e internacional, e isto é muito interessante.”

BTS teve seu debut em 2013, mas só se tornaram grandes em 2016 com a última parte da série de álbuns The Most Beautiful Moment in Life e logo após WINGS que rendeu ao grupo sua primeira entrada no Social 50 da Billboard. Transcendendo barreiras culturais e de linguagem com temas da juventude, problemas sociais relevantes e a dificuldade do crescimento, o grupo conquistou público em solo coreano e principalmente ao redor do globo.

O grupo teve que trabalhar muito mais para alcançar seu atual nível de sucesso e relevância já que partiram de uma empresa muito pequena, Big Hit Entertainment, se comparada com os artistas vindos de empresas como YG e SM. Porém, talvez a chave do sucesso do grupo esteja na forma como eles utilizam as redes sociais para maximizar seu alcance global, um método de autopromoção similar ao empregado por artistas como Lil Wayne e Nicki Minaj. Todos os esforços do BTS levaram-os à sua grande explosão mundial em 2017, o que consequentemente torna o sucesso deles muito mais estabelecido.

É claro que outros artistas de K-Pop já deixaram sua marca na indústria musical norte-americana, como por exemplo PSY com seu hit “Gangman Style” que foi apresentado no AMAs 2012 e Grammys 2013. Mas o K-Pop dificilmente continuou sua ascensão desde PSY.

“A dança do cavalo e tudo aquilo era com o intuito de ser divertido, então foi tipo ‘Ei, olhe essa vibe estranha do cara aqui,” diz T.K.Park, jornalista e blogueiro dono do ‘Ask A Korean!’. “Mas é diferente com o BTS desta vez. Eles vieram em seu próprio estilo, o típico k-pop boyband. Então é maior pois eles vieram exatamente como eles são, de maneira que desafia os estereótipos ao invés de aproveitá-los, como PSY fez.”

Fonte: Quartzy
Trans eng-ptbr; Bia Rehm @ btsbr

Notícias | por em 26/11/2017
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio