A música de SUGA e as questões sociais por trás do brilho da fama

Anúncio

A música de SUGA e as questões sociais por trás do brilho da fama

A música é constantemente tida como uma linguagem universal, atravessando culturas com suas mensagens, independente de seu idioma ou país de origem. Essa natureza da música torna mais efetiva a abordagem de questões sociais que abrangem uma escala mundial. Os artistas refletem suas ideias nas suas composições, como Bob Dylan em “The Times Are A-Changin”, escrita durante o movimento dos direitos civis; as letras anti-guerra de Pink Floyd ou o auto-empoderamento contido nas faixas de Lady Gaga.

O BTS não é estranho à abordagem de questões socialmente relevantes, de maneira sutil e por vezes confrontativa, em suas músicas. O debut do grupo com “No More Dream”, que expressa as dificuldades dos jovens em encontrar ou perseguir seus sonhos em meio a uma sociedade confinada a ideia do sucesso, foi seguida por outras músicas como “N.O”, que critica as falhas do sistema educacional, e “Silver Spoon”, que questiona a tão chamada meritocracia.

Uma das mãos responsáveis por segurar a caneta e escrever tais letras é SUGA. O rapper/compositor/produtor de 24 anos não se retrai em abordar assuntos como as dificuldades da juventude de hoje, o lado desprazeroso da fama e sobre doenças mentais, como depressão, ansiedade e fobia social em suas músicas. Em uma entrevista para a revista Grazia Korea, em setembro de 2016, SUGA revelou que seu objetivo como artista é levar esperança para as pessoas através da música.

Aqui estão algumas das músicas em que ele trabalhou e cavou abaixo da superfície brilhante da vida, abordando tais questões enfrentadas pelos jovens de hoje.

“School of Tears” – Escritor

Juntamente com o líder do grupo e co-rapper Rap Monster, SUGA comenta sobre o bullying nas escolas nessa música pré-debut, que utiliza a faixa original de “Swimming Pools” de Kendrick Lamar.  Aqui as escolas são comparadas à campos de batalha, onde as salas de aulas representam anéis de luta e, no final da batalha, ninguém é vencedor pois é uma situação perdida para todos.

Ambos os rappers pertenciam ao contexto do rapper underground sul-coreano antes de se juntarem ao BTS, SUGA promovia com o nome artístico Gloss.

“Tomorrow” – Escritor/ Compositor/ Produtor

“Tomorrow” toca nas frustrações e trepidações da juventude em enfrentar a vida quando tudo parece trabalhar contra a realização de seus sonhos. As palavras motivacionais “Porque o amanhecer logo antes do sol nascer é o mais escuro”, contidas no refrão da música, indiscutivelmente se tornou uma das linhas mais icônicas entre os fãs do BTS.

“Intro: The Most Beautiful Moment In Life” – Escritor

A faixa solo de SUGA presente no álbum de mesmo nome do BTS, é uma reflexão sobre os pensamentos de se comparar com os outros pelos padrões de sucesso e do terrível sentimento e preocupações que este hábito traz. Aqui ele aconselha os ouvintes a escutar e seguir seus corações ao invés de serem ditados pelo juízo e opiniões externas.

“Whalien 52” – Escritor/ Compositor

https://open.spotify.com/embed/track/2UaHFGasIW38O4vYvnFvhH

Começando pelo curioso e exótico nome da música, “Whalien – Whale (baleia) + Alien”, o conceito é uma metáfora para a solidão, já que a “Baleia do 52 hertz*” não consegue se comunicar com outras de sua espécie por causa da diferente frequência de seu canto. O trecho do rap de SUGA aponta a solidão de ser uma celebridade cercada por muitas pessoas, porém sem ter ninguém para ficar ao seu lado.  

 

N/T: *Unidade de frequência (Hz) mais comumente usada para descrever frequências de rádio ou sonoras.

“So Far Away” – Escritor/ Compositor/ Produtor/ Engenheiro de Áudio/ Keyboard

Em agosto de 2016, SUGA lançou no soundcloud sua mixtape intitulada Agust D, e assumiu o mesmo nome como seu pseudônimo para se afastar da imagem de idol. “So Far Away” é uma das faixas contidas na mixtape, que pode ser ouvida gratuitamente pela plataforma do SoundCloud, e expressa o vazio que é viver a vida sem ter um sonho pelo qual correr atrás, juntamente com a ansiedade e o sentimento de abandono.

“140503 At Dawn” – Escritor/ Compositor/ Produtor/ Engenheiro de Áudio

Outra faixa de sua mixtape, “140503 At Dawn” segue a batida original da música “Rain” do BTS e traz a fobia social como tema. Também expõe o sentimento de se manter forte na presença das pessoas.

“The Last” – Escritor/ Compositor/ Produtor/ Engenheiro de Áudio

Apropriadamente a última música da lista, mas não a última de suas letras carregadas com questões sociais. Essa faixa novamente aborda a fobia social juntamente com a depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e auto-ódio, com menção de tratamento psiquiátrico para tais problemas. SUGA narra sobre permanecer mal-entendido pela família, amigos e por ele próprio, junto com suas crises de fobia-social.
Veja ele como Agust D em sua música de mesmo nome abaixo:

Fonte; Billboard PH
Trans eng-ptbr; Bia Rehm @ btsbr

Artigos | por em 24/04/2017
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio