[NEWS] BTS explica o conceito por trás do álbum ‘Love Yourself: Her’: ‘Esse é o começo do nosso segundo capítulo’

Anúncio

[NEWS] BTS explica o conceito por trás do álbum ‘Love Yourself: Her’: ‘Esse é o começo do nosso segundo capítulo’

Do significado de “Go Go” ao por quê o grupo precisou exibir a vitória no BBMAs, RM explica tudo.

Poucas horas antes do lançamento de Love Yourself: Her, o significado do álbum não estava perdido junto ao líder do grupo, RM.

“É realmente um passo enorme para nós,” o rapper/compositor/produtor de 23 anos disse à Billboard durante uma entrevista por telefone de Seul. “Claro que todos os membros estão muito animados com o álbum. Estivemos ensaiando até agora, dia e noite, para mostrar as músicas novas e performances aperfeiçoadas. Eu deixei uma mensagem em nosso fan cafe outro dia, depois que terminamos, dizendo que ‘esse mini-álbum marcará uma reviravolta para o BTS’ e mesmo que a espera tenha parecido muito longa com esse álbum — acho que foi o grande evento, BBMAs, que foi em maio — muita coisa aconteceu.”

A espera foi particularmente antecipada para os fãs notavelmente apaixonados do grupo, conhecidos como ARMY, que vêm esperando por novas faixas de RM, Jimin, SUGA, J-Hope, Jin, V e JungKook depois de votarem para Top Social Artist no Billboard Music Awards 2017, ultrapassando nomes indestrutíveis como Justin Bieber, Ariana Grande, Selena Gomez e Shawn Mendes.

Desde então, o BTS conseguiu acordos de distribuição de álbuns com a Amazon e a The Orchard (“Acreditamos que álbuns físicos ainda contam e é muito importante que nos conectemos com nossos fãs ao redor do mundo,” disse RM), e saíram com sensações mundiais como Major Lazer, Halsey, Charli XCX (“Talvez seja meu sexto sentido, mas acho que vamos colaborar com ainda mais artistas interessantes,” acrescentou); até mesmo arranjando a produção de uma batida para Love Yourself: Her com The Chainsmokers.
Uma única ouvida do álbum super-produzido — que teve grande impacto na Billboard 200 — e fica clara a palpável paixão da intensa faixa título “DNA”, os comentários de cunho social em “Go Go”, entre muitas letras e momentos que parecem tiradas diretamente das jornadas pessoais dos membros. Há muita paixão, também, na voz de RM ao falar sobre essas novas músicas, como vê e encara o grande quadro e a mensagem do último lançamento com faixas repletas de EDM com pensamento pioneiro, hip-hop e pop do grupo. Continue lendo para a análise profunda de Love Yourself: Her da Billboard com RM:

Vamos começar pelo começo, com “Serendipity”. Por que essa foi a escolha certa para a intro do álbum e para começar uma nova era?

Quando escrevi a letra, melodias e os primeiros temas para “Serendipity”, eu tentei vir com coisas que você encontra raramente na vida, algo muito especial, como o gato tricolor*; coisas que têm significados extraordinários na vida das pessoas. Eu queria dividir esse momento.

N/T: Em inglês, “calico cat”.

 

Eu li a letra e reparei que é neutra em termos de gênero, o que acho ser muito poderoso. Isso foi uma decisão consciente?

A letra foi baseada em coisas raras e especiais da vida. Então, eu pensei que esses sentimentos transcendem gênero, cultura e barreiras entre as pessoas.

Nós sempre lançamos a “Intro” logo antes do lançamento da nossa faixa título, então a intro toma o papel de contar o conceito do álbum. Mas “Serendipity” foi, na verdade, a música certa para compartilhar os sentimentos da nossa faixa principal, “DNA”. Ela fala sobre como nossos DNAs são conectados no universo, e eu acho que esse foi o sentimento certo para esse álbum



Vamos falar sobre “DNA”. Como a faixa dá continuidade e progresso à história do BTS?

Quando falamos de nossas faixas título, “DNA” é sobre a expressão de um amor jovem e intenso. A letra diz, “nós dois estamos destinados a estarmos conectados desde o começo, nosso DNA é o mesmo”. Ao mesmo tempo, “DNA” está levando o BTS a novos caminhos. Tentamos aplicar perspectiva e gramática novas — se você escutar a música, entenderá o que estou tentando dizer –, é bem diferente de nossas músicas antigas, tecnicamente e musicalmente. Eu acredito que seja o ponto de partida do segundo capítulo de nossa carreira; o começo do Capítulo Dois.

“Best of Me” é realmente impressionante. Tem o som do The Chainsmokers, mas também tem o som do BTS. Vocês não se perderam, o que não é fácil quando se colabora com novos artistas. Como foi o processo?

Eu amo essa faixa! Nos conhecemos no BBMAs, foi muita sorte. Na verdade, [The Chainsmokers] nos convidaram para o show deles outro dia — eles fizeram um show enorme na Coreia e cantamos “Closer” juntos. Para “Best of Me”, eles nos deram diversas faixas e samples há alguns meses, nós e nossos produtores escolhemos um sample, tipo, “OK, isso combina com o nosso próximo álbum”.  Então trabalhamos nisso, mandamos para eles, perguntamos o que eles acharam da faixa que criamos e escutamos suas opiniões. E conseguimos! Estou muito animado [risos].

 

Seus álbuns sempre têm comentários sociais profundos. Vamos falar sobre os tópicos abordados nesse lançamento. “Go Go” vem à mente instantaneamente.

“Go Go” é uma música “da moda”, mas é sobre como a nossa geração mais jovem está vivendo suas vidas com expectativas baixas então as pessoas estão decepcionadas com a realidade; têm pouca esperança e há muitas dificuldades econômicas. Nós queríamos falar algo sobre isso e enfatizar ao mundo que isso não é escolha deles, mas a realidade brutal que força as pessoas a viver e gastar como se não houvesse futuro.

 

Mas na Coreia, “YOLO”* tem se tornado uma grande palavra-chave para os jovens porque não temos dinheiro e é muito difícil ter a chance de ganhar muito dinheiro. Eu acho que a sociedade traz muitos problemas para os jovens. Eles gastam dinheiro em máquinas de garra [para pegar brinquedos] em fliperamas e gastam tipo $30 tentando pegar os bonecos. E aí é tipo, “Ah! Gastei todo o meu dinheiro… droga. Mas não me arrependo”. Esse é o maior luxo para os jovens na Coreia: colecionar acessórios, cosméticos, e é o que pensam ser luxo. É “YOLO” porque é, tipo, “Eu vou comprar tudo isso! Eu vou comprar toda essa comida e vou comer! Eu vou fazer isso!” É triste porque é tudo que podemos fazer. “Go Go” está dizendo, “OK, faça, não vamos nos arrepender. Gaste muito dinheiro na máquina e coma a comida!” Mas, ao mesmo tempo, a música é muito fácil de cantar junto então eu acho que muitas pessoas irão gostar dessa música, especialmente se entenderem o significado mais profundo.

 

N/T: *“YOLO” é a sigla inglês para ‘you only live once’, ‘você só vive uma vez’.

 

Claro, eu preciso perguntar sobre fazer do seu discurso do BBMAs um interlúdio skit no álbum.

Você precisa ouvir “Mic Drop” porque o skit foi o meu discurso no BBMAs — porque esse foi um grande momento da nossa história — e colocamos “Mic Drop” logo depois porque é como se estivéssemos nos exibindo — tipo, “OK, é isso. Não não precisamos nos importar com mais nada”. Esse foi o skit e a música certa para o álbum.

 

A última música, “Outro: Her” realmente falou comigo. É quase como um diário.

Ha! [Risos]

 

Depois de falar com você, me parece que resume bem o álbum como um todo e  [a faixa, “Outro: Her”] é realmente introspectiva.

Eu acho que foi o meu trabalho mais rápido desse álbum. Eu escrevi o verso em vinte minutos; ele veio, sinceramente, do fundo do meu coração. Pensei que era o outro certo para esse álbum porque é realmente uma variedade de emoções — eu digo que conheci essa pessoa que eu realmente amo, essa pessoa é o amor da minha vida nesse momento, estou dizendo que eu estou confuso e estava procurando pelo amor e esse mundo é complexo. Mas eu acho que é você então, “eu a chamo de ‘ela’, porque você é minha lágrima”, “você é o começo e o fim de mim”. É isso que estou dizendo: você é meu espanto, mas também minhas respostas. Você é minha “ela”, mas também minha “lágrima”.

O gancho [da música] diz que o amor não é sobre felicidade, não é só sobre alegria, só sobre deleite. Se você quer amar uma pessoa, é preciso que saiba que terão lágrimas e pode até ter ódio nelas. Eu acho que um amor realmente inclui tudo isso. Era isso que estava tentando dizer. É complexo.

 

E se os fãs são sortudos o suficiente para ser o álbum físico, eles ouvirão duas faixas extras escondidas. Por que manter em segredo?

Eu acho que são escondidas porque você precisa ser um fã de verdade do BTS para entendê-las. Caso contrário, ficariam, tipo “por quê eles estão tão confusos sobre as coisas? Eles são bons?!? Eles são n.º 1 em algum lugar, eles têm tantas coisas, por quê estão preocupados?” As pessoas sempre falam sobre isso. Mas se você é um verdadeiro fã do BTS e você compra o álbum e escuta as faixas extras — se você é um ARMY que passou tempo com a gente desde 2013, 2014 –, você pode entender. É mais especial, mais próximo dos nossos verdadeiros corações.



Fonte; Billboard
Trans eng-ptbr; nalu @ btsbr

Entrevistas | por em 05/10/2017
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio