Vencedores do BBMAs: 5 coisas que você deve saber sobre o BTS

Anúncio

Vencedores do BBMAs: 5 coisas que você deve saber sobre o BTS

No Billboard Music Awards de domingo os nominados para Top Social Artist incluíam quatro nomes que não precisam de apresentação: Justin Bieber, Selena Gomez, Ariana Grande e Shawn Mendes. Mas nenhum deles foi para casa com o troféu – no lugar, o grupo de K-pop BTS, humilde e alegremente aceitou o prêmio. O septeto coreano formado por Rap Monster, Jimin, SUGA, J-Hope, Jin, V e JungKook fez seu debut no tapete vermelho americano na noite de domingo, mas a vitória no BBMAs dificilmente foi sua primeira grande conquista. Conheça as sensações das redes sociais e saiba porque eles são o ato internacional do pop para se observar.

1 –  O BTS escreve e produz as próprias músicas, socialmente conscientes

Uma olhada para PSY já é prova o bastante de que os artistas de K-pop tendem a focar em criar faixas loucas e chicletes, com um olho no mercado pop ocidental, mas o BTS se destaca como uma anomalia dentre seus semelhantes. Eles não são um grupo qualquer. Enquanto outros artistas de K-pop focam em músicas sobre corações partidos e festas, o BTS se conecta com sua audiência ao tocar em tópicos como saúde mental (a faixa do álbum de 2015 “Whalien 52” trata da solidão), política (ouça “Am I Wrong”, de 2016 e a colaboração do integrante Rap Monster com Wale, intitulada “Change”), bullying e até empoderamento feminino (“21st Century Girl” foi apresentada na tv coreana). Enquanto isso, os integrantes possuem créditos por composição lírica em quase todas as músicas e estão tendo maior papel na produção com os últimos lançamentos – o que também é uma raridade no K-pop. O single de 2016 “Save Me” tem os membros Rap Monster, SUGA e J-Hope, todos creditados como escritores e produtores.

2 – Eles são grandes estrelas das redes sociais

Estranhamente, nenhum membro do BTS possui uma conta individual nas redes sociais, mas a estratégia levou a números gigantes para a conta do grupo no Twitter (onde 5.9 milhões de seguidores atualmente veem os integrantes postando mensagens pessoais, selfies e playlists), Facebook (4.3 milhões), YouTube (3.9 milhões), Instagram (3.6 milhões), além de adicionais 5 milhões no popular V app da Coreia, onde os artistas realizam transmissões ao vivo durante as quais fãs de qualquer lugar do mundo podem conversar com o grupo. O sucesso deles nas redes sociais os viu passar 31 semanas, até agora, em primeiro lugar na parada Social 50 da Billboard, um rank global dos artistas mais populares nas plataformas online, uma façanha que certamente pavimentou o caminho para a vitória da noite de domingo.

3 – Eles já lançaram muita música, e são monstros de vendas

Em apenas quatro anos, o BTS não perdeu tempo para lançar música – incluindo uma mão cheia de  EPs, dois álbuns japoneses e três álbuns coreanos.

De todos os CDs, o que explodiu foi The Most Beautiful Moment In Life: Part 1 de 2015 e seu single principal “I Need U”. O EP não apenas impulsionou o grupo para o som pelo qual é mais conhecido (pop inovador com vocais e rap acelerados), mas também o sucesso da música deu ao BTS sua primeira vitória através dos charts coreanos.

O EP de sequência, The Most Beautiful Moment in Life: Part 2, e o álbum de conclusão para ambos os EPs, The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever, cimentou o lugar do grupo nos charts da Billboard. O single do álbum anteriormente citado, “Fire”, lhes rendeu seu primeiro No. 1 na parada World Digital Songs Sales da Billboard.

Desde então, eles só tem crescido. Enquanto o BTS é um gigante comercial em sua nativa Coreia do Sul, com seu álbum de 2016, Wings, sendo o álbum mais bem vendido do ano na Coreia, suas vendas são fortes mesmo em territórios onde os fãs não falam sua língua. Em sua primeira semana, Wings vendeu 16.000 cópias e emplacou o 26º lugar na Billboard 200, fazendo dele o mais bem colocado e mais bem vendido álbum de K-pop nos Estados Unidos até hoje. O CD também estreou em 62º lugar no chart de álbuns do Reino Unido.

Eles também tiveram outros três primeiros lugares no já citado World Digital Song Sales chart, com o single de moombahton “Blood, Sweat & Tears”, e os hinos do rock “Not Today” e “Spring Day”.

Por fim, seu mais recente lançamento, a versão japonesa do álbum Blood Sweat & Tears ficou no topo da parada Japan Hot 100, com mais de 200.000 cópias vendidas.

 

4 – Eles esgotaram shows no mundo todo, incluindo nos Estado Unidos.

Embora sem planos de realizar um lançamento em inglês, o BTS fez um sucesso estrondoso nos Estados Unidos com sua última turnê. Antes desse ano, o grupo já havia se apresentado em pequenos anfiteatros em duas turnês americanas diferentes, mas seu 2017 BTS Live Trilogy Episode III: The Wings Tour viu a banda esgotar arenas pelo país. A turnê estava originalmente planejada apenas para incluir três shows estadunidenses no Prudential Center de Newark, na Allstate Arena de Chicago e no Honda Center de Anaheim, mas após os ingressos esgotarem em minutos, mais duas datas foram adicionadas à Newark e Anaheim.

Saindo dos Estados Unidos, todos os shows da The Wings Tour tiveram seus ingressos esgotados, passando por América do Sul, do Norte, Oceania e Ásia.

5 – Começaram do nada, mas olha onde eles estão agora *

O BTS nasceu em 2013, da BigHit Entertainment, uma gravadora e agência coreana relativamente pequena, que era em sua maior parte desconhecida até que o BTS explodiu em 2015 com “I Need U”. Atos do K-pop com algum sucesso estadunidense – como PSY, CL, Wonder Girls, BIGBANG e Girls’ Generation – todos vem de grandes agências, como SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment, que possuem anos de artistas bem sucedidos nas mangas.

Apesar disso, o BTS construiu o próprio caminho e é hoje considerado um dos maiores grupos do gênero K-pop. Tudo isso mantendo sua personalidade divertida e modesta, ao mesmo tempo confiante e profissional.

* Referência a música do Drake “Started from the bottom”, escolhida pelo BTS como uma das músicas que eles gostariam que tocassem quando eles entram em um lugar.

Fonte: Rollingstone e People Magazines
Tradução e adaptação: VenomQ @ BTSBR

Artigos | por em 24/05/2017
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio