Encontrando as soluções para as inovações econômicas da Coreia do Sul com o BTS

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Encontrando as soluções para as inovações econômicas da Coreia do Sul com o BTS

O maior produto inovador da economia coreana deste ano é o BTS. Uma corporação caminhante e falante de sete pessoas, o grupo é considerado um “unicórnio”, valendo mais de ‎₩ 1 bilhão (cerca de R$ 3,4 bilhões)

Desde a sua primeira vitória em um programa de música da Coreia, em 2015, o BTS vem fazendo um caminho incrível e crescendo ano após ano, expandindo o seu domínio internacional. Uma estimativa de 15 milhões de ARMYs são ativos ao redor do mundo e, devido ao seu trabalho árduo, as letras em coreano são traduzidas para cada idioma e compartilhadas entre eles quase que em tempo real. O BTS é pioneiro em uma área onde ninguém foi capaz de chegar antes, chegando ao décimo lugar da Billboard Hot 100 e provando que o K-pop é um produto globalmente comercializável.

 

Por que o BTS é mais inovador que outros grupos?

Em primeiro lugar, eles tiveram sucesso na reforma da missão. A missão do BTS é de formar vínculos empáticos e consolar os jovens, similar à filosofia do ubuntu. O ubuntu é a filosofia fundacional da República da África do Sul, e a expressão pode ser traduzida como “eu sou porque nós somos”. É um ideal que é conhecido, também, por ter servido como fonte de influência para o ex-Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Estudantes do ensino médio que se identificam como ARMYs nos Estados Unidos gritam “Bangtan, Bangtan, Bang-bangtan” e agradecem ao BTS por fazerem ótimas músicas, prometendo apoiá-los para sempre. As pessoas crescem por causa de outras pessoas. Letras que falam sobre tópicos como depressão e as dificuldades do futuro e palavras que levam os fãs às lágrimas se tornaram a força de uma “influência positiva”, o que estabeleceu um fandom sólido. Uma missão que não tenha uma influência positiva não é capaz de sobreviver nos tempos de hoje. Consequentemente, também significa que a música que segue um “sistema de fábrica”, comercialmente movida, não é mais capaz de segurar o interesse do público por muito tempo. Com a missão inovadora de derrubar problemas sociais, o BTS está se posicionando como “artistas de impacto”.

Em segundo lugar, eles tiveram sucesso na adaptação da comunicação “inteligente” em um mundo “inteligente”. Estamos na era dos humanos-que-só-andam-com-smartphones, os chamados “Phono sapiens”. Na época dos Homo sapiens e no mundo dos impérios, a comunicação humana era feita através de jornais e transmissões televisivas. Phono sapiens e fandoms, no entanto, interagem através das redes sociais.

Quem é o presidente global do Twitter? O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump? Ou o BTS? A influência no Twitter é determinada pelo número de tweets e retweets. Em 13 de junho de 2018, a conta no Twitter de Trump contava com 37,800 tweets e 52,7 milhões de seguidores, enquanto o BTS tinha 10,906 tweets e 15,2 milhões de seguidores. Se contado o número de tweets compartilhadores por outros usuários por meio de retweets, no entanto, o BTS está à frente com liderança significativa.

Por que são tantos os retweets? Porque esses são os tweets que as pessoas querem compartilhar com outras pessoas. Elas querem se juntar ao movimento do BTS e prevenir preconceitos e opressões sociais. A música do BTS é uma maneira de assegurar seus argumentos e querem passar a mensagem para outras pessoas. As redes sociais são o meio perfeito para comunicar tais ideias, dando vida aos seus pensamentos e ações. Os ARMYs não estão meramente fazendo um favor ao BTS; eles seguem o grupo ativamente por causa de seus próprios valores e crenças.

Em terceiro lugar, eles tiveram sucesso em reformar o valor do seu produto e em oferecer um produto inovador. Diz-se que o cantor mais triste se torna uma “estrela cadente” — o cantor que fracassou em oferecer um novo e atraente produto deve deixar o palco após cantar uma só música. O BTS, no entanto, está sempre produzindo novas músicas baseadas nos conteúdos que jovens do mundo todo discutem nas redes sociais. A habilidade de escrever letras e músicas é o ponto forte deles. Para fazer uma analogia com os negócios, eles são como uma corporação que é dona de toda a pesquisa e desenvolvimento da sua cadeia de valor, promoção de produto e serviços. Se o BTS continuar a produzir incessantemente canções que contam as histórias e os sentimentos de seus fãs, adolescentes e com seus vinte e poucos anos, o seu sucesso será inevitável.

 

Fonte; Kim Ki-chan @ 매경 ECONOMY
Trans ko-ptbr; nalu @ btsbr

Artigos | por em 29/06/2018
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