Já passou da hora de você saber quem é o BTS e porquê estão chamando atenção

Anúncio

Já passou da hora de você saber quem é o BTS e porquê estão chamando atenção

BTS é uma sensação do K-Pop que vem conquistando o mundo. O básico: BTS, um grupo coreano, composto por sete membros, abreviação de Bangtan Sonyeondan, que significa Escoteiros à Prova de Balas. Como explicado pelo rapper e dançarino principal J-Hope, “tem um conceito profundo […] ‘Bangtan’ significa ser resistente a balas, então significa bloquear estereótipos, críticas e expectativas que atingem adolescentes como balas, significa preservar os valores e ideias dos adolescentes de hoje em dia.”

O grupo teve o seu debut em 2013, levando para casa nomeações como “Novo Artista do Ano” no MelOn Music Awards assim como “Artista do Ano” e “Melhor Novo Artista Masculino” no Mnet Asian Music Awards UnionPay, no mesmo ano.

Posicionados no Top 20 da Billboard juntamente com super estrelas internacionais, ganhando um artigo exclusivo na Cosmopolitan elogiando suas habilidades de dança, sendo nomeados como aqueles que mudaram o K-Pop para melhor, e coroados no EMA como Artista Coreano, #‎BTS mais do que merecem sua própria e especial hashtag com emoji, mas não apenas por suas conquistas.

Embora o BTS tenha ganho seu emoji no Twitter por sua popularidade na rede social, sua mais recente era vem ensinando seus fãs mais jovens lições de vida importantes. 화양연화 (The Most Beautiful Moment In Life, HYYH para os mais íntimos) se traduz como “O Momento Mais Bonito na Vida”. Dividido em três partes, 화양연화 PT.1 (Duas versões, Rosa e Branca), 화양연화 PT.2 (Duas versões, Azul e Pêssego), e 화양연화 Young Forever (Duas versões, Dia e Noite), a era começou em Abril de 2015, terminando recentemente em Maio de 2016.

O líder do grupo, Rap Monster, explica sua escolha no título da era: “Todo mundo diz que estamos em nossos momentos mais bonitos. Nós realmente estamos, mas eu queria ver o real significado atrás disso. Qual é o significado de Hwa Yang Yeon Hwa? […] Então eu olhei para o alfabeto chinês. As letras literalmente significam flor, formato, ano e brilhando. […] Mas as primeiras duas letras juntas significam ‘como uma flor’. E as duas letras seguintes significam um período de tempo. Então, um florescente período de tempo. Significa o mais lindo período de tempo em sua vida. […] Pode ser sua juventude. Talvez um período de tempo onde algo grande acontece. […] Se você sabe e sente esse momento sinceramente com seu coração, e que você está pronto para aceitar o momento, então desde o momento que você nasceu, a vida inteira pode ser bonita. Se alguém não sabe, então sua vida nunca é bonita não importa o quão rica, quão famosa ou quão bem sucedida sua vida é. Então quando falamos sobre o momento mais bonito de nossas vidas, talvez você possa pensar no seu próprio momento mais bonito de novo. […] Muitos jovens estão sofrendo. Tentando arranjar um emprego, […] estamos desistindo de inúmeras coisas. Mas mesmo nesse período de transição, você pode pensar que felicidade não é algo que você deve conquistar. Você ainda pode se sentir feliz durante o processo de conquistar algo.”

O grupo que faz uma fusão de K-Pop e Hip-Hop está reconhecendo as lutas e problemas de seus fãs e mostrando uma luz do fim do túnel. A parte mais importante da recente era do BTS são os clipes musicais. Com fotografias além de incríveis, os fãs seguem uma complexa história sobre crescer enquanto os membros crescem além de seus próprios problemas.

화양연화 PT.1: O COMEÇO

Enquanto ARMYs, o nome da fanbase do BTS, se tornou imersa em teorias, reflexões e conclusões sobre comuns lutas adolescentes se tornaram uma tendência. A era foi introduzida com um cordial trailer de comeback, apresentando uma animação. O trailer define o ponto de partida da era na escola, para a maioria de nós adolescentes, o gatilho de nossos maiores medos e preocupações, culminando nossas ansiedades. A letra da música detalha a ansiedade de um garoto adolescente, aterrorizado pela realidade, jogando basquete para esquecer suas preocupações. Atirando suas inquietações e preocupações, ele finge entender o mundo em que vive enquanto apenas um adolescente. Seu desempenho ruim na escola é esquecido uma vez que ele está fazendo seus arremessos, gritando enquanto faz suas tentativas de acreditar que tudo irá se consertar. Entretanto, seus pensamentos cercam sua mente, lembrando-o que tudo isso é errado e ele não pode consertar. Uma alusão ao nome da era, flores o símbolo do trailer. Parece familiar, não parece? Tentar prosperar na escola enquanto se mantém calmo, se assegurando de que tudo vai ficar bem.

(AVISO – contém: AFOGAMENTO, SANGUE, FACADAS, VIOLÊNCIA, MEDICAÇÕES, FOGO)

O trailer foi seguido pelo primeiro videoclipe da era, I NEED U. I NEED U possui duas versões, a editada própria para todas as idades, e a versão original, censurada. Lançada antes da versão original, popularmente conhecida como a edição com cortes do diretor, a versão censurada viu o começo das teorias dos fãs. Muito foi deixado no suspense, levando os fãs a insanidade enquanto tentavam descobrir o significado por trás de cada simbolismo e cada membro. Uma questão foi inegável para todas as versões: algum deles realmente morreu?

A letra de I NEED U deixou os fãs se questionando sobre corações partidos e o dano de se estar solitário. O videoclipe original mostra cenas poderosas de depressão, tentativa de suicídio e solidão. A introdução ao videoclipe, anterior à música, mostra cada membro com seu enredo pessoal, desconectados um do outro. A letra começa com a frase “Fall, everything”, inglês para “desabando, tudo”, definindo o clima da era: problemas, lutas diárias. Entre as cenas de cada membro separados, podemos ver o grupo reunido, se divertindo, vivendo seu momento mais bonito. Como uma adolescente batalhando para sobreviver aos meus demônios pessoais e pensamentos que me assombram, no momento em que nós fãs vemos seus ídolos retratando a mesma luta, nos sentimos compreendidos. BTS não faz pouco caso dessas horas de dificuldade.

Por que ver pensamentos tão íntimos transmitidos para as massas não incomoda os fãs? Primeiramente, não é algo sensacionalista. BTS faz um maravilhoso trabalho demonstrando felicidade e tristeza em seu íntimo. Segundo, o grupo mostra completa maturidade quando lidam com o assunto. Quando perguntado sobre I NEED U, Rap Monster explicou “Honestamente, se você perguntar o motivo dessa música ter se tornado o título, é porque nós achamos que mesmo que digam que a juventude é linda, é simultaneamente muito curta, então você pode acabar vagando e encontrando muitas situações de perigo. Além da beleza interminável da juventude, nós quisemos iluminar os lados maios sombrios e pesados dela. É uma história de amor que poderia ser contada por um jovem, mas também é cheia de letras que podem ser perigosas.”

BTS distancia seu conceito do que o K-Pop é conhecido por representar. Com o paralelo de debutar seus ídolos ridiculamente jovens, contratos abusivos e treino excessivo, o grupo mostra maturidade quando lidam com problemas adolescentes reais. Enquanto conscientes da seriedade do assunto, BTS lida com a mente adolescente confusa de forma brilhante.

화양연화: PRÓLOGO

(AVISO: SANGUE)

Por definição, o prólogo de 화양연화 supostamente deveria responder todas as nossas questões, que aconteceram anteriormente a I NEED U. Aconteceu que fomos enganados. O prólogo foi uma introdução à tour seguinte 화양연화 On Stage, e nos deixou com ainda mais dúvidas. Mais uma vez, as atuações dos membros estão no ponto, destacando V (Kim Taehyung) e Jin (Kim Seokjin).

Mesmo que muitos clamem que Jin é personagem principal durante era, os fãs ficaram confusos procurando por ligações entre I NEED U com o prólogo. Apesar de carregar o título, o curta aparenta acontecer exatamente depois de I NEED U. V é visto chocado e desesperado, pedindo para ver seu amigo. O vídeo então transiciona para os todos os garotos encontrando V, Jin aparecendo depois, visto com uma câmera de vídeo. Os espectadores acompanham a perspectiva do Jin e dos garotos em uma viagem amigável. Os fãs possuem a teoria de que os meninos estão escapando enquanto Jin grava cada momento que eles passam juntos. O prólogo aparenta ter uma alegre mensagem de amizade, isto é, até V pular na água. O garoto não é visto atingindo a água, mas o curta termina com Jin, sentado em seu carro, sozinho na água, enquanto olha para uma foto Polaroid que ele tirou com SUGA, exceto que dessa vez SUGA não pode ser visto na foto.

Seguindo o conceito da era, os garotos dão valor a sua amizade acima de tudo. Um V desesperado é visto precisando de seus amigos, enquanto o grupo 7 de meninos acompanham uns aos outros. Em momentos em que estamos amadurecendo, muitos de nós sentimos como se nossos amigos sejam os únicos que nos entendem. Considerando cada personagem individualmente exposto em I NEED U, apenas V aparenta ter uma conexão familiar forte, e isso não termina muito bem para ele. Como um grupo que tem mostrado dar valor ao trabalho em equipe, BTS dá destaque à importância das amizades durante a juventude, uma companhia para viver seu momento mais bonito da vida junto.

화양연화 PT.2: REGRESSO

Em novembro de 2015, BTS já havia anunciado a segunda parte de sua era, introduzindo o próximo videoclipe através do trailer de retorno intitulado “Never mind.” O novo trailer tem uma vibe e conceito completamente diferentes do primeiro. Começa com a figura de uma borboleta, introduzida no prólogo. Enquanto ouvimos aplausos da multidão, a borboleta acende como o foco no centro das luzes brilhantes. Never mind é uma reflexão sobre puberdade e sucesso. A letra é bem mais agressiva que as músicas anteriores da era, refletindo no caminho para o sucesso do grupo. Através da voz de SUGA, a música parece ser bastante pessoal. Entretanto, carrega uma mensagem importante.

Enquanto a primeira metade da era explorou os problemas da adolescência, o trailer de retorno proclama aceitação pessoal. A letra expressa o sentimento de não ligar para o que os outros falam, fazem, ou a dor que isso possa te trazer. Desde que você mantenha sua cabeça erguida, seus sonhos se tornarão alcançáveis. Fracasso e frustração se tornam meros obstáculos a serem superados ao invés de pontos de parada. Como o BTS anteriormente reconheceu momentos de dificuldade, agora eles mostram suas vitórias pessoais como motivação. O trailer mostra que ser jovem vem com suas vantagens. Juventude é uma página em branco que devemos preencher com nossas próprias histórias, batalhas, e terminar em sucessos. Enquanto ainda somos jovens, nós podemos deixar todas as preocupações de lado e focar na linha de chegada. “Deixe para lá, não importa quantos espinhos estão no caminho, apenas corra por cima deles […] Somos jovens demais para desistir.”

(AVISO: AFOGAMENTO)

Como aconselhado em Never Mind, os garotos agora estão correndo. Correndo de seus problemas, correndo juntos. O videoclipe de RUN começa com V afundando na água, cenas dele afogando espalhadas ao longo, junto com cenas dos garotos festejando. O videoclipe aparenta ter ainda mais cenas externas que de alguma forma se conectam. Fãs clamam que os momentos onde todos os membros do grupo estão juntos são flashbacks de suas vidas com o membro Jin, que morreu, em teoria. Momentos nos quais os membros Rap Monster e V são capturados pela polícia; SUGA e Jungkook em uma luta de punho; e J-Hope e Jimin numa guerra de travesseiros onde aparenta ser um quarto de hospital representam ser diferentes mecanismos de como lidar. Jin é visto olhando diretamente para a câmera, aparentemente aterrorizado, antes do videoclipe ser cortado para a cena do afogamento de V.

Assim como I NEED U, a letra de RUN expressa uma história de amor. Dessa vez, há uma necessidade de correr, não importa o que aconteça, não importa o quão machucado, não se pode parar de correr. A letra também expressa a naturalidade em estar ferido, despencando. BTS amarra a letra e os conceitos ao trailer conceitual, I NEED U a Never Mind através de RUN, mostrando a batalha, a realidade da queda e a possibilidade de sucesso.

화양연화 YOUNG FOREVER: ENCERRAMENTO

O álbum final do BTS não teve um trailer como os outros dois anteriores. Entretanto, foi introduzido com um epilogo. Young Forever tem um videoclipe minimalista, mostrando os garotos escapando de um labirinto feito de cercas e correndo juntos uma vez que livres. A letra, entretanto, não falha em trazer arrepios para o ouvinte. A própria carreira do grupo são agora o foco de suas preocupações, como eles estão indo, seu amadurecimento como artistas, e a resposta dos fãs. “Vagando por esse labirinto da vida,” BTS deseja permanecer jovens para sempre, para continuar vivendo seu momento mais bonito. Mais uma vez, o grupo entoa a importância de seguir em frente, com esperança e sonhando.

SAVE ME, o videoclipe que fecha a era, é novamente minimalista, um vídeo de um único take seguindo os membros enquanto eles dançam em uma linda colina gramada. SAVE ME é inteira sobre a letra, é o choro final de ajuda. Em um momento no qual lutar não é mais possível, pedir ajuda se torna o último recurso para se salvar. Apesar de parecer desconexo, é importante para o BTS terminar uma era de auto-aceitação com este conceito. Muitos de nós sentimos a necessidade de nos suceder sozinhos, como se o sucesso fosse um progresso solitário. SAVE ME, no entanto, descorda. Uma era que explora a mente adolescente e maturidade termina com um chamado do coração. Enquanto nós lutamos nossas próprias batalhas emocionais, nós frequentemente esquecemos que as emoções não devem ser ignoradas. O fim dessa era do BTS nos deixa com muitas questões relacionadas ao roteiro, mas nos assegura de que enquanto for possível se suceder, não se pode desistir do amor.

화양연화: GRANDES HITS E SUCESSO GLOBAL

Os maiores sucessos do BTS aconteceram durante sua 화양연화 era. DOPE e FIRE são músicas que geralmente não são associadas com o conceito da era e são deixadas de lado nas teorias dos fãs. Entretanto, elas trouxeram ao grupo inúmeras realizações globais, conduzindo ao seu emoji no twitter e a todo o sucesso.

DOPE foi o primeiro reconhecimento global do grupo quando tocou durante um jogo do Steelers. Também foi uma das músicas de K-Pop mostradas a youtubers durante o Youtubers React to K-Pop #4 do canal Fine Brothers, elogiada por todos reagindo por sua produção e coreografia. Em menos de um ano, DOPE tem um total de 68,741,794 visualizações, totalizando as visualizações do canal da Big Hit Entertainment’s com o da 1theK.

FIRE garantiu ao BTS seu primeiro AllKill não certificado, no topo do maior catálogo de música da Coreia em seu lançamento. Em menos de 24 horas, o videoclipe teve mais de 1,000,000 de visualizações em seu canal principal, ficou em #1 lugar no iTunes K-Pop Chart, #29 no iTunes Top 200 e FIRE foi #58 lugar no iTunes Single Charts. O BTS passou 14 semanas no Billboard International Album Charts, e pela segunda vez, entrou no ranking com seu álbum mais recente. O BTS levou para casa cada trófeu ao qual concorreu enquanto promovia FIRE, e sob a luz de seu reconhecimento mundial, ganharam seu próprio emoji com hashtag, que até o momento foi usado em mais de 11 milhões de tweets.

Como o BTS está mudando o K-Pop para melhor, esse grupo asiático de garotos não pode mais ser ignorado.

Fonte: Affinity Magazine
Tradução por Caroline Piazza @ BTSBR

Artigos | por em 16/06/2016
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio