[NEWS] O que há por trás de “Pied Piper”

Anúncio

[NEWS] O que há por trás de “Pied Piper”

BTS opta novamente por abordagens de assuntos delicados e “Pied Piper” é sem dúvida uma das músicas mais revolucionárias da carreira do grupo, graças à sua crítica da grande cultura de fãs que ajudou o septeto a prosperar.

Desde que os Beatles lideraram a “Invasão Britânica”, bandas e grupos estrangeiros à indústria musical norte-americana e aos Estados Unidos tem dependido do ardente suporte de seus fãs para prosperar no competitivo mercado musical do país. O BTS não é um caso à parte, e o septeto constantemente demonstra o quão gratos são pelo amor e dedicação que os ARMYs têm para com eles. Se tornando o mais proeminente artista coreano desde PSY e o grupo é sem dúvidas o grupo do momento graças a seu árduo trabalho e o amor de seus fãs.

O interessante aqui é que em “Pied Piper” o grupo questiona e derrama críticas construtivas exatamente para aqueles que têm sido à chave de seu sucesso. A música é sem dúvidas uma das mais subversivas e ousadas da carreira do BTS exatamente por isso. Aqui os integrantes mais uma vez não tem medo de abordar questões e problemas sociais pela música, desta vez, a natureza obsessiva e fanática, fortemente presente dentro do K-Pop.  

Em harmonia com o foco de longa data do grupo em transmitir mensagens de apoio, força e empatia, desta vez a boy-band em uma música melodiosa, leve e brincalhona lembra aos ARMYs que eles não são uma questão de vida ou morte. Em uma indústria que depende fortemente do suporte e resposta de sua audiência, a abordagem franca do BTS para com os perigos e realidade de viver sua vida em função de ídolos e artistas e acabar por tornar sua própria vida uma distração, é o mais contraditório e ousado que o grupo já demonstrou no cenário musical pop.

“Agora para de assistir e estude / Seus pais e chefes me odeiam,” diz RM logo no primeiro verso, referindo-se à negligência de sua própria vida para absorver conteúdo relacionados a eles como parte de uma grande distração. “Eu sei que você não decide do que gosta, pare e interprete os vídeos musicais depois.”

Recheada com uma letra de amor um tanto fraternal e a quente afeição que é audível através da suave melodia e leve entrega dos raps, deixando a música bem longe de um sentimento apenas amargo e tornando-a um ode para os fãs, guiando e enchendo-os com um carinho e amor talvez duro de receber, mas que possui muita paixão por trás.

Escrita pelos três integrantes da rap-line, RM, SUGA e J-Hope, juntamente com o CEO da Big Hit “Hitman” Bang e vários outros colaboradores regulares, a letra de “Pied Piper” está repleta de referências à famosa lenda alemã de mesmo nome, onde o personagem chamado Pied Piper leva crianças para longe de seus pais para sempre através do som produzido por sua flauta, e na música, BTS se auto-critica ao se comparar com tal personagem como um atraente perigo que está “tomando conta de você”. (Frase contida de forma irônica e bem colocada no refrão da música)

“Siga o som da flauta. Siga à esta música. É perigoso, mas sou tão doce,” os integrantes cantam durante uma das linhas do refrão da música.

As referências não param por aí, o septeto também usa de alusão o Jardim do Éden, onde o grupo é tanto o paraíso quanto o fruto proibido que levou Adão e Eva à tentação e respectiva expulsão e expurgo do jardim.

O uso de referências literárias não é novo ao BTS. Fãs já descobriram alusões de obras como “Demian” de Herman Hesse e livros de Haruki Murakami, um dos escritores favoritos do líder Rap Monster, em trabalhos passados do grupo. Mas a mensagem de “Pied Piper”, com os integrantes se colocando como um perigo para seus fãs, é diferente de tudo já visto não só no cenário K-Pop mas também na indústria pop atual. BTS é único ao provocar seus fãs ao mesmo tempo que reivindica responsabilidade por tal ato.   

A abordagem descarada de “Pied Piper” para criticar o próprio espaço que é fonte de prosperidade do grupo é o que exatamente os torna tão amados e foco de admiração por muitos aos redor do mundo.

 

Fonte: Billboard
Trans eng-ptbr; Bia Rehm @ btsbr

Notícias | por em 23/09/2017
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio