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O sucesso global do BTS é um caso raro para um grupo que não vem de uma das três grandes agências – S.M. Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment.
A gravadora do grupo pode parecer pequena, mas seu motor é poderoso o suficiente para impulsionar o sucesso do grupo na Ásia e em muitas outras partes do mundo, cativando milhões de fãs de K-pop.
A agência do BTS, BigHit Entertainment, é comandada pelo ex produtor-chefe da JYP Entertainment, Bang Shi-hyuk, que esteve por trás da criação de alguns hits monumentais do K-pop, como “Sky Blue Balloon” (2000), do g.o.d; “Bad Guy” (2002), do Rain, e “Can’t Let You Go Even If I Die” (2010), do 2AM.
Bang Shi-hyuk é a figura paterna musical do BTS. Ele apresenta cuidadosamente as ideias para as músicas e atividades do grupo enquanto, ao mesmo tempo, se mantém aberto às opiniões dos artistas quanto às direções da produção. A atenciosidade, que difere do microgerenciamento que outras empresas de entretenimento preferem, é o que os críticos consideram como o maior motivo por trás do sucesso desse grupo desfavorecido.
O BTS fez seu debut em 2013 sem muito estardalhaço, mas desde então conquistou títulos sem precedentes para um artista de K-pop no cenário global. Entre grupos de K-pop, a banda é a primeira a chegar ao topo das paradas do iTunes em 26 países, a primeira a ser reconhecida na parada da Billboard 200 com quatro álbuns consecutivos e a primeira a receber mais de 10 milhões de visualizações em um vídeo do YouTube em menos de 24 horas.
De acordo com os rankings lançados pela Billboard para a semana de 4 de março, o álbum mais recente do BTS, WINGS: You Never Walk Alone, ficou em 61º lugar na lista da Billboard 200, colocando o grupo ao lado de cantores como Adele e John Legend. Anteriormente, em dezembro de 2015, The Most Beautiful Moment in Life Pt. 2 ficou em 171º lugar; em maio de 2016, The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever ficou em 107º lugar e, em outubro de 2016, WINGS alcançou o 26º lugar.
1. Talento Puro
O BTS possui talento puro. A banda não é somente formada por homens convencionalmente bonitos, mas cada integrante do grupo é capaz de fazer fortes apresentações solo com êxito.
O último show da da banda em Seul nos dias 18 e 19 de fevereiro provou esse ponto: a cada integrante do BTS foi atribuída uma apresentação solo do álbum mais recente deles. O resultado foi um um palco saturado com sete estilos únicos, que animaram o show e deram ao BTS crédito como um grupo de legítimos músicos.
O grupo multitalentoso também escreve e produz suas próprias músicas. Para o álbum WINGS, o líder Rap Monster e J-Hope participaram escrevendo letras e produzindo a música para “Boy Meets Evil” e “Blood, Sweat & Tears”; Suga participou escrevendo “Blood, Sweat & Tears” e “First Love”; Jimin ajudou com “Lie”, e V, com “Stigma”.
Ao se envolverem na produção, o BTS lança músicas originais que impressionam com sua identidade única, diferente das narrativas genéricas que frequentemente saturam o K-pop.
Os sete cantores do BTS são também ótimos dançarinos que possuem domínio das coreografias sincronizadas, icônicas dos artistas de K-pop. Confira o clipe de “Dope” e veja alguns passos intensos.
Quem quer que esteja dirigindo os vídeos para o BTS precisa de um prêmio. O clipe de “Not Today” atingiu mais de 10 milhões de visualizações no YouTube em menos de 24 horas. Para sermos bem precisos, após o seu lançamento, o vídeo conquistou 10,293,859 visualizações em 21 horas e 38 minutos.
2.Presença ativa em redes sociais
O BTS é informal frente às câmeras. Os integrantes não têm medo de falar diretamente com os fãs e também não veem problema em mostrar seu lado desleixado “natural”. Os fãs gostam muito de ver as estrelas agindo como garotos comuns.
No K-pop, mesmo entre as estrelas mais famosas, muitos não falam tanto em ambientes públicos com medo que algo dito possa lhes trazer problemas. É possível que também não sejam bons em falar de improviso. O resultado é uma grande quantidade de estrelas bonitas, mas sem cor, altamente dependentes da imagem imaculada montada por suas empresas de entretenimento.
Os meninos do BTS, em contraste, mostram suas características com o uso extensivo de redes sociais. Muitos fãs internacionais dizem terem se deparado com o grupo pela primeira vez através do projeto original de entretenimento, os “Bangtan Bomb”, episódios que são exibidos regularmente no canal do grupo no YouTube.
A banda também possui uma conta no Twitter que é coletivamente usada por todos os integrantes. O BTS posta fotos intencionalmente ridículas de cada um para o fã clube, Army, para provocar risadas.
O BTS tem fãs solícitos que fazem questão de ajudar o grupo a ir cada vez melhor nos charts e premiações.
O fã clube tem o nome de ARMY como em referência ao vínculo perpétuo com os Bangtan Boys. Bangtan significa à prova de balas em coreano, e ARMY, exército em inglês.
Os ARMYs fazem stream sem parar nos charts online, ajudando seus ídolos a ganhar reconhecimento e criar terreno para prêmios.
Os participantes do fã clube abertamente aconselham uns aos outros a deixar seus telefones no mudo e fazer stream das músicas do BTS durante o dia, e até mesmo enquanto dormem.
Para se juntar ao feroz grupo de apoiadores oficias, os fãs têm que se registrar no cafe online dos ARMYs e fazer testes que provam seu conhecimento sobre o BTS. Se passarem no teste, o cafe permite que sejam elegíveis para concorrer a um lugar na escolha anual de um grupo exclusivo para essa rede social.
Membros do fã clube oficial têm o privilégio de saber primeiro sobre as atividades do BTS e conhecer o grupo em eventos.
N/T: *No original, “an Army of fans”; trocadilho com o nome do fandom do BTS, ARMY que, em inglês, significa exército.
Fonte; KpopHerald
Trans eng-ptbr; nalu @ btsbr
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