O trabalho indispensável de RM junto ao BTS e para o grupo

Anúncio

O trabalho indispensável de RM junto ao BTS e para o grupo

O líder do BTS, RM, tem atualmente 6.1 milhões de ouvintes mensais no Spotify e é o artista solo coreano mais ouvido da plataforma. Seu mais recente trabalho ‘mono.’ é também o álbum com mais números #1 no iTunes para qualquer solista coreano, e sua mais recente parceria com Lil Nas X, “Seoul Town Road” alcançou um novo recorde de estréia no Spotify. 

RM não está quebrando recordes apenas sozinho, mas também com o BTS, e é no grupo que ele exerce um papel de suma importância. Como um compositor, liricista e produtor, RM vem moldando a música do septeto desde o início da carreira do grupo, em 2013. 

Atualmente, RM tem 133 músicas registradas em seu nome na KOMCA – Associação Coreana de Direitos Autorais Musicais – e ele já está entre os 5 idols que possuem mais créditos (seja por produção, composição e/ou letra) em músicas, isso levando em conta que nem todos os seus trabalhos como compositor e liricistas (até o presente momento) estão registradas na KOMCA. Antes mesmo de começar a escrever para o BTS, RM já escrevia para seus ex-colegas de empresa, começando lá em 2010 com a música “Love U Hate U” do 2AM e duas músicas para o grupo feminino Glam. 

Quando o BTS estreou, em 2013, com o single “No More Dream”, RM falou sobre como ele não tinha sonhos em sua época de escola e como essa experiência inspirou a criação da música. No álbum de debut do grupo, 2 Cool 4 Skool, ele se envolveu na escrita de todas as músicas com exceção da interlude do álbum. E desde então, RM se envolve em todos os álbuns do BTS e é o único integrante que participou da composição lírica de todos os singles do grupo. 

2018 foi o ano que o BTS alcançou uma fama ainda maior internacionalmente; o álbum Love Yourself 轉 ‘Tear’ foi número #1 na Billboard Top 200. E novamente, RM foi o único integrante envolvido em todas as músicas do álbum, e o único creditado por “Fake Love”, que se tornou a primeira entrada do grupo no disputadíssimo Top 10 da Billboard Hot 100. O single também é a música coreana com maior número de reproduções no Spotify. 

img

E RM não para por aí. Ele também foi o único envolvido na composição lírica de todas as músicas do mais recente álbum, também número #1 na Billboard, Map of the Soul: Persona. A intro do álbum é responsabilidade do líder, e ele ganhou inspiração da teoria analítica do médico e psicólogo Carl Gustav Jung. RM foi amplamente elogiado pela letra da música, assim como as mensagens nela contidas. 

RM trabalha na produção, composição e escrita não apenas das músicas do BTS ou para seu trabalho solo, como também trabalha ao lado de seus colegas de grupo. Ele é creditado nos projetos solos de todos os outros integrantes com a exceção de SUGA. O mais recente solo de V, “Singularity”, foi todo escrito por RM, em apenas um dia após ser liberado do hospital pela sua cirurgia de desvio de septo. 

Então, como um escritor, compositor e também produtor de muitas músicas para o BTS, sua carreira solo e outros artistas, RM fez de si próprio a peça central da discografia do BTS (psiu, ele recentemente começou a trabalhar como engenheiro de som também). E seu talento de ouro está presente em todas as suas músicas. 

Fonte: Allkpop

Artigos | por em 11/09/2019
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio