Quais as chances do BTS ser nomeado ao Grammy?

Anúncio

Quais as chances do BTS ser nomeado ao Grammy?

Por anos, o BTS tem sido um dos grupos de K-Pop de maior sucesso, mas 2018 foi o ano em que eles superaram um país, um idioma e um gênero musical, e se tornaram verdadeiras e inegáveis super-estrelas. Eles alcançaram alturas e realizaram feitos que poucos haviam conseguido anteriormente, e agora que eles têm diversos recordes e conquistas nas paradas, finalmente chegou a hora deles serem nomeados ao Grammy?

Muitos diriam que sim, mas como é geralmente o caso quando se trata do maior prêmio da indústria musical, não se trata apenas de merecer amor ou não, e sim sobre as chances estarem ao seu favor… e, no momento, parece que o BTS está enfrentando uma batalha difícil quando se trata do Grammy.

Está é minha opinião sobre as chances do grupo ser nomeado em diversas categorias da premiação, e porque eles podem ou não ser incluídos.

Melhor Artista Revelação

Meses atrás, rumores sobre o BTS ser ou não um dos poucos sortudos à conseguir uma vaga na categoria “Melhor Artista Revelação” começaram, mas agora, infelizmente, tais rumores acabaram. Enquanto o grupo teve um ano incrível, entrando no mainstream de uma maneira que poucos fizeram em um período tão curto de tempo, eles não estarão concorrendo a este prêmio altamente cobiçado. A Recording Academy considerou-os inelegíveis à esta categoria, já que eles lançaram músicas anteriormente, não podendo ser considerados uma “revelação”, mesmo que milhões de americanos tenham ouvido o nome BTS pela primeira vez apenas no ano passado.

Álbum do Ano

Com oito vagas [na categoria] desta vez, é possível que o BTS possa se tornar o primeiro artista de K-Pop a receber uma indicação para “Álbum do Ano” – a maior honra da indústria da música? Embora esse sonho possa parecer distante, o grupo pode ter atrapalhado suas próprias chances ao lançar muitas músicas em um curto espaço de tempo.

O BTS tem não um, mas dois 1º lugar em 2018, e apesar de ser um feito raro e um sinal de sua enorme popularidade, isso pode muito bem impedi-los de serem indicados ao “Álbum do Ano”.

Isso porque os eleitores do Grammy não saberão se devem nomear Love Yourself 轉 ‘Tear’ ou o lançamento seguinte, Love Yourself 結 ‘Answer’, ambos lançados no mesmo período de elegibilidade. Os eleitores provavelmente se dividirão entre os dois, o que pode significar que nenhum dos dois seria nomeado. Isso já aconteceu alguns anos atrás, quando Kanye West lançou os álbuns My Beautiful Dark Twisted Fantasy e Watch The Throne, com Jay-Z, no mesmo ano. Ambos eram bons o suficiente para ganhar indicações por conta própria, mas como estavam competindo um contra o outro no mesmo período de elegibilidade, eles cancelavam um ao outro.

Música do Ano e Disco do Ano

Quando se trata da “Música do Ano” e do “Disco do Ano” (o primeiro sendo para os compositores, e o último para o artista que executou a faixa e os produtores), é muito difícil para qualquer artista conseguir uma indicação em qualquer das categorias. No período de elegibilidade mais recente, o BTS só conseguiu uma faixa Top 10, com “FAKE LOVE”, e a música conseguiu ficar por pouco tempo entre as 10 primeiras (embora isso ainda tenha os ajudado a fazer história). Outro grande single do grupo, “IDOL”, atraiu a atenção do público com a parceria com Nicki Minaj, mas não conseguiu chegar ao top 10, ficando na 11ª posição, e acabou não ficando no Hot 100 por muito tempo.

Além do fato que nenhum desses singles acabou sendo sucessos [na posição das paradas] por muito tempo no Hot 100 (o que não é necessariamente um qualificador para qualquer uma das categorias, embora seja uma boa parte de ser nomeado candidato à elas), ambos são primariamente em um idioma diferente do inglês, o que também pode prejudicar suas chances.

Nos 60 anos em que o Grammy distribuiu prêmios, apenas cinco músicas que não fossem cantadas em inglês foram nomeadas à “Gravação do Ano” e duas concorreram à “Música do Ano”, considerando as centenas de indicados. Novamente, embora a barreira do idioma não desqualifique a inclusão do BTS como um dos nomeados, ela faz com que seja mais difícil para os eleitores [do Grammy] entenderem o poder e talento artístico por trás das submissões.

Outras categorias

A melhor chance do BTS à uma indicação ao Grammy não está nas 4 grandes categorias, mas em uma entre as demais. A pergunta é… qual delas? Dependendo de qual categoria o grupo decidir submeter suas músicas e seus álbuns, eles podem acabar nas categorias de dance/eletrônica, pop, ou até mesmo hip-hop, mas se eu tivesse que adivinhar, eu diria que as melhores chances do grupo estão nas duas primeiras. Eles também podem submeter sua música para avaliação à “Best World Music Album”, e se eles forem indicados, eles podem ser o primeiro artista do K-Pop a receber tal honra, e poderiam ter a chance de ganhar devido à sua esmagadora popularidade e sucesso nas paradas.

“Melhor Videoclipe” também pode ser um lugar onde o grupo receba um indicação, já que seus visuais ajudaram a impulsionar músicas como “FAKE LOVE” e “IDOL” tão alto no Hot 100, e eles foram notáveis por seu estilo e apresentação.

O BTS apenas saberá se irá receber ou não o reconhecimento da Recording Academy no dia 5 de dezembro, que é quando a lista completa de indicados será anunciada.

Fonte: Hugh McIntyre @ Forbes

Artigos | por em 16/11/2018
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio