‘Speak Yourself’ com a ajuda do BTS em prol da sua saúde mental 🎗

Anúncio

‘Speak Yourself’ com a ajuda do BTS em prol da sua saúde mental 🎗

Aviso de gatilho: O artigo a seguir trata de assuntos como depressão e ansiedade — tudo no contexto das experiências da autora do texto. Se você é sensível a esses assuntos, leia com cautela. Se você se sentir vulnerável, procure o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br. Você não está sozinho.

Talvez tenha sido quando você estava chorando no seu quarto. Ou lidando com as recentes, abertas feridas do luto. Talvez, “Eu só estou um pouco triste” tenha se transformado em questionar a sua vida. Nós escondemos as coisas por trás dos nossos olhos, e forçamos engolir o choro de um pedido de socorro, e é por isso que não percebemos quantas pessoas estão lidando com mais do que elas podem. Nossos problemas parecem nos isolar, e ainda assim algo aparece para levantar o véu e revelar as experiências das pessoas ao redor do mundo.

“O que eu quero dizer é que todas as pessoas do mundo se sentem sozinhas, e todas se sentem tristes. E se nós sabemos que todos estão sofrendo e solitários, eu espero que possamos criar um ambiente onde nós podemos pedir ajuda, e dizer que as coisas estão difíceis quando elas estiverem difíceis, e dizer que sentimos falta de alguém quando estivermos com saudade.” – Min Yoongi (SUGA)

Se sentir solitário e como se ninguém estivesse te escutando é um efeito colateral dos nossos problemas, insegurança sobre falar sobre eles, e obstáculos difíceis de ultrapassar. Há importância em ser aberto, e não apenas para si mesmo. Ser aberto pode criar um efeito dominó. Uma onda de pessoas levantando suas mãos para dizer “Eu também sinto isso,” incentivadas porque alguém disse primeiro. Se isso ajudar uma única pessoa, fizer uma pequena diferença, ou causar o mínimo de inspiração, pode fazer valer a pena.

O BTS tem sido a motivação para fazer isso. Motivando milhares de pessoas para desenvolver o amor próprio e serem quem realmente somos. SUGA explicou, “Se falassem disso abertamente — se falarem sobre depressão, por exemplo, como se fosse uma gripe comum, então se torna cada vez mais aceito como se fosse um transtorno comum como a gripe. Eu acredito que, cada vez mais, artistas e celebridades que possuem uma voz deveriam falar sobre esses problemas, trazê-los à tona.”

A verdade é que é difícil expressar as emoções que você está sentindo. Para os ARMYs, o BTS se tornou o catalizador para construir uma comunidade onde os fãs podem expressar o conforto que as letras de suas músicas trazem para eles. Nós podemos olhar para essas letras e dizer “Isso sou eu. Eu me vejo nisso”. Ressoar algo que está tão intrínseco em nós, ou que é difícil de lidar, se torna um pedaço significante de nossas vidas.

O BTS começou sua carreira em 2013. Eles eram jovens, porém sábios, e queriam ser empáticos com as pessoas, falar em nome delas. Esse objetivo cresceu neles, e seu público global é agradecido por tudo que o grupo já fez.

Quanto a mim, eu poderia passar horas chorando, apenas para sorrir e dar risada quando assistia as transmissões do BTS no VLIVE. Suas letras me fizeram entender que eu, na verdade, estava usando uma máscara. Lentamente tirar essa máscara abriu os meus olhos, para perceber que há muita gente no mundo enfrentando as mesmas lutas que eu.

“Uma flor que se parece com você / Nasceu nesse jardim de solidão / Eu queria lhe dar / Enquanto tiro essa máscara estúpida / Mas eu sei / Que isso não pode ser para sempre / Eu preciso me esconder” – The Truth Untold

Eu lembro de ler a letra de “The Truth Untold”. Eu nunca havia encontrado algo que descrevesse meus sentimentos e pensamentos tão completamente bem. A música descreveu exatamente o que eu estava passando. Dalí em diante, eu percebi que esses meninos não tem medo de verdadeiramente mostrar a dor que a depressão causa. Isso me aproximou deles, e me fez respeitar ainda mais o que eles fazem.

Meu primeiro comeback, Love Yourself 轉 ‘Tear’, teve um sentimento de catarse; a sua expressão emocional de dor e tristeza e a história de perceber que você está se escondendo por se sentir inferior. Depois eles nos levam até Love Yourself 結 ‘Answer’, que não é apenas sobre amor próprio, mas aceitação e paciência consigo mesmo.  É uma impressionante finalização da narrativa e repercursão de um tópico significativo.

Com isso, eu desejei ter descoberto o BTS antes. Entretanto, em retrospectiva, o timing foi perfeito. Como muitos dos fãs do BTS, eu os encontrei quando eu mais precisava deles. O grupo me surpreendeu quando eu vi a transparência deles. Eles sabem que é isso que as pessoas precisam em um mundo repleto de farsas e remédios manufaturados. A música parte de um desejo de ajudar as pessoas enquanto se conta uma história que os ouvintes podem se identificar.

J-Hope disse “Ser capaz de fornecer conforto e cura através da música para muitas pessoas. Se tornar outro estilo de vida para algumas pessoas. Eu ainda acho tudo isso incrível. E agora, ainda é maravilhoso, mas também há um senso de responsabilidade. Há uma grande responsabilidade porque nós damos esperança e cura para muitas pessoas ótimas. E é por isso que eu não levo mais a música como algo leve. Não quando se trata de música.”

Infelizmente, não importa o quão grande seja a influência deles, os integrantes também são humanos incapazes de escapar do seu julgamento interno. Quando JungKook se machucou antes do show de Londres, ele falou sobre seus pensamentos negativos e passar por cima da culpa que sentiu.

“Eu fiquei muito bravo por me machucar assim. Me deixou desorientado. Eu me culpei muito. Se tivesse acontecido no ano passado, eu talvez tivesse me afundado. Mas se eu fizer isso, não ajuda em nada. Eu deixaria todos desconfortáveis. Eu não acho que seria útil.”

O BTS defende a saúde mental através de suas músicas, discursos e ações. Muitas de suas músicas descrevem a ansiedade e a depressão, enquanto aliviam a dor que elas causam. A mixtape de SUGA (Agust D) descreve sem rodeios como é batalhar contra a sua própria mente.

“Às vezes tenho medo de mim mesmo. Graças ao ódio e a depressão que veio brincar de novo.” – The Last

Provavelmente uma das músicas mais honestas sobre problemas psicológicos, “The Last” nada mais é do que Yoongi abrindo a porta para os cantos mais obscuros de sua vida. Sua descrição direta de depressão e ansiedade permite que ele personifique esses pensamentos e sentimentos ao invés de enterrá-los para dentro de si. Pensamentos negativos criam medo, e medo aumenta a ansiedade.

“Na minha primeira visita ao psiquiatra, meus pais vieram para Seul e fizeram uma consulta comigo. Meus pais disseram que eles não me conheciam direito. Eu também não me conheço. Então quem conhece? (Quem?)” – The Last

A depressão pode parecer como um tunel escuro. Apenas tropeçando em frente ao que eu espero que seja o meu futuro. Ela suga toda a cor da sua vida. A motivação e inspiração de uma semana se torna não conseguir nem tocar no que foi trabalhado em outra. Parece que o seu peito queima enquanto essa ansiedade corre pelo seu corpo, e o medo de falhar e se arrepender apenas faz arder mais. É sufocante. Quase como se um monstro estivesse tentando rastejar na sua garganta. A dor te engasga com todas as coisas que você mais odea..

Porém, as letras do BTS são tranquilizantes, genuinamente pessoais, e sempre tem um jeito de descrever exatamente o que você está sentindo e pensando. É algo que as pessoas não enxergam quando estão tentando encontrar algo de errado com eles. Muitos pintam o grupo como apenas uma boyband que deixa as meninas “doidas” por serem muito bonitos. Se essas pessoas olhassem mais a fundo a sua mensagem, elas teriam consciência de que falar mal de sua música é apenas derrubar letras sobre encontrar a empatia dentro de si.

Nenhuma outra empresa que eu conheço afirma que produz músicas parar curar, entretanto o BTS definitivamente criou obras de arte que não apenas cativam as pessoas e as deixam interessadas para mergulhar nesse universo, mas aproxima indivíduos através de suas letras terapêuticas.

“Essas asas, embora tenham saído da dor, voam em direção da luz. Mesmo que seja cansativo e doloroso, se eu puder voar para longe, eu vou voar. Para não ter mais medo, será que você pode segurar a minha mão? Porque eu e você, enquanto estivermos juntos, poderemos sorrir. – A Supplementary Story: You Never Walk Alone

You Never Walk Alone é o álbum que precede a trilogia Love Yourself. Ele inclui alusões ao conto “Aqueles Que Se Afastam de Omelas,” uma história sobre uma cidade que tem sua felicidade retirada da tristeza de uma criança. Essencialmente, o BTS está tirando os fãs de dentro de suas próprias Omelas, para encontrar sua verdadeira felicidade ao invés de se esconder para agradar o próximo.

JungKook disse, “Eu acredito que muitos fãs se sentiram confortados após escutar a nossa música. Nós precisamos entendê-los, e dizer o que precisamos para esses momentos, mensagens que possam ajudar o mundo.” É uma constante batalha, ter que se explicar ou se justificar por conta de pensamentos que podem ser confusos ou difíceis de serem falados.

Mas a música pode ajudar a expressar esses pensamentos e guiá-los até pessoas com realidades similares. Quando eu vejo alguém com dificuldades, sendo tão duro consigo mesmo, eu digo à ele coisas que eu deveria ter dito para mim mesma: Não tem problema se você estragar as coisas. Se você aprender com os seus erros, foi válido.

A letra de “Answer: Love Myself”diz: “Vamos ser honestos e admitir o que temos que admitir, que os seus padrões são mais rigorosos quando são aplicados à você”. Mesmo que seja difícil aceitar que eu não posso controlar essas emoções, eu estou encontrando uma maneira de fazer esses “defeitos” irritantes serem úteis. O BTS tem sido um dos poucos catalisadores que me ajudaram a “falar por mim mesma”. Então, eu espero que eu possa ser o seu catalisador também.

Como disse o Jin, “Sua presença pode trazer felicidade. Eu espero que você se lembre disso”.

Fonte: Sarah @ Hypable

Artigos | por em 15/10/2019
Compartilhe:

Comentários:


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Anúncio