Talento artístico, criatividade e emoção: Coreografias do eu em “Fake Love”

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Talento artístico, criatividade e emoção: Coreografias do eu em “Fake Love”

“Fake Love” é a música-título do terceiro álbum de estúdio do BTS, Love Yourself 轉 Tear (eles também lançaram três álbuns de estúdio japoneses, dois repackages, cinco mini-álbuns e dois álbuns-single até agora) que segue, tanto de forma temporal quanto de forma temática, o trailer com a música “Singularity”, lançado no dia 6 de maio. Imediatamente após o seu lançamento, “Fake Love” dominou as paradas domésticas (Melon, Genie, Bugs, Mnet, Naver e Soribada), bem como o Instiz iCharts, atingindo o chamado “perfect all-kill” (PAK). Isso tudo sem as usuais apresentações em comebacks shows e music shows, que normalmente acompanham o lançamento de um novo álbum e single. Em vez disso, o BTS escolheu fazer seu ‘comeback’ no Billboard Music Awards, onde levaram o prêmio de Top Social Artist pelo segundo ano seguido e onde apresentaram “Fake Love” pela primeira vez.

Love Yourself 轉 Tear fez sua estreia no primeiro lugar da Billboard 200 e “Fake Love” no décimo lugar da parada de singles. A significância deste feito e a conquista do BTS não pode ser subestimada. Love Yourself 轉 Tear é o primeiro álbum que não é de língua inglesa a chegar ao topo das paradas da Billboard em 12 anos e o primeiro álbum coreano a fazê-lo, enquanto “Fake Love” é a segunda música coreana melhor colocada na parada (“Gangnam Style”, de PSY, chegou ao segundo lugar em 2012). Esse sucesso sem precedentes levou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a enviar um e-mail congratulatório ao BTS no dia 29 de maio de 2018. O álbum em si chegou ao topo das paradas de 73 países desde o seu lançamento. O MV de “Fake Love” quebrou inúmeros recordes do YouTube, incluindo o de MV de K-pop que chegou mais rápido aos 10, 50 e 100 milhões de visualizações (quebrando o recorde do próprio BTS, em “DNA”) e 1, 2, 3, 4 e 5 milhões de likes. Está no segundo lugar da lista de MVs mais vistos de todos os tempos, ultrapassando o recorde de PSY e ficando logo atrás de “Look What You Made Me Do”, de Taylor Swift. “Fake Love” e Love Yourself 轉 Tear também estraçalharam recordes do Spotify para artistas coreanos. Para a sua turnê mundial, que incluem shows na Europa pela primeira vez, os ingressos estão vendendo em questão de minutos. Tudo isso demonstra a atração e o impacto global do BTS e a sua habilidade de falar para e pelos jovens que é sem precedentes na história da música popular coreana.

A postura inclusive é um importante fator na popularidade do grupo com o BTS apoiando abertamente os direitos LGBT (o que eles vêm fazendo desde o seu debut, em 2013), falando sobre depressão e questões de saúde mental e mudando partes da letra de “Fake Love” para as apresentações nos Estados Unidos, porque a frase “내가” ou “eu sou” (romanizado, nae ga) se parece muito com a palavra com N. Ademais, eles se comunicam regularmente com os fãs através das redes sociais. Por exemplo, após ganharem o prêmio de Top Social Artist no BBMAs e apresentarem “Fake Love”, o BTS fez um V Live para agradecer aos fãs ao invés de ir para uma das muitas festas pós-cerimônia.

Finalmente, o BTS criou um Universo hipertextual transmidiático que é inclusivo e diverso. Os fãs podem navegá-lo da maneira que desejarem uma vez que o Universo por si só tem um final aberto e existem diversos pontos de entrada e saída. Em teoria de mídia, uma das maneiras dominantes de interpretar textos midiáticos, especialmente através de uma perspectiva marxista e neo-marxista, é falando de um modelo de “agulha hipodérmica”, que postula uma mensagem de mão única entre o texto midiático e o consumidor. No entanto, as audiências contemporâneas não são ingênuos e não consomem a ideologia dominante de forma irracional uma vez que os fãs 1) não são todos mulheres e 2) são capazes de ter pensamentos críticos e independentes. Como Brodie Lancaster escreveu em um artigo para o site Pitchfork em 2015:

A opinião comum acerca das fangirls é que elas são consumidores insípidos, ansiosas para engolir qualquer sobra que uma banda de cabelinhos bem cortados jogue na sua direção. Elas desafiam essa percepção ativamente em seus próprios termos, mas estão o fazendo em suas esferas fechadas, longe do barulho do mundo que assume que elas não podem — ou não conseguem — apreciar música pelas razões “certas” (LANCASTER, 2015).

Os fãs do BTS, ARMYs, referem-se ao seu relacionamento com o grupo como familiar, onde o BTS e os fãs formam uma rede de apoio mútuo. Na minha pesquisa sobre fandoms de K-pop, eu reparei que o cuidado e consideração que os fãs têm uns com os outros anda em conjunto com o desejo de representar o fandom de maneira positiva (evitando as chamadas “fan wars”). Finalmente, eu ouso dizer que a “masculinidade emocional” do BTS, demonstrada através do relacionamento próximo entre os integrantes e a disposição de demonstrar seus medos e pensamentos mais profundos em suas canções, tem muito a ver com em sua atratividade especial em uma era de masculinidade tóxica.

Moldar uma bela mentira para você

Revelando a mentira em “Fake Love”.

“Fake Love” começa diretamente do final de “Singularity”, continuando com a expansão estética e temática do Universo hipertextual do BTS (…). O Universo BTS é um exemplo do que chamamos de narrativa transmidiática que é definida como a construção de um complexo “mundo ficcional que pode conter múltiplos personagens interrelacionados e as suas histórias” (JENKINS, 2007). Existem referências visuais diretas em “Fake Love” e “DNA” (2017) e “Blood, Sweat and Tears” (2016) que podem ser percebidos em paletas de cores associadas, repetição de gestos, e na cinematografia geral e o estilo de edição. “Fake Love”, como os outros MVs do BTS, posiciona o leitor como um ator ativo que faz significados ao invés um recipiente passivo. Jenkins escreve, “o processo de construção de mundo encoraja impulsos enciclopédicos tanto nos leitores quanto nos escritores”. Esse é um “mundo que está sempre se expandindo além de nossas mãos” e evade nossas tentativas de domínio. Paradoxalmente, talvez, o prazer do texto está na nossa inabilidade de mapear e conter esse mundo (JENKINS, 2007). Isso fica claro nas conexões intertextuais e metatextuais  entre “DNA” e “Fake Love” (e, claro, “Blood, Sweat and Tears”). O uso de quadros dentro de quadros, espaços dentro de espaços em “DNA”, como demonstrado abaixo, pode ser entendido como representativo de uma identidade em conflito e contextualizado em referência às outras obras do BTS. “DNA” não é um ode ao ideal de amor romântico que parecia ser quando a música foi lançada. O MV pode ser lido, no entanto, como uma crítica da construção do amor romântico em discursos políticos e populares na Coreia do Sul, que é conectado com a perpetuação do privilégio patriarcal e consolidação da heteronormatividade.

Enquadrando o eu em “DNA”.

O mundo cuidadosamente construído de “DNA” e o seu esquema de cores saturado e complementar de vermelhos, azuis e amarelos, é apagado pela paisagem escura e emocional que constitui “Fake Love” e suas peças de cores, associativas e discordantes ao mesmo tempo, que é sinalizado no preto e branco da sequência de abertura. Através de repetições e diferenças, “Fake Love” faz com que acessemos novamente “DNA” e Love Yourself 承 Her. O que se torna notável nessa leitura retroativa é a maneira com que os momentos chave do relacionamento entre primeiro e segundo plano são marcadas por diferenças mais do que pelas semelhanças. Essas diferenças são esquematizadas em cores e expressadas através da maneira pela qual a luz é reposicionada e deslocada pela escuridão. Isso pode ser visto na sequência da última cena, quando cada um dos integrantes desvia o olhar da câmera e olha para um céu noturna cavernoso pelo qual eles estão emoldurados. Ali, as imagens registram insinuações da escuridão por entre a superfície enganosamente positiva de “DNA”.

Escuridão absorve a luz em “DNA”.

Para contextualizar mais além, é útil referenciar o último comeback trailer, “Singularity”, que faz mediação entre “DNA” e “Fake Love”. O termo “singularity” (“singularidade”) tem mais de um significado. Os dois principais são: 1) a condição de ser singular, e 2) o centro de um buraco negro que é rodeado por um horizonte eventual. Se formos com o segundo significado por agora, podemos ler o esmaecimento para a escuridão de “DNA” como uma referência para a segunda definição de singularidade. O que é um buraco negro, então? E por que ele é relevante? De forma simplista, “um buraco negro é aquilo de um corpo cuja gravidade é tão forte que nada, nem mesmo a luz, pode escapar dele” (CURIEL e BOKULICH, 2009). Um buraco negro é definido como um ruptura no espaço-tempo contínuo e um ponto em que é impossível de determinar a trajetória de um corpo que se move através dele. No sentido político e como uma alegoria, um buraco negro pode ser entendido como um potencial lugar de reconfiguração de significados e identidade fora de uma ideologia dominante. Não é coincidência, portanto, que o final de “DNA” se torne o começo de “Fake Love”.

Nos trabalhos dos filósofos franceses Deleuze e Guattari (tanto em seus escritos conjuntos quando individuais), a singularidade é importante onde marca o ponto de se tornar (em oposição do ser estático, congelado no tempo) e a transformação que, portanto, se conecta com a definição de buraco negro discutidas anteriormente. Na obra de Guattari, As Três Ecologias (2005 [1989]), ele usa o termo singularização para destacar o processo material-semiótico pelos quais os sujeitos são construídos (territorializados) e através dos quais o sujeito pode ser desconstruído (desterritorializado). Para desmantelar sustemas de opressão que restringem e contêm o sujeito, é necessário abrir “novos vetores de subjetificação” que são o catalisador para mudanças (2005, p. 25). Em “Fake Love”, um dos temas principais é o relacionamento entre o eu autêntico e não-autêntico, quem somos e quem achamos que deveríamos ser para nos conformar às ideologias dominantes e às narrativas de individualidade que são perpetuadas através de tais ideologias. A metáfora das máscaras, portanto, dá o primeiro plano para a performatividade dos papeis que tomamos em nosso dia a dia e a maneira com que o corpo é disciplinado a legibilidade por sistemas binários de representação que restringem nossa liberdade e autodeterminação. Em uma entrevista recente, Judith Butler argumento que “liberdade social não pode ser entendida de forma distinta do que se forma entre as pessoas, o que acontece quando elas fazem algo em comum ou quando, na verdade, elas procuram fazer ou refazer o mundo em comum” (BUTLER e BERBEC, 2017).

Uma vez que o sujeito é definido como estando localizado em um espaço e um tempo, a abertura de novos vetores de subjetificação necessita da desconstrução de coordenadas espaço-temporais tradicionais e a construção de novas narrativas pertencentes. Tipicamente, em MVs de K-pop, os espaços são imaginados como fantásticos e como espaços de transição. Tais espaços são conhecidos como “não-espaços”, uma vez que não existem coordenadas geográficas que os relacionam a materialidades e realidades de fora. De acordo com Michael Fuhr, esses espaços “não são específicos o suficiente para suportar uma identidade (2015, p. 15). Em “Fake Love”, as ações são feitas em múltiplos espaços que estão desconectados tanto espacialmente quanto temporalmente. Enquanto os integrantes estão conectados nos espaços principais de performance, eles estão desconectados nos espaços de narrativa onde aparecem sozinhos, seu solipsismo monitorado e assistido por uma versão alternativa deles, colocando em primeiro plano a falta de uma subjetividade unificada e segura. Esses espaços também são organizados vertical e horizontalmente, bem como em códigos de cores para enfatizar a estratificação de subjetividade. Esses espaços claramente conectam o Universo BTS, criando conexões hipertextuais para cá e para lá no tempo, dobrando o Universo nele mesmo ao invés de marcar um senso de progressão claro dentro e através do tempo. A função de tais espaços, portanto, é revelar a natureza transicional e múltipla das identidades e revelar a mentira de um eu fixo e singular que persiste através do tempo e do espaço.


Tente balbuciar no espelho, quem é você?

Espelhos e máscaras em “Fake Love”.

“Fake Love” continua com a narrativa de perda — de amor e do eu — que sustenta o trailer de comeback “Singularity” e que foi expressado bela e emotivamente por Taehyung (e coreografado por Keone Madrid). Na psicanálise lacaniana, a perda é um pré-requisito necessário do amor. Em Seminário VIII, Lacan discute como o amor opera usando uma analogia de uma fruta madura e uma linda flor. Owen Hewiston a descreve como:

Imagine que você vê em sua frente uma bela flor, ou uma fruta madura. Você estende sua mão para tocar. Mas, no momento em que você o faz, a flor, ou a fruta, explode em chamas. No lugar, você vê outra mão aparecer, estendendo-se em direção a sua (2017).

Isso pode ser interpretado, na luz do trabalho de Lacan sobre desejo e prazer, como a articulação da impossibilidade do desejo totalmente satisfatório. Ele explica isso em seu trabalho em referência à Fase do Espelho, onde a criança, para entrar em um mundo simbólico (o mundo de palavras, instituições, linguagens) deve se separar da mãe, que é o objeto de desejo original (tanto para meninas quanto para meninos), assim, criando uma sinergia entre desejo e perda (o estágio antes do mundo simbólico é conhecido como imaginário e é um reino de imagens e reflexões). Para Lacan, o objeto de desejo é o falo [não o pênis, mas a representação do pênis], tanto para homens quanto para mulheres: o homem quer ter o falo, enquanto as mulheres desejam ser o falo (e o objeto perdido original) e, portanto, ser o objeto do desejo masculino. Claro, não é muito romântico especialmente porque sugere que mulheres precisam se tornar o outro — vestir uma máscara — para suprir o desejo (ainda que isso seja ilusório, uma vez que desejo está sempre ligado a perda). Para fazer sentido disso, é útil fazer referência ao conceito de disfarce que foi usado pela primeira vez por Joan Riviérè, no artigo “A feminilidade como máscara” de 1929. A historiadora da arte e acadêmica, Dr.ª Jeanne S. M. Willette, explica bem quando escreve:

Riviérè traça uma analogia entre a mulher e o homossexual, ambos obrigados a usar máscaras: um exagero da “feminilidade” é um disfarce para mulheres que desejam por masculinidade como sua identificação e a “masculinidade” de um homossexual esconde dos outros sua “feminilidade” através do exagero de masculinidade. O disfarce, a máscara, é central para a criação da feminilidade que os homens irão aceitar (2013).

Ao escrever durante o fim dos anos 1920 e a primeira onda do feminismo, Riviérè argumentou que, para as mulheres trabalhadoras da época não serem vistas como desafiantes da dominância masculina, elas precisavam se tornar hiperfemininas. Nesse sentido, “feminilidade” não é uma expressão de uma identidade genderizada inata, mas sim uma máscara que colocam para se conformar à ideologia dominante. Da mesma maneira, “masculinidade” também funciona para mascarar qualquer feminilidade que ameace o discurso de heteronormatividade. Isso pode ser visto na ansiedade em que qualquer performance que não se conforme a gênero entre idols homens [gera] na Coreia do Sul é compensada com violência (em variety shows, integrantes homens são agredidos e chutados com frequência como forma de punição quando falham em realizar alguma tarefa), o que funciona para reafirmar uma masculinidade apropriada e enfatiza a masculinidade dos artistas. É importante apontar que o fato de idols homens apreciarem a beleza uns dos outros não é qualquer indicativo de que não se identificam como heterossexuais, apesar da existência de vídeos no YouTube que parecem sugerir que o K-pop é essencialmente gau e/ou que todos os idols são gays. Tais vídeos são resultados de uma falta de entendimento cultural. A necessidade de assegurar barreiras e binarismos: macho/fêmea, masculino/feminino, hétero/gay, diz muito mais sobre a postagem desses vídeos do que sobre quem eles afetam.

Em “Fake Love”, entretanto, são os integrantes do BTS que são forçados a usar máscaras para se tornarem objetos de desejo. Isso pode ser entendido tanto a nível pessoal como a nível profissional. Ter um relacionamento romântico (ou sexual) normal como um idol é quase impossível, porque, então, você não pode ser o ‘namorado’ ou ‘namorada’ para seus fãs. É difícil de entender a partir de uma perspectiva ocidental, uma vez que não existem tais restrições para o relacionamento entre os fãs e seus objetos de desejo ou bias, exceto, claro, por [restrições] morais e éticas. Em entrevista recente com Scott Evans, do Access, quando questionados se estão saindo com alguém, a resposta de RM foi “queremos focar em nossas carreiras… então fica difícil namorar” (2018). Em outras entrevistas, o grupo sempre refere ao seu fandom, ARMY, como suas namoradas. Para ter uma namorada, namorado, ou amante, como idol, a quantidade de subterfúgios necessários provavelmente faz não valer a pena o esforço e, claro, rumores de namoros podem ser extremamente prejudiciais para a carreira de um idol. Então, enquanto a ênfase em máscaras e disfarces pode estar relacionada a suas vidas pessoais, também é uma metáfora para a vida profissional. Isso é melhor encapsulado na letra: “Desejo que todas as minhas fraquezas pudessem ser escondidas / Cultivei uma flor que não pode florescer em um sonho que não se tornará realidade” e “Eu até me tornei incerto de quem eu era / Tente balbuciar no espelho, quem raios é você?” (2018). BTS, como é típico para grupos idol, tem muito pouco tempo para si mesmos, enquanto suas vidas profissionais são incessantemente documentadas e gravadas para o prazer dos espectadores. Sendo assim, é fácil perder o senso de você mesmo uma vez que vocês está quase sempre em frente às câmeras tanto com fãs e antis examinando detalhadamente cada movimento seu. A pressão para ser perfeito na indústria do K-pop significa que qualquer coisa abaixo da perfeição é vista de maneira negativa. Claro, todos sabemos que a perfeição é uma ilusão e somente pode ser produzida através de manipulações de imagem pela tecnologia. O BTS discute a tensão entre seus papeis como idols e suas vidas comuns em “Burn the Stage”: uma série documentário de seis episódios sobre a Wings Tour que foi ao ar recentemente pelo YouTube Red. De muitas maneiras, “Fake Love” é um reflexo de suas identidades e inseguranças acerca do conflito entre os seus eus profissionais e pessoais e a mentira da perfeição que media entre os dois.


Tente me apagar, e faça de mim seu boneco

Jimin como o mestre de fantoches em “Fake Love”.

A perda do eu autêntico e a substituição pelo eu inautêntico que age como um espelho para o desejo do Outro também é expressado através da coreografia. O [estilo] popping é utilizado a longo da performance no MV e seus movimentos rápidos e sacudidos são visualmente expressivos como o de um boneco manipulado por um mestre de fantoches, como pode ser visto na imagem acima onde Jimin, em posição vertical, segura rédeas invisíveis e está, portanto, em posição de poder sobre o resto do grupo, que ocupa posição horizontal. Na arte e na dança, o horizontal é inextricavelmente ligado a feminilidade e o vertical, a masculinidade. Em ‘Toppling Dance’, Andre Lepecki explica que: “Perspectiva é o efeito criado por uma organização de linhas específica e uma superfície representativa (normalmente verticais) que segura uma figuração geometricamente coerente de profundidade espacial” (2006, p. 74). O uso repetido do horizontal em “Fake Love” desmantela o privilégio de gênero do vertical codificado como masculino em oposição ao horizontal, codificado como feminino. A subversão dos binários de gênero também é visualmente expressado na oposição entre figuras arredondadas e geométricas; o circular é uma expressão do feminino, enquanto os ângulos são expressões do masculino. Lis Engel aponta que: “A polaridade entre linhas curvas e retas é, em muitas culturas, interpretada como masculino e feminino” (2001, p. 365). Em “Fake Love”, a coreografia muda entre estéticas firmes e suaves e entre controle e espontaneidade onde a linguagem corporal do BTS “se expande além das normas tradicionais de feminilidade e masculinidade” (2001, p. 365). Em ‘Coreography of Gender’, Yamanashi e Bulman argumentam que “a dança de salão permite que homens explorem traços há muito reprimidos pela masculinidade tradicional — como sensibilidade emocional, paixão artística e criatividade” (2009, p. 612). Podemos ver isso em “Fake Love”, no sentido em que a coreografia abstêm-se da típica masculinidade ‘dura’ encontrada em danças de hip-hop, dando lugar para uma masculinidade emotiva, suave e emocional que não tem medo de mostrar fragilidade e fraqueza. A performance da coreografia fornece outro exemplo: durante o rap de Yoongi, ele caminha ao longo da linha formada pelos integrantes do BTS, seus corpos se curvando e caindo à medida que [Yoongi] passa por eles.

Epílogo: Cultivei uma flor incapaz de florescer e um sonho que não se tornará realidade

“Fake Love” é o BTS em seu estado mais vulnerável, abrindo e exibindo seus medos sobre a efemeridade da fama bem como comentando na natureza passageira da juventude, se conectando com sua audiência por meio da sua criatividade artística e intensidade emocional. O uso de gestos, particularmente a repetição da mão estendida que podemos observar nas imagens de “Singularity” e “Fake Love” acima, pode ser interpretado como o BTS estendendo suas mãos diretamente aos fãs como um mecanismo de comunicação e conforto. Isso é parte dos esforços de inclusão do BTS, como discutido anteriormente, em relação a comunidade LGBT e outros grupos oprimidos e marginalizados. Enquanto que, primeiramente, sua mensagem seja direcionada aos jovens com dificuldades em casa e na escola, alguns dos quais sofrem com depressão severa e pensamentos suicidas, o fandom também inclui pessoas que, como eu, já disseram adeus à primavera da juventude há muito tempo e sentimentos que suas mensagens são importantes na sociedade de hoje. Na minha experiência como professora, problemas de saúde mental entre pessoas jovens vêm se tornando comuns demais. Um estudo recente acerca da saúde mental do jovem adulto no Reino Unido mostrou que essas pessoas passam mais de 6 horas por dia se sentindo estressadas e ansiosas: “uma enquete com mil pessoas entre 18 e 25 anos que preocupações com dinheiro, aparência e carreira, bem como medo sobre o futuro, significam que uma grande parcela do seus tempo é passado com ansiedade ou sob pressão” com mais da metade não procurando ajuda profissional (FRANCIS, 2018). Na Coreia do Sul, a natureza competitiva do sistema educacional e a pressão nos meninos para pagar de volta às suas mães ao entraram no mundo corporativa enquanto meninas precisam “casar bem” e ter filhos para garantir a continuidade da linhagem familiar, pode ser observado no aumento das questões de saúde mental (esse é um problema global e não local, mas possui ressonâncias culturais específicas). Em uma aula sobre “o desmanche da família coreana” (“The (un)Making of the Korean Family”), Hyun-mee Kim discute as primeira raízes dessa pressão social e econômica.

Esse processo começa desde o jardim de infância. Uma vez que as crianças entram e graduam-se de universidades de elites, as chances desse jovens adultos em conseguir um bom emprego em escritórios aumenta. De certa maneira, o “gerenciamento” da mãe é o planejamento do futuro de seus filhos para o sucesso. Aqui, o sucesso das crianças se torna uma oportunidade e uma ferramenta para toda a família. O sucesso garante, e promove, as chances da família inteira manter os se tornar membros da classe média ou alta da sociedade coreana. Em retorno, a ascendência da família fica nas mãos das mães.

Tal divisão de trabalho social e econômico apoia e propaga papeis de gênero tradicionais e, por associação, a heteronormatividade. Hyun-mee Kim explica que “O casamento e as famílias coreanas típicas são entendidos como instituições heterossexuais. Isso sustenta a reprodução populacionais através da divisão de gênero do trabalho” (2017). As músicas e os MVs do BTS (e, em conjunto, materiais transmidiáticos), criticam diretamente essa narrativa dominante da juventude, que está contida em discursos nacionalistas de identidade, gênero e sexualidade, ao abrir espaços alternativos dentro do seu universo que os fãs podem interagir e se identificar se quiserem. Em entrevista no começo do ano, Min Yoongi disse: “está tudo bem se você não tem um sonho, você pode não ter um. Só ser feliz está bom”. Esses sentimentos ganham forma em “Paradise”, uma das faixas do Love Yourself 轉 Tear, co-escrita por Kim Namjoon (RM), Min Yoongi (SUGA) e Jung Hoseok (J-Hope) e esse parece ser um ponto apropriado para terminar essa crítica.

Está tudo bem parar / Você não precisa correr sem saber o motivo /

Está tudo bem não ter um sonho /

Se você tem momentos em que sente felicidade por um tempo /

Está tudo bem parar / Agora, não corremos sem saber o destino /

Está tudo tudo bem não ter um sonho / Todo o ar que você respira já está no paraíso

Fonte; Dra. Colette Balmain @ London Korean Links
Trans eng-ptbr; nalu @ btsbr

REFERÊNCIAS

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CURIEL, E.; BOKULICH, P. Singularities and black holes. Stanford Encyclopaedia of Philosophy. 2009. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/spacetime-singularities/ Acesso em 30 maio 2018.

DELEUZE, G.; CONLEY, T. The fold: Leibniz and the baroque. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993.

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HEWISTON, L. What does Lacan say about … Love. Lacanonline.com, 2013. Disponível em: www.lacanonline.com/index/2016/06/what-does-lacan-say-about-love/ Acesso em 30 maio 2018.

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Artigos | por em 25/07/2018
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