Dynamite: Quando as paredes caíram

Anúncio

Dynamite: Quando as paredes caíram

Na letra de “Dynamite,” o BTS canta, “just move like we off the wall”. “Off the wall” traduzido literalmente significa “desencoste da parede,” é uma expressão utilizada para descrever algo excêntrico ou extraordinário, mas também significa “transcender uma barreira.” O que é uma expressão perfeita para descrever o BTS, que continua se adaptando à realidade enquanto  acatam as restrições de uma pandemia, transcendem as limitações nacionais, barreiras raciais e muito mais. Em tempos que viagens internacionais são praticamente um sonho distante, as apresentações diversificadas do BTS voltaram a todo vapor com o lançamento de “Dynamite” ocorrendo em cenários variados e quebrando as barreiras psicológicas que estavam no nosso caminho. Neste artigo, nós vamos rever as apresentações de “Dynamite” junto dos staffs que participaram das produções e olhar um gráfico informativo que demonstrará a jornada do BTS nos últimos três meses, desde o anúncio do lançamento de “Dynamite” até o BBMAs 2020.

O show de abertura do VMAs 2020

A primeira apresentação de “Dynamite” foi no Video Music Awards de 2020. O BTS foi o único artista que se apresentou remotamente de fora dos EUA. “É raro estrear uma música nova em uma premiação, mas a apresentação aconteceu graças ao entusiasmo que os organizadores sentiam pelo BTS e por “Dynamite”. Nós nos comunicamos com os organizadores por quase dois meses e planejamos um palco que conectasse o Rio Hudson em Nova York com o Rio Han em Seul,” explicou Irene Choi, líder do time de comunicação global da Big Hit. O VMAs estava marcado para acontecer no Barclays Center, no Brooklyn. Mas como a pandemia de COVID-19 piorou, a premiação teve que minimizar o número da equipe e ocorreu em um espaço virtual criado com VFX (efeitos visuais). A virtualização do VMAs foi facilmente justaposta com cenas de Seul recriadas pelo BTS. No mundo real, nós não podemos nos ver pessoalmente, mas em um mundo virtual, podemos interagir livremente sem as restrições de tempo e espaço. O Festival Internacional de Fogos de Artifício de Seul, que acontecia anualmente em Yeouidol, foi cancelado. Mas no mundo virtual, “Dynamite” iluminou o céu noturno acima do Rio Han com fogos de artifício. 

“Os organizadores estavam extremamente satisfeitos e nos contaram, ‘Foi uma jornada incrível. Muito obrigado. Foi maravilhoso,’ ‘Nós queríamos falar que essa foi a melhor apresentação até agora,’” Choi destaca enquanto descreve como o time do VMAs reagiu à apresentação do BTS. Sincronizar movimentos poderosos de dança com o momento em que os fogos de artifício explodem junto do ajuste que fazia suas roupas brilharem foi ideia do próprio BTS. “Os integrantes estavam completamente imersos em suas personas no palco e expressaram o objetivo e a direção da  apresentação,” adicionou Choi, contando sobre a atmosfera durante a apresentação. “A pandemia nos propôs diversos desafios, e as preparações foram completamente diferentes se comparadas à premiações passadas. Mas nós estávamos agradecidos que a mensagem que queríamos passar foi entregue com sucesso no palco que conectou Seul e Nova York.” Como Choi disse, apresentações virtuais dão a oportunidade única de passar a mensagem de conforto e esperança para todos. Mas a apresentação no VMAs foi apenas o início da sensação “Dynamite” que estava prestes a se iniciar.

O America’s Got Talent da NBC, quando sonhos e visões se tornam realidade

Enquanto a apresentação no VMAs ocorreu em um espaço virtual criado com VFX, o America’s Got Talent leva a audiência para onde o BTS está aguardando. Os integrantes se movimentam livremente, curtindo em um carro ou aparecendo no topo de um prédio, e a câmera segue cada um deles quase como se a apresentação houvesse sido gravada em um único take. A apresentação é rítmica, trás cenas separadas filmadas dentro e fora, em cima e embaixo, cuidando bem do senso de desconexão que nos rodeia graças a falta de contato. Os movimentos diversos, as cenas vívidas dos lugares que não podemos visitar por enquanto e a atmosfera retrô amplificam os sentimentos de felicidade e relaxamento.

A apresentação foi filmada na cidade fictícia chamada “Rocksville” que fica em Everland, o maior parque temático da Coreia do Sul. A cidade com tema Rock ‘n’ Roll leva seus visitantes de volta para os anos 50 e 60 dos EUA. O time do America’s Got Talent queria “uma apresentação que pareça que foi filmada no set do AGT, mesmo que seja virtual.” Eventualmente, durante os 45 dias de preparação, o time coreano de produção surgiu com a ideia de gravar a apresentação à noite em um parque temático. Foi onde eles foram capazes de utilizar a iluminação e efeitos visuais que geralmente são utilizados na transmissão. “O BTS já havia deixado uma ótima impressão no time do AGT, ao ponto em que eles lembraram todos os detalhes da apresentação de 2018. Foi por isso que eles deram sinal verde e nos permitiram experimentar coisas diferentes para a apresentação,” Choi explicou. Ela continuou, falando que, além as instalações do parque temático, como os brinquedos e as luzes de decoração utilizadas, o time de produção incluiu também um telão que abriria e fecharia a apresentação, e ainda colocaram no fundo uma estrutura em forma de ‘X’ para recriar a atmosfera única do AGT.

Depois que a apresentação do America’s Got Talent foi ao ar, K-ARMYs e fãs do mundo todo gostaram, citando Everland como “lugar que eu tenho que visitar depois que a pandemia acabar.” Everland colocou uma placa onde se lia “filmado em Everland,” informando aos visitantes que a apresentação de “Dynamite” foi filmada ali.

Tudo isso se tornou realidade graças à cooperação unânime entre o time de produção e Everland. “No dia anterior da filmagem, nós tivemos diversos ensaios desde às 22h até às 03h depois que o parque fechou. Nos esforçamos bastante para fazer um palco perfeito, operando os brinquedos e acendendo as luzes,” destacou Choi, enquanto isso os integrantes do BTS assistiam vídeos de simulação para memorizar previamente a sequência de movimentos. Eles prepararam diferentes ângulos, posicionamentos e se divertiram no processo de filmagem. O time de produção também se divertiu assistindo os integrantes fazendo diferentes gestos e expressões a cada tomada. “Todos estavam felizes pois a apresentação foi o que nós havíamos imaginado desde o começo. Parecia com uma apresentação ao vivo ou um musical,” Choi relembra sobre a atmosfera brincalhona do dia. “BTS amou gravar ao ar livre, já que eles tiveram tantas gravações em locais fechados recentemente. A filmagem foi rápida pois os integrantes prepararam até mesmo os gestos mais discretos. Mas eles falaram, ‘tá tão ruim que nós até já finalizamos.’” O processo de gravação foi tão bom quanto a apresentação em si, e a atmosfera divertida que os integrantes criaram exala através da tela do AGT. A extraordinária apresentação ao ar livre que começou em um parque de diversões continuou no Geunjeongjeon Hall (Tesouro Nacional N° 223), Gyeonghoeru Pavilion (Tesouro Nacional N° 224) e o Aeroporto Internacional de Incheon.

Tiny Desk (Home) Concert da NPR Music, pois sabemos que a primavera virá

“Estamos tentando fazer um Tiny Desk Concert com o BTS acontecer há anos.” Como o produtor Stephen Thompson escreveu, a apresentação no Tiny Desk (Home) Concerts (Tiny Desk) da NPR Music aconteceu depois de uma longa conversa entre ambos os lados. O show geralmente é gravado na mesa do apresentador Bob Boilen em Washington, D.C. Mas quando o COVID-19 começou a se espalhar pelo mundo em março passado, houve uma mudança de planos e os artistas foram permitidos gravar suas apresentações no local que escolhessem. E assim se tornou possível para o BTS participar do programa. A apresentação levou quase um mês de preparação. Ela aconteceu em uma loja de discos chamada Vinyl & Plastic, que fica em Hannam-dong, Seul. Antes da pandemia, era um lugar onde os visitantes podiam colocar CDs e escutá-los em uma mesa toca discos. Densamente recheado com numerosos LPs, o lugar costumava estar lotado de apreciadores da música. Dessa vez, o BTS preenche o espaço com suas músicas, danças e cantam com seus corações para uma audiência que eles não foram capazes de ver pessoalmente.

A lista de músicas que ia desde “Dynamite,” “Save Me,” até “Spring Day” foi sugerida pelo próprio septeto, já que a meta era uma apresentação que parecesse “um show de verdade.” Uma vez que a apresentação começou, os sete não conseguiram conter a vontade de levantar e começar a dançar, eles ainda surgiram com uma cópia física do single em mãos, mesmo que não fosse parte do plano original. De acordo com Choi, eles precisaram diminuir a quantidade de staffs presentes para estar de acordo com as normas da quarentena. Mas isso não impediu ninguém de aplaudir o desempenho incrível do grupo. Ela disse, “Apresentações do ‘Tiny Desk’ geralmente tem platéia. Então foi de propósito que nós não tiramos os sons dos aplausos, os sete gostaram, pois sentiram como se estivessem em um show de verdade.” A audiência que acompanhou de forma remota também reagiu com grande entusiasmo. “As músicas deles incorporam as mensagens que eles querem passar. Então os staffs, assim como todo mundo que assistiu, deram um feedback positivo,” Choi comentou. “Está sendo o verão mais difícil de todos, mas nós sabemos que a primavera virá.” Como RM disse, e como o BTS desejou com “Spring Day” no final, todos nós estamos esperando aquele dia quentinho de primavera chegar.

The Tonight Show Starring Jimmy Fallon da NBC, uma semana com o BTS

The Tonight Show Starring Jimmy Fallon da NBC, onde o BTS literalmente tomou conta do programa por uma semana. Em fevereiro, o grupo apresentou sua música “ON” no Grand Central Terminal, em Nova York com o tema “BTS NYC Take Over.” Dessa vez, eles cativaram a audiência global por uma semana inteira com com o “BTS WEEK.” “Fizemos chamadas de vídeo com o The Tonight Show quase todos os dias durante dois meses para planejar uma semana incrível,” disse Choi. Foi o The Tonight Show que sugeriu fazer o vídeo de “Dynamite” junto com Jimmy Fallon e a banda da casa The Roots. O time de produção do programa trabalhou na música e em cada pequeno detalhe, inclusive o som do Fallon batendo na bola de pingue pongue com uma raquete, o beatbox e a apresentação da banda. “O The Tonight Show também sugeriu colocar o nome dos integrantes tanto em coreano quanto em inglês para enfatizar a originalidade deles como artistas. Nós também pensamos que era uma ótima ideia,” Choi explicou.

“BTS WEEK” iniciou de forma vibrante com “IDOL.” Vestidos em uma reinterpretação dos tradicionais hanboks coreanos e de frente ao Geunjeongjeon Hall do Palácio de Gyeongbokgung, o BTS fez uma apresentação que atraiu respostas entusiasmadas de 21.16 milhões de espectadores (em 16 outubro de 2020) no YouTube. A Administração da Herança Cultural, que proveu o local para o grupo, comemorou a “colaboração entre a herança cultural mais icônica da Coreia, o Palácio de Gyeongbokgung, e o artista amado pelo mundo todo, BTS” em sua rede social. O The Tonight Show também parabenizou a apresentação de “IDOL” e todas as outras que se seguiram. Enquanto isso, uma apresentação surpresa de “Dynamite” aconteceu no Palácio de Gyeongbokgung. Foi um presente para os fãs que logo mais estariam comemorando o Chuseok. O vídeo foi programado para ser lançado no YouTube no dia do feriado. “Os integrantes estavam muito animados para filmar um vídeo para os fãs. Essa animação, eu acho, é o que fez o lado espirituoso deles aparecer, fazendo coisas como grandes reverencias na apresentação,” Choi destacou.

O grand finale do “BTS WEEK” foi “Dynamite” sendo apresentada direto de um ringue de patinação. De acordo com Choi, o local foi escolhido pois “Era uma extensão do disco que apareceu no MV, e um lugar perfeito para passar a animação que os integrantes sentiram enquanto patinavam.” O time de produção passou uma semana criando um set que se parecesse com os rinks de patinação dos anos 70 e 80. Os sete estão interpretando o papel de staffs do rink, limpando o lugar e cuidando do equipamento, mas uma vez que “Dynamite” começa a tocar, eles dançam, cantam e se movimentam livremente pela instalação. Como o BTS fez no vídeo, encontrar alegria e felicidade na vida através de uma apresentação musical reflete nossos desejos na realidade. “Nossas vidas diárias tendem a se tornar mundanas, mas nós queríamos melhorar o clima e levar alegria para todos,” Choi explicou. Ela também mencionou que os integrantes se divertiram bastante enquanto patinavam. “Alguns deles eram bons, outros não, mas eles se divertiram tanto, empurrando e ajudando uns aos outros,” disse Choi, descrevendo como foi no set. De “IDOL” para “Dynamite,” as músicas apresentadas durante sua semana no The Tonight Show refletem os tempos difíceis que o BTS teve assim como todo mundo. O septeto, que estava acostumado aos holofotes nos palcos como “IDOL,” tive que passar muito tempo em suas “HOME” por conta da pandemia. Em alguns momentos, eles enfrentaram o “Black Swan,” o lado obscuro de si próprios, mas encontraram a luz brilhante nos “Mikrokosmos.” Finalmente, eles cantam na esperança de que em breve, irá amanhecer, e a noite estará acesa como “Dynamite.”

Billboard Music Awards de 2020, um coração que vai para todos

Aeroporto internacional de Incheon, onde o BTS fez sua apresentação para o BBMAs de 2020, já foi o lugar em que “pessoas do mundo todo cruzavam caminhos.” Costumava ser a entrada de um mundo sem fronteiras, mas hoje, o céu permanece vazio. Por essa razão, o aeroporto se tornou um lugar que representa consolo e esperança incorporados na letra de “Dynamite” e o retorno da normalidade. Também foi o tipo de lugar requisitado pelo time do BBMAs, um ambiente onde “a audiência possa sentir como se eles estivessem assistindo ao vivo ao invés de um vídeoclipe refinado.” “O teto em formato de domo nos lembrou dos locais em que eles fazem shows nas turnês, e pensamos que combinaria bem com o Dolby Theater em LA, onde a premiação acontece,” explicou Lee Sang-hwa, Business Manager da Big Hit Three Sixty. Ela continuou e disse que mesmo que “seja incomum apresentações musicais serem filmadas no Terminal 2,” a filmagem ocorreu calmamente graças à cooperação de muitas pessoas que apoiam o BTS.

O aeroporto não era uma casa de shows familiar para o BTS, também. De acordo com Lee, o septeto comentou, “Não tínhamos ideia de que o aeroporto era bonito assim,” “Parece que estamos conhecendo todos os tipos de palcos que nunca estivemos antes.” As coisas foram um pouco diferentes para o time de produção coreano, também. Nos anos anteriores, eles receberam ajuda do BBMAs enquanto preparavam a apresentação do BTS. Mas esse ano, estiveram encarregados de todo o longo processo, desde planejamento até pós-produção. Para capturar a essência de uma apresentação ao vivo, o time decidiu colaborar com uma grande banda e recrutaram profissionais locais para gravar e filmar a apresentação da banda. Mesmo que o BTS e a banda não pudessem se apresentar juntos ao vivo, para mostrar que eles estão conectados através da música, eles prepararam um novo arranjo na música e um vídeo que fez parecer como se a grande banda estivesse ao redor do BTS no palco. A sensação de show ao vivo criada por conta disso foi uma das coisas que deixou o time do BBMAs especialmente feliz.

“Obviamente, nos sentimos mais pressionados já que apresentações virtuais vem com seu próprio set de restrições. Quanto mais o BTS se apresenta, o desafio é fazer algo novo, de qualidade e que seja ainda melhor que a última vez. As expectativas estão crescendo constantemente.” Ha Jeong-jae, líder do time da Big Hit Three Sixty de Produção de Shows explicou que eles queriam “se referir a “frustração” vinda da impossibilidade de sair do estúdio,” como foi dito previamente pelo septeto. É por isso que eles usaram um vídeo pré-gravado para juntar o BTS e a grande banda em um único palco e exibiram um avião que carregava a mensagem deles pelo mundo. Eles queriam passar “uma esperança real, substancial.” O avião que estava alto nos céus no vídeo de “Dynamite” voou sobre o palco no iHeartRadio Music Festival e apareceu acima do Aeroporto Internacional de Incheon. As escalas do vôo que aparecem na tela no final da apresentação mostram o nome das cidades onde a turnê do BTS foi cancelada. No aeroporto, que seria o ponto de partida para a turnê mundial e destino final da jornada, o BTS expressou sua tristeza e vontade através da apresentação. “O fato de que o BTS pode interpretar diferentes conceitos nesses tempos tão desafiadores, mesmo que seja através de apresentações virtuais, demonstra o quanto eles alcançaram como artistas. Isso é graças a todo apoio e amor pelo BTS,” disse Lee. Ha adicionou, “o BTS é um artista que quer passar uma mensagem de conforto e esperança para o mundo. Eles querem ser uma força do bem. Então todos que criam as apresentações compartilham desse mesmo senso de dever. Quer seja em uma premiação ou uma apresentação, ambas são igualmente importantes para nós. Temos que fazer nosso melhor toda vez.” Pulando para hoje, o time está ocupado mais uma vez, preparando o “próximo palco” do BTS.

Fonte: Weverse Magazine

Artigos | por em 19/10/2020
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio