E então “Savage Love (Laxed – Siren Beat)” encontrou o BTS…

Anúncio

E então “Savage Love (Laxed – Siren Beat)” encontrou o BTS…

Remixagem é o processo de criar ou expandir um trecho já existente de música. Remixes foram popularizados e desenvolvidos por DJs, sendo a década de 1970 a era de partida. Conhecida como a era disco, os DJs dos anos 70 usavam remixes para apimentar a festa e deixar as pessoas animadas. Remixar também foi uma atividade divertida ou experimento em certo sentido. Certas partes de uma música seriam repetidas ou duas músicas diferentes seriam combinadas para criar um mashup. Desde então, as músicas remixadas começaram a ganhar popularidade, mas foi só depois que os produtores se envolveram que elas foram levadas a outro nível. Na década de 1980, quando a música de dança eletrônica entrou no mercado, uma enxurrada de remixes oficialmente gravados começou a aparecer. Eles ainda eram usados principalmente para festas, mas uma grande parte deles garantiu um lugar na tracklist de álbuns e singles. Por fim, os remixes foram reconhecidos como uma forma de trabalho criativo. A partir de meados da década de 1980, o escopo da música remix foi expandido mais uma vez, à medida que a música hip hop começou a ter sucesso comercial.

A música remix assumiu diferentes formas. Algumas tiveram uma produção inteiramente nova, sendo alteradas para um gênero completamente diferente, colocando diferentes pegadas, enquanto outros mantiveram muito da música original, mas foram combinados com um novo instrumental ou arranjados de uma maneira ligeiramente diferente. Além do lado da produção, houve até casos em que novos versos foram adicionados. Algumas músicas remixadas não seriam reconhecíveis se não tivessem o rótulo “Remix”. Outra maneira comum de criar um remix é apresentar um novo artista. Em termos musicais, a versão original sobrevive, mas os novos versos cantados pelo artista em destaque criam uma nova atmosfera.

“Savage Love (Laxed – Siren Beat) (BTS Remix)”, de Jason Derulo, Jawsh 685 e BTS, que recentemente chegou ao topo do Billboard Hot 100, é um exemplo claro. A faixa incorpora as características de dancehall, um gênero que se originou na Jamaica, e do reggaeton que evoluiu do dancehall. Reggaeton, com suas raízes em Porto Rico, é um estilo de música que combina dancehall, hip hop, R&B, música latino-americana e caribenha. De seu álbum de estreia, Derulo apresentou um tipo de música que mescla diferentes gêneros ao mesmo tempo em que se baseia no R&B e no pop. Ele tem uma excelente capacidade de criar melodias que são intuitivas, mas ainda assim inspiradoras. No topo da batida criada e lançada por Jawsh 685, um promissor produtor da Nova Zelândia, Derulo, mais uma vez, deixou seu talento correr solto.

O que engatilhou o sucesso do mega hit foi sua popularidade no TikTok. A forma original de Savage Love (Laxed – Siren Beat)” was “Laxed – Siren Beat,” sem o “Savage Love”. O instrumental que Jawsh 685 lançou no TikTok logo apareceu em vários desafios de dança e instantaneamente se tornou um sucesso viral na plataforma. Jawsh 685 revelou mais tarde em sua entrevista que muitos artistas perguntaram sobre como fazer um remix logo depois. Entre eles, Derulo foi o mais rápido de todos. Ele gravou um sample de “Laxed – Siren Beat”, acrescentou uma letra e lançou teasers de sua nova música nas redes sociais com o título “Savage Love”. A música literalmente explodiu. Mas logo foi recebido com fortes críticas porque Derulo não deu o devido crédito a Jawsh 685. Isso levou a um pedido oficial de Jawsh 685 para ter seu nome creditado e, felizmente, a feroz controvérsia foi rapidamente resolvida sem causar mais problemas. Assim que Derulo obteve a liberação do sample, ele renomeou a música “Savage Love (Laxed – Siren Beat),” e Jawsh 685 foi reconhecido como o produtor oficial. Uma vez que a questão delicada foi resolvida, os artistas se esforçaram ainda mais para promover a música, e ótimas críticas se seguiram.

A peça final do quebra-cabeça do mega hit foi encontrada quando o BTS, o grupo mais procurado do mundo, se envolveu. Metade do refrão que Derulo cantou foi dado a JungKook, mostrando a propriedade do BTS sobre a música, e SUGA e J-Hope adicionaram versos coreanos, lembrando os ouvintes de onde eles vieram. “Savage Love (Laxed – Siren Beat),” que estreou em 81º lugar na Billboard Hot 100, alcançou o top 10 em apenas sete semanas e finalmente alcançou o primeiro lugar depois que o remix com o BTS foi lançado. Quando os produtores trabalham em uma ideia de remix que envolve novos artistas, eles procuram aqueles que se encaixam perfeitamente na música e são conhecidos do público. Aparentemente, essa música encontrou os melhores artistas que tinham essas duas qualidades.

Parece que a conquista terá um significado especial para os três artistas. Para Jason Derulo, foi a primeira vez em 11 anos que ele liderou o chart da Billboard depois de ganhar o título em 2009 com seu single de estreia, “Whatcha Say”. BTS, o primeiro artista coreano a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 com “Dynamite”, liderou as paradas mais uma vez, criando uma cena rara com seu nome tanto no primeiro quanto no segundo lugar. Mas talvez o maior beneficiário de todos seja Jawsh 685, que se tornou uma estrela da noite para o dia. Agora um produtor com um sucesso na Billboard em seu currículo com sua primeira faixa oficial, ele assinou com a Columbia Records, um grande selo americano.

Os remixes foram uma vez criados para complementar a aura da música original ou dar ao público algo mais para desfrutar. Hoje, eles cresceram para desfrutar de um status elevado, semelhante ao das canções originais. Para ter certeza, houve músicas remixadas no passado que superaram o impacto de seus originais. Mas não faz muito tempo que elas começaram a ter sucesso comercial. “Savage Love (Laxed – Siren Beat) (BTS Remix)” representa a mudança de status das músicas remixadas, o que as torna ainda mais interessantes.

Fonte: Weverse Magazine

Artigos | por em 26/10/2020
Compartilhe:

Comentários:


Anúncio